domingo, 31 de março de 2013

PAINEL INFORMATIVO AOS MILITANTES DE TUTÓIA



     Faço esse comentário aos amigos leitores de rede sociais e assíduos de outros meios informativos, que ainda tentamos encontrar respostas com o que aconteceu em 20l2, em uma das cidades do MARANHÃO, chamado Tutóia. Como acompanhamos em REDE NACIONAL a forma de representar seu ESTADO, CIDADE, por cada parlamentar quando fazem uso da plenária da casa buscamos respostas em uma cidade de quase 60 mil habitantes, onde foram eleitos alguns parlamentares que não fizeram uso de suas falas nem pra apresentar seu PROJETO POLÍTICO, diante das carências que toda comunidade tem.
  E não foi surpresa ver pra crer, homens eleitos sem constatar nem um compromisso via comunidade. Precisamos dar um basta neste histórico que Tutóia, já carrega há décadas, homens que entram para a vida pública sem nem um direcionamento da vida PÚBLICA.
  Nós de militâncias de partidos trouxemos esses desafios para encontrarmos a CHAVE da conscientização de um povo que busca entender quando pergunta: EM QUEM NÓS IREMOS ACREDITAR?

      VAMOS TODOS CAMINHAR NESTA ESTRADA EM BUSCA DA LUZ! 

PASSOU EM BRANCO O ANIVERSÁRIO DA PRINCESINHA DO LITORAL

         Como foi antecipado o desprezo por nossa cidadezinha praieira de um povo trabalhador humildes e hospitaleiros, 29 de Março de 2013, nem pelo menos ouvimos o HINO OU AQUARELA DE TUTÓIA. Como se não existissem um povo de uma cultura tão rica. Mas o mais importante foi as homenagens feitas pelas redes sociais por filhos de Tutóia, de forma individual, e muitos deles por estarem longes de sua terra natal, mandaram suas mensagens. Gostaria que aos amigos da minha terra diante o que já possamos avaliar neste cinco anos de gestão pública qual é o verdadeiro papel de quem não respeitam a cultura de seu povo. Por está localizada nos confins do MARANHÃO, possamos pelo menos dizer PARABENS TERRA QUERIDA, onde o nosso povo vive da maneira que pode.
         As nossas riquezas: Camarão, peixes, caranguejo, ostra, sururu, manguezais, florestas, rios balneários, lagoas balneárias, em fins uma grande e bonita ORLA MARÍTIMA e o mar.
        Turismo, artesanato, pinturas, artistas, danças, e comidas típicas da região, sem esquecer dos movimentos realizados culturalmente por algumas comunidades sem nem um incentivo do PODER PÚBLICO. Essa é a nossa TUTÓIA, A QUEM EU DESCREVO DE CORAÇÃO AOS FILHOS DESSA TERRA.
                        PARABENS MINHA QUERIDA TUTÓIA 75 ANOS DE EMANCIPAÇÃO!



sábado, 30 de março de 2013

PISCINA FORMADO PELAS CHUVAS DEIXAM ALGUMAS DAS PRINCIPAIS RUAS DO CENTRO DA CIDADE DE TUTÓIA INUNDADAS

    As últimas chuvas que recaíram em Tutóia, nos dias do mês de Março, deixaram algumas principais ruas do centro da cidade completamente alagadas. Foi o caso da rua JOSÉ PAULINO, no bairro - barra, com um nível de água de 60 cm de altura, com extensão de 50 metros de comprimento, veja o quanto a cidade de Tutóia, não foi projetada por nem uma EMPRESA especializada em pavimentação de ruas. Como eram ruas de areias a gestão por achar que entende da área construiu da forma completamente errada, como real prova na data de 30 de Março de 2013, sábado de aleluia a rua por ser uma das principais está intrafegável. Como existem em todas as obras as marcas do erro o povo de Tutóia, pelo menos merecia respeito. Algumas ruas que tinham inclinação para o mar, ficaram no sentido contrário, tornando prejudicial algumas residências e famílias.

