sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PARAÍSO POUCO FREQUENTADO, ESTÁ NA ENTRADA DO PORTAL DOS LENÇÕES MARANHENSE, RODEADA DE OCEANO E ILHAS, COM UM RICO MAR DE VÁRIAS ESPÉCIES DE PEIXES, CAMARÃO, CARANGUEIJO, SURURU,OSTRA, SIRÍ. AOS VISITANTES NACIONAL E INTERNACIONAL, OFERECE GRANDES KM, DE PRAIAS, COM PASSEIOS DE BARCOS E CARROS PROPÍCIOS A AREIA, MAS POUCO VALORIZADA PELO PODER PÚBLICO EM INVESTIMENTOS DE INFRA-ESTRUTURA. DEVIDO A FALTA DE ATENÇÃO COM TODAS ESSA RIQUEZA NATURAIS DADO PELA PRÓPRIA NATUREZA DIVINA O TURISMO HOJE É REALIZADO POR ALGUNS EMPRESÁRIOS QUE DISPONIBILIZAM POR CONTA PRÓPRIA LEVAR O TURISTA ATÉ OS SEUS OPCIONAIS ENCANTOS, SEJA POR TERRA OU PELO MAR. "ILHA DE COROATÁ" PRÓXIMO DE TUTÓIA, AINDA É UMA ILHA COM MORADA DE VÁRIOS PESCADORES QUE PRATICAM A PESCA ARTESANAL E MORADORES ANTIGOS QUE HÁ MUITOS ANOS CONSERVAM SEU HABITATE, COMO AINDA MEMÓRIA FORTEMENTE VIVA A SRA. "LUIZA E O SR. JOSÉ, MORADORES DE VÁRIAS DÉCADAS. ESSE É UM PEQUENO PEDAÇO DESSE PARAÍSO.


O TRADICIONAL DIA 7 DE SETEMBRO FOI MUDADO PARA 15 DE NOVEMBRO?

                                            AS ESCOLAS, ESTUDANTES, AS INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS DE ENSINO, BUSCAM TALVEZ PORQUE TANTOS DESRESPEITO COM A EDUCAÇÃO DESTE MUNICÍPIO. MAS JÁ SE FOI UM TEMPO QUE AS ESPERANÇAS SE AINDA PODERIA ACREDITAR QUE EM CADA MUDANÇA DE HOMENS E MULHERES GESTORES ESTA CIDADE CAMINHASSE PARA UM FUTURO PROSPERO, MAS NÃO POSSAMOS ACREDITAR DESDE 2009, DA FORMA QUE VIVENCIAMOS COM AS MAL AÇÕES DE 4 ANOS E 8 MESES. 
                                             
                                           

