sexta-feira, 28 de junho de 2013

Histórico da Manifestação de Protesto do Movimento “Acorda Tutoia”
O referido movimento de protesto realizado na cidade, foi fruto da expansão das informações compartilhadas pelas redes sociais. Mesmo com as precárias fontes de organização, o movimento advindo de uma parte da massa excluída e inconformada pelo sistema administrativo instalado na Cidade, Estado e País, foram as ruas da cidade com o intuito de reivindicarem direitos, em especial os relacionados a Saúde, Educação, Trânsito e Transparência na gestão pública municipal, dentre outras medidas constantes em um pacote de 10 (dez) reivindicações, as quais foram direcionadas e protocoladas diretamente na Presidência da Câmara de Vereadores, na sessão do dia 26/06/2013 (Quarta-Feira) e no Ministério Público Local na data de 27/06/2013 (Quinta-feira).
Durante a manifestação, os seus componentes percorreram várias ruas da cidade de forma pacífica, com o apoio da segurança pública feita por parte da Polícia Militar e da Guarda Municipal da cidade, oportunidade em que o movimento transcorreu com muita tranquilidade e sem qualquer tipo de ocorrência danosa ao patrimônio público ou privado, bem como de qualquer outra forma de violência.
No seu ponto final, “A Praça Getúlio Vargas”, onde também são instaladas as sedes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, houve uma concentração de pessoas por um período aproximado de 2 horas, ocasião em que várias pessoas com o intuito de manifestarem a sua indignação, pegaram o microfone e reivindicaram o que achavam de direito.
Para mais ou para menos, o movimento despertou a curiosidade das pessoas que assim o apreciavam, por mais que não o aderissem de forma concreta.
Um dia após a referida data, o que se percebe, é que apesar da sua pequena adesão, a presente manifestação surtiu alguns efeitos na opinião pública local, bem como nas estruturas do governo municipal, uma vez ser a pauta do dia nos comentários de rua da cidade, sejam favoráveis ou não ao movimento.
Dentre os seus principais entraves, que de nenhuma maneira teve uma organização planejada e articulada, podemos consignar: 1- A atitude negativa por parte da Prefeitura do Município em não receber o comunicado oficial do referido movimento popular por parte de um dos seus seguidores em respeito às determinações do art. 5º, inc. XVI da Constituição Federal, bem como da sua pauta de reivindicações, a fim até mesmo de que a segurança dos manifestantes, terceiros e das estruturas físicas do município fossem resguardadas em sua plenitude, 2- A não realização do expediente administrativo na sede da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Assistência Social, 3- Do excesso de policiais e guardas municipais nas ruas da cidade, da ausência dos 11(onze) vereadores da situação e do Prefeito da cidade, que lá não estavam para receber os manifestantes com as suas reivindicações.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

CAPACITAÇÃO DA CGU-MARANHÃO E PIAUÍ

      Realizou - se na data de 18 e 19, de Junho, de 2013, no Auditório da Secretaria de Educação, a primeira capacitação, no Município de Tutóia, da Lei, de acesso as informações pela Transparência Brasil

      Desde a lei, de 1988, da Constituição Federal, ainda não havia vindo pra Tutóia, uma capacitação para cidadão estarem preparados para o mundo das informações. A CGU, dos Estados, Piauí e Maranhão, juntos com dezenas de cidades, (Prefeitos, Prefeitas, Secretários, Secretárias, assessores, vereadores), receberam dois dias de capacitação, pela CGU-Controladoria Geral do Estado. Maranhão e Piauí. Diversos participantes perceberam diante dos dois dias da palestra que os erros de gestão é sucessivos. E essa capacitação passou a clarear os rumos de sua gestões principalmente no controle dos recursos públicos.

      Foi feito por diversos palestrantes alguns temas de gestão pública e a obrigatoriedade de informar bem o cidadão. Clareza, segurança, convicção, tempo real, e objetividade. A cidade de Tutóia, pela primeira vez recebeu a visita de adjacentes cidades com o mesmo objetivo de gestão. Tutóia, entre 27 cidades envolvidas o Prefeito, Secretários(as), não tiveram interesses dessa capacitação. A Câmara Municipal, não teve nem um representante da classe.