    É preciso cada comunidade acordar pra estes tipos de irregularidades se trata de RECURSOS PÚBLICOS sendo jogados em outras finalidades. ACORDE TUTÓIA.

 

    CONVIDO A POPULAÇÃO DE TUTÓIA, PARA OUVIR E ACOMPANHAR AS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL ONDE HÁ DÉCADAS NÃO SE TINHA VOZES DE QUESTIONAMENTOS A FAVOR DA POPULAÇÃO!

    É NOS DIAS DE QUARTA - FEIRA, ÁS 15:00 HORAS, NA CÂMARA MUNICIPAL, LÁ VOCÊ IRÁ AVALIAR QUEM NA REALIDADE FOI ELEITO PARA DEFENDER SEUS INTERESSES.    


quarta-feira, 27 de março de 2013

O ADEUS DA FAMILIA AO TUTOIENSE PEDRO TEIXEIRA FILHO


Tutóia,recebe no dia 27 de Março de 2013 a notícia do falecimento do jovem PEDRO TEIXEIRA FILHO. Mais um vítima que lutou com a vida em consequência de um trânsito tão caótico nas estradas de Tutóia. Animais, imprudência, falta de educação no trânsito, fiscalização, falta de política pública de educação. Tudo isso são fatores que vem contribuindo com os acidentes nas estradas de Tutóia. É com grande sentimento que hoje nos perguntamos quem será a próxima vítima do amanhã? Em 2011, através de uma grande mobilização em Tutóia, foi realizado por algumas INSTITUIÇÕES locais como: SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES, IGREJAS E TODA SOCIEDADE ORGANIZADA, uma grande caminhada a favor da VIDA, com dezenas de carros, pessoas. Saindo do alto do POVOADO COMUM até Tutóia, infelizmente no dia do grande movimento não houve nem uma iniciativa do poder público, mas as INSTITUIÇÕES conseguiram sensibilizar toda população. Com a grande marcha realizada a favor da vida em 20l1, a população tinha a esperança de uma POLÍTICA voltada para a EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO. Mas com os índices crescentes só ficamos na ESPERANÇA. É assim deu-se ADEUS, a mais um jovem Tutoiense.
SAUDOSO PEDRO FILHO COM A CERTEZA QUE DEUS PRECISOU DE VOCÊ FICAREMOS AQUI NA TERRA TENTANDO DÁ A NOSSA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO POR JUSTIÇA.

segunda-feira, 25 de março de 2013

DEMISSÃO DO PODER PÚBLICO TORNA MAIS UMA VÍTIMA DA DEPRESSÃO

        Foi no dia 24 de Março, de 2013, segunda - feira, deu entrada no HOSPITAL LUCAS VÉRAS,  o professor ELISMAR SALES, do povoado BARRO - DURO, gestor da ESCOLA U. I. VICENTE FONSECA, do povoado SÃO BENTO. Segundo as fontes de informações da localidade BARRO - DURO, o professor por ter sido demitido da UNIDADE ESCOLAR, durante algumas semanas foi constatado por amigos próximo da família sua total mudança de comportamento. por ser um profissional muito conservador seu aspecto fisíco mudou com o decorrer de seu afastamento. Foi então que a cidade de Tutóia, acordou com a notícia de uma tragédia de suicídio. Por não haver uma lei específica contra a venda desse remédio altamente perigoso a saúde humana (CHUMBINHO), Foi constatado envenenamento causado pela própria vítima. Segundo alguns amigos da vítima foi encontrado em seu quarto uma certa porção do produto venenoso. Independente da decisão psicologica por motivo do problema houve uma parcela de contribuição por aqueles que o demitiram. 
TUTÓIA, PERDE UM FILHO DA EDUCAÇÃO