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

APÓS O RECESSO POR MAIS DE 30 DIAS A CÂMARA MUNICIPAL RETOMA OS TRABALHOS DA CASA


                                                SESSÃO DO DIA 28 DE AGOSTO, QUARTA-FEIRA, DEU-SE INÍCIO A PRIMEIRA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA, APÓS UM LONGO RECESSO. 
                                  Após a leitura da Ata anterior feita pela secretária da casa, Vereadora Maria do Carmo, o primeiro orador do dia foi o Vereador Zé Orlando. Quando fez sua primeira advertência do dia citando que o regimento da casa fosse legalmente obedecido. E deu continuidade sobre o tema da matéria abordado no seu Programa de Rádio, com a matéria da Equipe do Profissão Repórter, que a mesma já esteve em Tutóia, em 2012.
                                   E em 2013, a Equipe de Reportagem volta e divulga em rede nacional para todo Brasil, sobre a saúde de Tutóia, que nada melhorou, ao contrário está cada vez pior.
                                    Zé Orlando, afirma está super revoltado mas até entende o que retratam nas redes sociais, o quanto a chacota é constante com os Vereadores de Tutóia, dizendo que os mensaleiros nada fazem por Tutóia, e outras citações que não quis pronunciar. Em seguida o Vereador Cristian Noronha, pede a parte, e é concedida pelo Zé Orlando.
                                     Cristian Noronha, especifica e exige que os recursos da saúde de Tutóia, tudo que entra e sai durante cada mês, deve ser mais transparente, se hoje a população tem como insegurança, é em razão da falha do próprio gestor nas transparência. E afirmo que durante esse últimos 8 meses o Município de Tutóia(SUS), já recebeu em torno de quase 5 milhões de reais, são valores que hoje não daria pra está nesta situação.
                                      Zé Orlando, retorna a fala cobrando mais empenho do Prefeito Municipal de Tutóia e dos responsável da área da saúde. Relatou que durante o Programa de Rádio, uma senhora com uma criança, foi até o Programa pedir ajuda, foi então que pediu que ela se dirigisse até ao hospital Lucas veras. E lá chegando não teve ninguém para solucionar seu problema. E assim fechou a primeira parte da sua fala. Como já é de costume alguns participares das discussões, os demais somente ficaram assistindo ou melhor acompanhando a castilha. O Vereador, Antonio Chico, soltou uma forte denuncia ao afirmar que tem um envolvido com o Deputado Federal, Sarney Filho, ao ter tentado pedir a propina para realizar o Projeto de um grande centro Hospitalar de Saúde em Tutóia, quebrando completamente uma ética do Parlamento. Mas como todos da base do governo se entende.
                                       A Câmara Municipal, hoje composta por treze vereadores, 11 da base do governo e 2 da "oposição" mas somente a minoria participa das discussões democrática. O Vereador Zé Orlando, retomando sua fala, pediu que o Presidente da casa Legislativa apresentasse para as próximas semanas, o valor e orçamento aplicado na ampliação e reforma da Câmara. E afirmou o Presidente da casa, que entre alguns dias já estaria disponível para apresentar aos seus pares o valor do investimento feito na Câmara. Outra situação ocorrida foi o Vereador Enilson Santos, do PP, se alto defender das denuncias feita nos últimos dias sobre a sua Instituição,APAE.  Onde foi postado a matéria das irregularidades da Instituição, e ressaltou sobre o Blogueiro Elivaldo Ramos, afirmar que estaria sofrendo perseguições políticas. Mas o discurso já é bem conhecido pelos partidores da política. A Sessão durou em torno de 4:45, hs. Dando inicio às 15:25, da tarde de quarta-feira. O púbico presente foi em torno de 15 pessoas. Outra repetitiva ausência foi do Vereador mais novo do Parlamento Municipal, Elias do Chico Elias, que nunca finaliza os trabalhos da casa, sempre dá uma saidinha e não volta mais. E assim foi somente uma parte da Sessão da Câmara Municipal, nesta quarta-feira.
                                   

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ENCANTO DA ÁGUA DE TUTÓIA

                Não se sabe em qual ano ou mês as famílias de Tutóia, receberão o abastecimento de água tratada que já se arrasta há três décadas, a única certeza que se sabe é os recursos recebidos em três gestões que se passarão e em pleno século XXI, a cidade de Tutóia, ainda sofre com a necessidade com o abastecimento de água tratada.
       5 milhões já foram recebidos pelo gestor de Tutóia, nos anos 2009 a 2010, e já se comprovam pela FUNASA, do MARANHÃO, como foram pagos as parcelas para o Município. 

sábado, 24 de agosto de 2013

A APAE DE TUTÓIA, É DENUNCIADA EM 2013

                                                          Desde da fundação da INSTITUIÇÃO, APAE, em 2008, ainda não tinha ainda tido uma reportagem que chegasse ao conhecimento da população como funciona o seu estado de infra-estrutura. E em 2013, o BLOGUEIRO, Elivaldo Ramos, ao visitar foi constatado diversas irregularidades com a educação e espaço caóticos com nossas crianças excepcionais.
                                                        
                                                          Segundo as fotos postados pelo BLOGUEIRO, ELIVALDO RAMOS,  a INSTITUIÇÃO, necessita de uma atenção especial pela gestão pública, já que é uma das parceiras desde sua fundação. A reportagem também mostra uma situação grave em frente a INSTITUIÇÃO. Um ponto comercial recém construído, e eliminando todo espaço físico e lazer para nossas crianças. Segundo relatos de professores e ex. professores que conhecem a realidade, o que vem faltando há muito tempo é uma gestão interna. Já que é uma INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA. Mas não se sabe se o Presidente fundador recebe alguma ajuda de custo, e se o prédio é alugado?

domingo, 18 de agosto de 2013

FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA POR EXISTIR DESDE 2007 COMEÇA A DISCUTIR EM 2013 ALGUNS PROBLEMAS SOCIAIS!

                                   O MÊS DE SETEMBRO O FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA ESTARÁ ORGANIZANDO  UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DE SAÚDE DIANTE DO CAOS QUE ATINGE A POPULAÇÃO DE TUTÓIA, POR UMA TOTAL OMISSÃO DO PODER PÚBLICO.