     Como ainda a deficiência é grande por parte de gestor que faz o uso dos recursos públicos do jeito que pensa, O Prefeito de Tutóia, perdeu uma grande oportunidade de se qualificar e ter o controle dos milhões que vem recebendo e mal aplicados durante cinco anos. Mas se observou uma minoria durante a capacitação, em torno de 6 pessoas, enquanto de outras cidades eram centenas. Fica aqui o meu sentimento de revolta diante de uma gestão que perdeu a sensibilidade de respeitar a dignidade de um povo.




                                           Tutóia,Ma, 19 de Junho de 2013.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

ASSEMBLÉIA DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE TUTÓIA VERSÃO 2013

        Sábado 15 de Junho, de 2013, realizou - se na Comunidade Bairro - Comum, no Salão da Comunidade Católica, a primeira Assembléia dos Sindicato dos professores de Tutóia, tendo como 
presidente o professor, ELIVALDO RAMOS, onde estiveram presentes em torno de 60 (sessenta ), pessoas enter professores, ASG, OSD, e demais servidores públicos municipal.

      Na Assembléia, foi tratado dos seguintes assuntos desde quando assumiu a presidência da 

INSTITUIÇÃO. A pauta como: Reajustes de Salários dos professores; 
. Prestação de Contas;
. Renegociação das dívidas do Sindicato, da gestão anterior;
. Processos a serem encaminhados;
. Processos a dar entrada com os advogados;
. Os 5 milhões do Bônus, do professor não pago pela Prefeitura de Tutóia;
. Saldo positivo na Conta do Sindicato; R$ 3.000,00 ( três mil reais ).

     Elivaldo Ramos, presidente, palestrou durante 50 minutos, explicando como encontrou a situação do Sindicato e como ele pretende contribuir durante sua passagem em 4 anos. Desde quando assumiu tem

se empenhado em resgatar muitas documentações para ser mais transparente com o sócio. Já havia conquistado algumas parcerias, iria criar oficialmente o informativo do Sindicato. Contou com a presença 
da Diretoria do Sindicato, entre eles(as): Professora Celiane, Professora Nazaré, Professor Catiêde, Professor Rogério, Professor Eduardo e outros. Durante a Assembléia foi apresentado um vídeo de muito incentivo para todos os professores, o depoimento da professora do Rio Grande do Norte, em uma AUDIÊNCIA PÚBLICA, Amanda Gurgel, sobre o tema salário do professor. Após a mensagem do vídeo foram feitos as interpretações das nossa realidades. Foi uma Assembleia com muito êxito desde sua gestão a frente da INSTITUIÇÃO. Foi uma Assembléia interativa com a participação com discussões com todos os professores presentes, sem mais nada apresentar na data de 15 de Junho, de 2013, o Sr. Presidente concluiu sua palestra dando a honra de agradecimentos a todos os profissionais sócios e não sócios.



                                    Tutóia, 15 de Junho de 2013.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

12 DE JUNHO DE 2013 SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

           POR SER UMA DATA 12 DE JUNHO, DIA DOS NAMORADOS, A CÂMARA MUNICIPAL, TEVE HOJE QUARTA-FEIRA, UMA DAS SESSÕES MAIS CURTA DO ANO.
          O PRIMEIRO ORADOR DO DIA VEREADOR ZÉ ORLANDO, INICIOU SUA FALA
FAZENDO A DENUNCIA SOBRE OS SERVIDORES PÚBLICO DE TUTÓIA.

          HÁ DÉCADAS A PREFEITURA DE TUTÓIA, VEM FAZENDO DESCONTOS NOS CONTRA-CHEQUES, DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, E NÃO É REPASSADO PARA
O INSS. ONDE VEM PREJUDICANDO CENTENAS DE FUNCIONÁRIO E EX-FUNCIONÁRIOS
QUE BUSCAM ADQUIRIR SUA APOSENTADORIA.