quinta-feira, 21 de março de 2013

SESSÃO DA CÂMARA DO PODER LEGISLATIVO

        Abriu a SESSÃO do dia 20 de Março, de 2013, o Presidente da CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA, às 15:48 hrs. quarta-feira, a Sessão transcorreu de forma parcial entre os parlamentares, dirigiu a leitura da ATA, a vereadora e secretária da mesa a Sra. MARIA DO CARMO, após a leitura o Sr. Presidente perguntou quem dos vereadores tinham alguma discordância ou não, caso seja a ATA, estava aprovada.
Foi entregue alguns requerimentos dos vereadores: PAULO ROBERTO, ZÉ ORLANDO, BINHA, E ELIAS. O requerimento do vereador ELIAS, causou manifestos após a leitura. Devido o teor redigido estava sendo direcionado diretamente ao executivo. Foi então que o vereador ZÉ ORLANDO, disse que não precisaria ir para a votação, de imediato a vereadora MARIA DO CARMO, pediu para o vereador, ELIAS, do PSC, defender o seu requerimento, foi observado a forma tímida do vereador ELIAS, ao ouvir as discordâncias por parte de alguns vereadores e disse que devido a forma de ter sido redigido iria mudar os termos. Por a SESSÃO ter acontecido parcial diante os debates uma discursão que gerou preocupação por parte de todos vereadores, foi o REQUERIMENTO do vereador BINHA, com a situação caótica do trânsito de TUTÓIA. Como já é de rotina os vereadores que não participam das conversações são eles: JEAN, RAFAEL, PEDRO AGREPINO, E ZÉ DE MAR. Os demais são participantes nas discursões. A SESSÃO, próximo de finalizar seus trabalhos de imediato chegou uma notícia trágica, de um acidente ocorrido na estrada com a EMPRESA COIMBRA, de PARNAÍBA A TUTÓIA, segundo as noticias dezenas de pessoas ficaram feridas, e já com constatação de duas mortes. O Sr. Presidente da SESSÃO, após a certeza da notícia atendeu o pedido do vereador ENILSON SANTOS, para ficar um minuto de silêncio em homenagens a todas as vítimas do acidente. O vereador ZÉ ORLANDO, por está com seu computador portatíl, mostrou a imagem do ÔNIBUS, virado de pneu para cima. E assim devido o choque que todos sofreram devido a noticia, o Sr. Presidente, deu a SESSÃO como encerrada. Eu, militante do PP Partido Progressista local, e assíduo das SESSÕES DA CÂMARA, peço aos amigos Tutoienses que possam vim todas as quartas-feira, assistir quais são os vereadores que realmente defendem seus interesses.


segunda-feira, 18 de março de 2013

FUNDEB UM MARCO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

     Como não há transparência pelo gestor público com os recursos do FUNDEB, no município de Tutóia, os profissionais da EDUCAÇÃO, se perguntam: Por que há diferenciação nos salários em municípios de um mesmo Estado? Através de uma pesquisa realizada pelo FUNDEB, descobrimos que com a implantação o GOVERNO ESTADUAL, passou a contar em cada município com o mesmo valor aluno-ano. Os municípios serão analisados em função de sua realidade especifica, no que se refere à receita proveniente do FUNDO. O número de matriculas e as receitas vinculadas à educação interferem na remuneração em cada município  Diante do que uma equipe de professores descobriram e por ser tão polêmico o assunto diz claramente no manual do FUNDEB, que os salários dependem da política salarial de cada gestor, incluindo-se as definições dos PLANOS DE CARGOS, CARREIRAS, E REMUNERAÇÃO...   