          VEREADOR ZÉ ORLANDO, DISSE QUE IRÁ REALIZAR UM LEVANTAMENTO PRA APRESENTAR A SITUAÇÃO DO QUADRO PROBLEMÁTICO, COM FUNCIONÁRIOS QUE
TEM SUAS MARGENS EM FOLHAS DESCONTADOS E NÃO SE CONSEGUEM UM AUXÍLIO PERÍCIA QUANDO PRECISA.

          A VEREADORA MARIA DO CARMO, SE POSICIONOU A FAVOR DO GOVERNO, DIZENDO QUE É PRECISO DE FATO SE FAZER UM LEVANTAMENTO DA DENÚNCIA APRESENTADA, COM A PRÓPRIA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA, POSSA APRESENTAR SUAS CONCLUSÕES SOBRE A DENÚNCIA.

          VEREADOR BINHA, FEZ TAMBÉM SUA DEFESA A FAVOR DO GOVERNO, AO DIZER QUE A SITUAÇÃO JÁ VEM DE LONGAS DATAS, E A NEGOCIAÇÃO JÁ HAVIA SIDO FEITA A DÍVIDA DESDE A ÉPOCA DO EX. PREFEITO ZILMAR MELO ARAÚJO. ZÉ ORLANDO VEREADOR, CONTESTOU AO AFIRMAR QUE SE PROCEDIA DE FATO DA DISCUSSÃO SERIA O ATUAL GESTOR, NÃO ESTÁ HONRANDO O QUE DIZ A LEI, E QUE ISSO SE CONFIRMADO POR DEZENAS OU UMA SÓ PESSOA DO QUADRO DE FUNCIONÁRIO, ACARRETARIA DE JÁ CRIME.

          VEREADORA MARIA DO CARMO, GARANTIU NA PRÓXIMA SEMANA TRAZER RESPOSTAS JUNTO COM A COMISSÃO DA EDUCAÇÃO.

          OUTRO QUESTIONAMENTO FEITO POR ZÉ ORLANDO, VEREADOR, FOI O VALOR REPASSADO PARA O CONSELHO TUTELAR, QUE NÃO É TRANSPARENTE O REPASSE DE 1%  PARA O CONSELHO, E SE PERCEBE QUE NÃO TEM TRANSPARÊNCIA.  MAS SE SOLICITOU A PRESENÇA DE ALGUM MEMBRO DO CONSELHO PRA MELHOR EXPLICAR A SITUAÇÃO NÃO HONRADA PELA PREFEITURA.

          CRISTIAN NORONHA, DEFENDEU NOVAMENTE O PROJETO DOS AGRICULTORES RURAIS, SOBRE O PROJETO DE LEI, QUE AINDA NÃO FOI PRA PAUTA E QUE GOSTARIA QUE NA PRÓXIMA SESSÃO FOSSE APRECIADO.

          OS VEREADORES PRESENTES FORAM:  ZÉ ORLANDO, CRISTIAN NORONHA, JEAN, BINHA, ANTONIO CHICO, ZÉ DE MAR, PEDRO AGREPINO, PAULO ROBERTO, ALEXANDRE BAQUI, ELIAS, E O VEREADOR ENILSON SANTOS, QUE SOMENTE ASSINOU O LIVRO DE PONTO E NÃO VOLTOU APÓS UMA SAÍDA.

          SEM TER MAIS UMA PAUTA QUE DISCUTIR, ASSIM DISSE O PRESIDENTE DA CÂMARA, ALEXANDRE BAQUIL, DEU-SE A SESSÃO COMO ENCERRADO.


                    TUTÓIA (MA), 12 DE JUNHO DE 2013.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

SURGIU O FILME DOS MILHÕES SOBRE A TRAJETÓRIA POLÍTICA DE TUTÓIA

       Segunda-feira, 10 de Junho de 2013, foi turbulento a notícia obtida pelo Exmº Dr. Juiz Eleitoral, da Comarca de Tutóia, o adiamento e suspensão por uma LIMINAR DO TSE, da AUDIÊNCIA, que seria realizada na manhã de SEGUNDA-FEIRA, no FÓRUM DE TUTÓIA.
       
       Desde o ano de 2012, após as ELEIÇÕES, a justiça eleitoral tem recebido dezenas de denúncias supostamente criminosa da atual gestão citando o atual Prefeito de Tutóia, na pratica irregular durante as eleições. Diversos meses se passaram e o Dr. Exmº Juiz da Justiça Eleitoral, tem acatado e protocolado todas as denuncias recebidas.
       
       Foi então que após fechar em prazo determinado por lei, os processos para se iniciar todas as fases de investigações e depoimentos. Ouvindo as duas partes o reclamante e o reclamado. Em Dezembro de 2012, foram dado inicio os primeiros processos de diversas naturezas. Somente em Janeiro a Fevereiro de 2013, foi então finalizado as representações contra o atual gestor de Tutóia. A oposição que tinha prazos para entrega das denuncias realizou com tempo recorde todas as formalidades de provas materiais e documentadas com dezenas de relatos por testemunhas.

       Foram feitos durante o resgatar das provas provocações e ameaças com testemunhas, por parte da gestão situações de verdadeira ilegalidade pelo gestor público. Mas por os processos estarem sendo sempre encaminhados a própria justiça eleitoral, foi feito as conclusões necessárias.

      Como foi citados dezenas de testemunhas a serem ouvidas por partes da acusação e defesa, somente em Março de 2013, foi realizado a primeira AUDIÊNCIA, correspondente aos quatro processos, que tinha com sua fase final em 10 de Junho de 2013. 

      Como já se previa alguns imprevistos, de fato na data de 10 de Junho de 2013, aconteceu. Uma LIMINAR DO TSE-TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, enviado ao FÓRUM DA COMARCA DE TUTÓIA, suspendendo a AUDIÊNCIA. Ficando no direito para recorrer por tempo indeterminado outra AUDIÊNCIA. Como ainda depende para ser defendido o futuro político de Tutóia, resta aguardar outra decisão do TSE. 

                                             Tutóia, 10 de Junho de 2013.

                tUT



quinta-feira, 6 de junho de 2013

PREFEITURA DE TUTÓIA É DIVIDIDA POR SETOR AO NEPOTISMO !