domingo, 17 de março de 2013

CRIAÇÃO DO ÓRGÃO EXECUTIVO RODOVIÁRIO DO MUNICIPIO DE TUTÓIA

              
        Foi no dia 15 de Junho de 2005, a criação do ÓRGÃO EXECUTIVO RODOVIÁRIO DO MUNICÍPIO DE TUTÓIA. A lei  nº 088, já se passaram 4 anos, e a segurança do trânsito de Tutóia, ainda continua um caos. No art. 2º diz para a concretização do objeto desta lei, fica o executivo autorizado a firmar convênios com outras entidades, contratar serviços de terceiros, bem como delegar competências, conforme prevê o art.25 do mesmo diploma legal, e art.2º da Resolução 65/98 do CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO. A associação dos mototaxistas de Tutóia, de CNPJ Nº 07.124.213/0001-74, fundada em 10 de Novembro de 2004, tentou por diversas vezes através de oficios e reuniões com o gestor e não houve interesse em realizar um AUDIÊNCIA PÚBLICA, com que fosse discutidos o problema do trânsito de Tutóia, diante da desorganização que se alastrava-se por muitos anos. Como é grande até hoje o crescimento de acidentes com vitimas lesionadas e fatais, o ÓRGÃO de trânsito na lei nº 088, de 2005, foi sansionada e municipalizado. Hoje fazemos um tráfego com risco na BR-034, e nas ruas de Tutóia.

TUTÓIA NOSSA PRINCESINHA DO LITORAL

            Mais uma data de 29 de Março de 2013, está chegando e não percebemos por parte do poder público nem um tipo de iniciativa e valorização cultural de tão rico que temos na princesinha do litoral. Como: nossa pesca, músicas, danças, pinturas, artesanatos, e o mais de toda riqueza as belezas naturais. (praias, dunas, mangueizais, rios balneário, lagoas, comidas tipicas, tudo em plena chegada de mais uma primavera da cidadezinha praieira. Diante dos valores culturais desta terra, centenas de jovens estudantes, professores aguardam um resgatar de memória viva para pesquisar, buscar, através de movimentos esportivos e culturais, durante trinta dias por sua data comemorativa que é 75 anos de EMANCIPAÇÃO POLITICA. Tutóia, é a nossa galinha dos ovos de ouro. Vamos a ação Tutóia.        


sábado, 16 de março de 2013

TRIBUNAL ELEITORAL BRASILEIRO REALIZA EM ALGUMAS CIDADES DOS ESTADOS UMA SEGUNDA ELEIÇÃO POR TER ACONTECIDO IRREGULARIDADES ELEITORAIS

    Segundo a reportagem mostrada pela midia brasileira, alguma cidades do país serão realizadas uma segunda eleição, que poderão se suceder no decorrer de decisão de cada JUIZ ELEITORAL, de cada estado. A cidade de Tutóia, provavelmente entrará na lista das cidades do país, a sofrer esse processo de democracia.  O povo de Tutóia, é convicto que a eleição de 2012, obtivemos alguns abusos de poderes e se tinha uma espectativa de uma renovação gestão,devido as caminhadas em cada comunidade, ouvindo o clamor dos mais humildes e solidários, diziamos que a esperança e a mudança o respeito só dependia de cada um refletir e fazer sua parte e o resultado de uma qualidade de vida haveria de acontecer. Mas infelizmente não chegou o momento para aqueles que vivem oprimidos.  
                   