                    NUNCA NA HISTÓRIA POLITICA ADMINISTRATIVA SE CONVIVEU TANTAS SITUAÇÕES DE INJUSTIÇAS COMO ESTAMOS VIVENCIANDO HÁ CINCO ANOS.  UM DOS MAIORES ABANDONOS PÚBLICO,  É COM A SAÚDE PÚBLICA.  DESDE QUANDO DEIXARAM DE CUMPRIR UM CONVÊNIO COM A CIDADE DE PARNAIBA-PIAUÍ,  A SITUAÇÃO DO POVO DE TUTÓIA,  HOJE É TRISTE E LAMENTÁVEL DIANTE DOS CASOS QUE JÁ OCORRERAM EM 5 ANOS.  PACIENTES E ACIDENTADOS, OUTROS CASOS DE ALTA COMPLEXIDADES,  TEM FEITO DIVERSOS TUTOIENSES,  VITIMAS DO GRANDE ABANDONO.
                     2 MILHÕES, QUE RECEBEM A SAÚDE DE TUTÓIA, HOJE NÃO ERA PRA ESTÁ NOS DEPARANDO COM CASOS DE PEQUENAS COMPLEXIDADES PELA GESTÃO PÚBLICA,  JÁ SE CONSTATOU EM TUTÓIA,  O QUE NA REALIDADE FALTA É COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO,  ESTAMOS HÁ DÉCADAS SONHANDO COM GESTORES QUE POSSAM ADMINISTRAR OS RECURSOS QUE SABEMOS QUE DARIA PRA MELHORAR A VIDA DESSE POVO.
                     COMO JÁ SE CONFIRMAM AS DISCUSSÕES E APROVAÇÕES PELO SENADO FEDERAL, NAS AUDIÊNCIAS FEDERAIS REALIZADAS, O QUE DE FATO FALTA NOS MUNICIPIOS É GESTÃO E COMPROMISSO COM UM POVO, NÃO É FALTA DE RECURSOS PARA A SAÚDE, AFIRMAÇÕES PESQUISADAS E DOCUMENTADAS PELO SENADOR MOZARILDO CAVALCANTE, DO "DEM."
                     VAMOS A LUTA E CAMINHAR PARA UMA CIDADE COM MAIS PROGRESSO E RESPEITO AOS RECURSOS QUE SÃO PARA O BEM DESSE POVO.
                     FICOU EM PROMESSA DE CAMPANHA, DESDE 2009, QUE TUTÓIA, RECEBERIA O GRANDE CENTRO HOSPITALAR EQUIPADO, E 5 ANOS ESTÃO SE PASSANDO.  AINDA É GRANDE A CARÊNCIA DE MÉDICOS ESPECIALISTAS PARA CADA ÁREA, COM O VALOR QUE ENTRA NOS COFRES DA SAÚDE.
                     EQUIPAMENTOS HÁ DÉCADAS ESTÃO PRECISANDO DE SEREM TROCADOS, PROFISSIONAIS DA SAÚDE, ENFERMEIROS(AS), NÃO RECEBEM CAPACITAÇÕES. É CONSTATADO CAOS EM TODOS OS REQUISITOS HOSPITALAR.  OS POSTOS DAS COMUNIDADES ESTÃO COMPLETAMENTE ABANDONADOS,  SEM MÉDICOS,  SEM REMÉDIOS,  SEM NEM UM PROFISSIONAL DA SAÚDE PARA DAR ASSISTÊNCIA AO POVO MAIS SOFRIDO DAS COMUNIDADES.  TUTÓIA,  NÃO ESTÁ NOS CONFINS DO MARANHÃO,  É UM PEQUENO PARAÍSO MARANHENSE,  MAS ESPERA UM DIA SURGIR UM GESTOR COMPROMISSADO COM A SITUAÇÃO DE UM POVO.


                                               TUTÓIA, 06 DE JUNHO DE 2013.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

OUTRA NOTICIA BOMBÁSTICA É REVELADA PELO VEREADOR ZÉ ORLANDO DO PSB DA "OPOSIÇÃO"