SESSÃO DA CÂMARA DO DIA 13 DE MARÇO DE 2013

Abriu se no dia 13 de Março, de 2013, quarta-feira, as 15:30 hrs. da tarde, uma das sessões mais discutidas entre as três realizadas na CÂMARA DE VEREADORES DE TUTÓIA. Um dos requerimentos que causou impasse foi o requerimento que solicitava uma informação do poder público, diante do convênio firmado com a FUNASA, DO MARANHÃO, a votação a maioria votaram contra, somente o vereador Zé Orlando, Cristian Noronha, votaram a favor, mas o que chamou atenção do público ouvinte e do próprio presidente da Câmara, foi o voto do vereador Antonio Chico, que foi além do requerimento solicitado pelo vereador Zé Orlando, do PSB. Quando disse em voz alta que só votava se fosse criado uma comissão parlamentar, e que Tutóia, já chegou a hora de descobrir o que estava acontecendo porque entrava prefeito e saia e o problema da água não era resolvido. O Presidente no momento apresentou-se desconfortável pela posição do vereador de sua base más por o público ter entendido a posição do vereador Antonio Chico, houve no momento um manifesto do público com palmas. Foi então que o presidente da casa quebrou o protocolo da forma que rege o regimento. Diante do debate da pauta o Dr. Fábio, assessor juridico da câmara municipal, pediu o momento para se pronunciar e orientar os parlamentares que entendia o clamor do povo de Tutóia, pela tão sonhada água, mas naquele momento pedia desculpas ao ter que orientar-los ao dizer regimentalmente que houve um quebrar de seguimento do Regimento da casa. Mas após de já a comissão ter definido no levantamento das mãos, ele estava disponivel para orientar-los os procedimentos da comissão parlamentar. O presidente se manifestou com um pouco perdido dos seguimentos das casa dizendo que parece que o que tinha acontecido alguém queria tornar a casa uma bagunça, palavras que deve ter sido registrado em ATA. O público presentes foi estimado em 34 pessoas com a certeza de terem assistidos quem na realidade tem o compromisso voltado para a comunidade tutoiense. Os vereadores que participaram do debate foram: Zé Orlando, Cristian Noronha, Enilson Santos, Binha, Paulo Roberto, Pedro Agrepino, Antonio Chico, e Maria do Carmo. Até breve Tutóia...

A SAÚDE DE TUTÓIA NA UTI

Amigos de tutóia, estudantes, professores, pescadores, lavradores, comerciantes, é preciso acordarmos para o caos que Tutóia, hoje passa, basta visitarmos o HOSPITAL LUCAS VÉRAS. Não é possivel que teremos que ouvir por diversas pessoas que as coisas de Tutóia, está indo muito bem. Tenho a certeza que a corrupção em nosso país não acabará mas pelo menos nós participando das ações e movimentos é possivel sim diminuir as impunidades desta cidade. Faço um convite muito ao povo desta cidade para vim pelo menos ouvir aos dias de quartas-feiras, as realizações da SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA, onde os destinos e solicitações estão sendo discutidas pelos parlamentares(vereadores). E vocês tutoienses, precisamos entender tudo que estou reportando, todas as decisões e execuções de um gestor passa pelo PODER LEGISLATIVO, apesar de aulguns que hoje oculpam cadeiras não passam essa grande importância a você povo. Quando falamos de transparência é o que a lei federal, diz que todo cidadão tem o dever de saber quanto entrou nos cofres públicos, e o que foi feito. Por Tutóia, ser obscuros esssas informações o sistema cubano está instalado,como prova o fortalecimento do NEPOTISMO, OLIGARQUIA E O ABUSO DE PODER ECONÔMICO é operante. Nós comunidade tutoiense precisamos caminharmos com que, não ficamos assistindo as dores de quem precisa pelos menos de respeito aquilo que é público. (DINHEIRO). A esperança vencerá o medo.

SERVIÇO DE SAÚDE É DEFICIENTE EM TUTÓIA


A reportagem publicada no blog do Yuri Gomes de Parnaíba revela a atual situação precária em que se encontra o Hospital Lucas Veras (o único pra atender uma população de mais de 54 mil habitantes no município). Cirurgias de média complexidade como essa ainda não podem ser feitas aqui. Por que então ainda permanecemos nessa situação caótica, é o que se pergunta, em pleno século XXI e com recursos que são destinados exclusivamente para a Saúde?

 

Jovem sofre fratura ao ser atropelada por moto em Tutóia-MA

Uma moto de condutor desconhecido atropelou por volta das 17h de hoje (13), no bairro Barragem, em  Tutóia-MA, a jovem Poliana Xavier Silva, 26 anos, residente a rua Capitão Demétrio, nº 8, em Tutóia. A vítima sofreu fratura no tornozelo direito e após ser avaliada no Hospital Municipal Lucas Veras, de Tutóia  foi transferida em uma ambulância para o Pronto Socorro Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.