              Nesta quarta-feira, 05 de Junho, de 2013, após a leitura da Ata, da Sessão anterior, feito pelo segundo secretário da mesa, o Vereador, Elias, e a leitura de alguns requerimento enviados a mesa, pede a liberdade da fala o Vereador Paulo Roberto. O mesmo realizou a leitura da emenda do Projeto de lei, que complementa alguns artigos do projeto. Pediu também que o gestor executivo revesse a situação dos Conselheiros Tutelares, ao dar mais apoio ao Conselho, com que eles permanecesse no horário da noite, em virtudes de algumas diligências durante anoite. 
              Zé Orlando, ao ouvir, a leitura atentamente se manifestou contra ao pedir correções na emenda do Projeto de Lei, que ficou fora dos padrões da lei. E pediu vista, para algumas correções.
              Zé Orlando, realizou uma clareza e lavagem cerebral, ao Sr. Alexandre Baquil, Presidente da casa,  quando disse que seu comportamento haveria de ser dentro das legalidades, e se sentiu ofendido quando percebeu que o Sr. Presidente, começou a lhe limitar pelo o tempo de fala, com os minutos. Pediu também que o Sr. Presidente, quando fosse fazer o uso da sua fala, que obedecesse as normas do regimento interno da casa. Tinha que descer da Plenária, assume o Vice-presidente, para fazer o uso de sua fala. 
              O Presidente, Alexandre Baquil, tentou se justificar com seu comportamento que realmente ficou um pouco alterado mas sua conduta   somente era para conduzir os trabalho da casa, com mais eficaz.
               Enilson Santos, somente fez alguma repetições da fala do Vereador, Zé Orlando, e ressaltou que foi visitar a escola Almeida Galhardo, e pediu que as Comissões após o dia 10 de Junho, se reunisse para definir algumas deliberações. Como realizou uma linha de discurso na Sessão anterior, e não foi muito feliz na  Sessão de quarta-feira, realizou um linha de fala com mais cautela ainda com certas incertezas de sua linha de defesa.
               Binha, após já ter ouvido as acusações documentadas pelo vereador Zé Orlando, também foi mais cauteloso em suas palavras, principalmente a favor do projeto de lei, da emenda do projeto defendido pelo Vereador Paulo Roberto.
               Pela segunda vez, retornou depois de 6 meses, a fazer o uso da fala o Vereador Pedro Agrepino. Requerendo junto ao executivo, recuperação das estradas que ligam barro duro a São Benedito por estarem com vários buracos, impedindo trafego de carros.
               Zé Orlando, voltou a fazer a denuncia direcionada a Secretaria de Educação, onde se confirma que o CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB, renunciou em Setembro de 2012, por falta de transparência em seus prestamentos de contas. Segundo o documento apresentado pelo Vereador Zé Orlando, o crime já está cometido. resta agora encaminhar as denuncias para o Ministério Público, se trata dos recursos da alimentação escolar.
               A sessão do dia 05 de Junho de 2013, compareceram os treze vereadores, sendo 11 da situação e dois da oposição. Devido as denuncias surgidas a cada momento praticado pela administração pública, se percebeu por mais uma vez a grande presença do público Tutoienses. E assim deu-se como encerrado por não ter nada mais apresentar o Sr. Presidente Alexandre Baquil.


 Tutóia ( Ma ), 05 de Junho de 2013.

sábado, 1 de junho de 2013

SINDICATO DOS PROFESSORES PROMOVE REUNIÃO COM SUA DIRETORIA !

       O Sindicato dos Professores de Tutóia ( SINSPUTSAMPAM ), promoveu neste sábado, dia 01 de Junho de 2013, reunião com sua Diretoria, para tratar de assuntos da INSTITUIÇÃO, diante dos acontecimento ocorridos nos últimos meses, relacionados aos direitos violados pelo Poder Público nos anos 2009 a 2012. 
        
        A repercussão se estendeu de formas absurdas nos últimos meses em Tutóia. Desde o surgimento da Certidão do TCE-Tribunal de Contas do Estado, comprovando os desvios de recursos do Fundeb, desde 2009, a categoria tem se empenhado via a justiça para se buscar uma justificativa e resgatar o que é de direito aos profissionais de Educação.

         E da forma que se apresenta as situações baseadas com as denúncias feitas na Câmara Municipal de Tutóia, O Sindicato da Classe, só irá tomar um caminho no momento. Acompanhar a criação da possível CPI-Comissão Parlamentar de Inquérito, feito pela Câmara Municipal, e uma posição direta do Ministério Público, diante das denuncias comprovadas e documentadas em documentos pelo Vereador Cristian Noronha, em uma das Sessões realizadas dia 15 de Maio de 2013.


         A reunião da Diretoria do Sindicato dos Professores, na pessoa do Sr. Presidente Elivaldo Ramos, alcançou seus objetivos em ter definido agenda de compromisso da Instituição durante esses meses. Estiveram presentes membros da Diretoria e alguns professores. Definiu também o Sr. Presidente Elivaldo Ramos, ao se retratar de sua posição a frente do Sindicato, ao ter que lutar e precisa do apoio de todos os profissionais sócios e não sócios, no fortalecimento das causas a favor da categoria. Por ter sido discutido algumas pautas com a Diretoria, ficou já agendado uma Assembléia Geral a se realizar no dia 15 de Junho de 2013. Tutóia, sábado, 01 de Junho de 2013.



                                         
 Tutóia, 01 d
e Junho de 2013.