                                    Será a primeira AUDIÊNCIA PÚBLICA DE SAÚDE, no município de Tutóia, em razão do caos e omissão do PODER PÚBLICO, em não está aplicando corretamente o recurso dos 15% o Programas vinculados a Saúde de Tutóia, não é aplicado como destina o Governo Federal. A Comissão organizadora estará se reunindo dentro de alguns dias para definir data, local e quem serão os convidado da Audiência Pública de Saúde.

sábado, 17 de agosto de 2013

DENUNCIA A PONTA A PRIMEIRA DAMA SUPOSTAMENTE ENVOLVIDA COMO SÓCIA PROPRIETÁRIA DO PRÉDIO CONSTRUÍDO NO POVOADO BOM GOSTO

                                  CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO FACAM APONTA SUPOSTAMENTE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TUTÓIA, SÓCIA DA SRA. OLGA PORTELA COORDENADORA GERAL DA FACULDADE FACAM NO MUNICÍPIO DE TUTÓIA-MA! SEGUNDO A DENUNCIA DIVULGADA NO FACEBOOK PELO O SR. CARLOS TEIXEIRA, O PRÉDIO LOCALIZADO NA BR-034, PERTENCE A SRA. DEYSE BAQUIL, ESPOSA DO PREFEITO MUNICIPAL DE TUTÓIA.  RESTA SE SABER SE A DENUNCIA PROCEDE E MERECE INVESTIGAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA APÓS SUA FUNDAÇÃO RECEBE SUA AMPLIAÇÃO DE 20 ANOS!

                                            CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA RECEBE AMPLIAÇÃO



                                            Depois de centenas de reclamações a CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA, recebe ampliação em período de recesso por mais de 40 dias, se espera que ao retornar os trabalho da casa o Sr. Presidente, possa apresentar ao povo, presente quanto custou a reforma. Como já conhecemos a falta de transparência, esperamos que a obscuridade não permaneça.

A APAE DE TUTÓIA VINCULADA A INSTITUTO BERNARDA CANTANHÊDE

                                                A CRISE DA APAE DE TUTÓIA

                                     

                            Associação de Pais Amigos Excepcionais, da cidade de Tutóia, desde sua fundação criada com o maior objetivo político em fazer rei, ao seu próprio fundador Enilson Santos Nascimento, promovido a Vereador desde 2008, e reeleito em 2010, hoje é transparente o caos que passam as especiais crianças que nela estudam. Desde sua fundação ainda se constata uma falta de grande estrutura na INSTITUIÇÃO. Uma área com espaço físico, estrutura de equipamentos, um corpo de profissional preparados, transportes para as crianças e adolescentes especiais no deslocamento de suas casas para a escola.
                            Em 2012, o fundador e atual Vereador, em seus discursos público retratava a parceria firmada com a PREFEITURA MUNICIPAL DE TUTÓIA, como professores contratados concursados, fornecimento de material didático, material de limpeza, fornecimento da alimentação, recurso e apoio do deslocamento do transporte com os alunos. Mas durante alguns anos a crise foi afetando a INSTITUIÇÃO, e politicamente seu fundador atual Vereador. Em um acordo de um PROJETO POLÍTICO, entre a PREFEITURA e a APAE, o Gestor Municipal, não cumpriu o PROJETO, em assinar mediante ao acordo de uma nova criação e Estrutura, o valor do PROJETO da APAE, é de R$ 170 mil reais. O Gestor não cumpriu o acordo, e é notório a situação que hoje se encontra a INSTITUIÇÃO. Outra preocupação é a nomeação do novo Presidente recentemente indicado pelo Vereador Enilson Santos, e também seu compadre e não tem os requisitos de entendimento das normalidades de funcionamento da INSTITUIÇÃO, está no cargo somente pra preencher um espaço de crise, o professor CLEYJAN DE LIMA BRANDÃO.
                             A APAE, de Tutóia, da forma que está situada hoje sufocando todas as crianças e adolescentes, no fundo de um quintal após a construção de dois pontos comercial de propriedade do Vereador Enilson Santos aumentando a crise entre PREFEITURA E APAE. Como já há projeto de Lei, tramitando na Câmara dos Deputados, para fechar todas as APAES, DO BRASIL, a crise só aumenta a cada mês, sem a falta de recurso e estrutura, para nossas especiais crianças e adolescente.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

LEI MUNICIPAL Nº 167/2011 - TUTÓIA-MARANHÃO

                                      

PREFEITURA MUNICIPAL DE TUTÓIA




                                      Define o Perímetro Urbano do Município de Tutóia, Estado do Maranhão e dá outras Providências. A Câmara Municipal de Tutóia, Estado do Maranhão aprovou, e o Sr. Raimundo Nonato Abraão Baquil, Prefeito Municipal, com fulcro no Plano Diretor Municipal, sancionou a seguinte Lei: Considerando a necessidade do crescimento do Município em direção à zona rural, fica o Poder Público Municipal, autorizado a requerer do Estado, com todos os direitos e prerrogativas a área para expansão urbana que compreende os povoados constante no § 2º do art. 1º Art. 1º É considerada área Urbana do Município de Tutóia, o espaço territorial definido pelo seguinte perímetro:

                                      § 1º inicia-se na sede do Município, compreendendo todas as Ruas dos bairro Barra, Guajiru, São José, Centro, Cajueiro, Monte Castelo, e ainda povoado Barro Duro distrito do Município de Tutóia, nos termos já disposto no Plano Diretor atual. 
                                       § 2º Passarão a integrar o Perímetro Urbano do Município de Tutóia, por preencherem os requisitos previstos no Art. 32, § 1º incisos I ao V do Código Tributário Nacional as seguintes localidades: Paxicá, Comum, Alto-Alegre, Lagoinha, Lagoa Grande, Tutóia-Velha, Porto de Areia, Santa Rita, e Bom gosto. Art.  2º Passa a constituir parte integrante desta lei o Mapa de Perímetro Urbano, que deverá ser adequado aos novos limites territoriais descritos nos § § 1º do Art. da presente norma, no período de até 1 ano posterior a publicação da presente norma. Parágrafo único - A descrição contida no Art. 1º desta lei e o Mapa de perímetro Urbano são complementares e, havendo divergência, prevalecerá dúvida, esta será sanada pela autoridade Municipal de Planejamento de Gestão Territorial. Art. 3º O Executivo Municipal, havendo necessidade, poderá regulamentar a presente lei, por ato normativo específico. Art. 4º A presente Lei, entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário. Gabinete da Prefeitura Municipal de Tutóia, Estado do Maranhão, aos 12 dias de Novembro de 2011. RAIMUNDO NONATO ABRAÃO BAQUIL. Prefeito de Tutóia.

GESTOR MUNICIPAL DEIXOU DE CONCLUIR A PAVIMENTAÇÃO DE ALGUMAS RUAS DA CIDADE POR DETECTAR QUE NÃO VOTARAM EM SEU GRUPO!

                                               Nesta quinta - feira, 15 de Agosto, moradores de algumas ruas do Bairro Barra, reclamam da PREFEITURA, em não PAVIMENTAR, algumas Ruas do Bairro - Barra. Outras que receberam as pavimentações mesmo com blocos de mal qualidade ainda durarão por um ano até não cair as primeiras chuvas do mês de janeiro,

                                               É claro uma forte perseguição política, com algumas famílias de Tutóia, ainda termos que conviver com essas tristes realidades neste município. Não sabemos até hoje vai essa forma de fazer política?

RUAS DE TUTÓIA SE DESMANCHANDO COM OS BLOCOS!

                                            O MAL USO DO DINHEIRO PÚBLICO



                        As ruas de Tutóia, recentemente construída com blocos pelo atual gestor, em pouco tempo já é notório os desmanches dos blocos, que deveria ser de durabilidade. O gestor de Tutóia, por vim seguindo a marca de um grande erro desde quando assumiu a administração de em 2009 e já está com 4 anos e 8 meses, mais o que se observa o mal feito e as irregularidades em todas as suas obras construídas.
                         Ás ruas José Paulino, Turdes Silveira, Dr. Paulo Ramos, Capitão Demétrio, já estão em processo de recuperação antes de um ano. Em razão de uma falta de mão de obra qualificada e um material adequado para construção dos blocos, essas ruas já recebem novos processos de recuperação antes de um ano. A areia utilizada para produção dos blocos, é extraído da beira da praia, é bem visível as casca de mariscos junto com o cimento, sem nem uma durabilidade exposta ao tempo.
                         A marca do erro é tão grande que no inicio estavam sendo extraído areia dos rios, como o gestor foi denunciado pelo meio ambiente e o APA, resolveu retirá da beira da praia. Mas o mais grave é que essa mesma areia é requisitada para as contas públicas como se fossem compradas. Caracterizando lavagem de dinheiro. Isso já vem ocorrendo desde 2009 a 2013. Casos como esses é preciso a população levantar a bandeira e dar um basta.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A DENUNCIA E BOMBÁSTICA DESCOBERTA NA CIDADE DE TUTÓIA ENVOLVENDO A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL TRÁS PARA A POPULAÇÃO MUITAS DÚVIDAS QUE AINDA NÃO FORAM INVESTIGADAS

                                       O ANO 2009 A 2013, SERÁ UMA LARGA FICHA PARA A POLÍCIA FEDERAL INVESTIGAR SOBRE AS DENUNCIAS QUE SURGIRAM NA CIDADE DE TUTÓIA NOS ÚLTIMOS MESES.

                                       A cidade de Tutóia, nunca esteve tão fortemente no centro das investigações como se encontra hoje atualmente devido tantas denúncias feitas com a Prefeitura Municipal de Tutóia. Não é possível diante dos olhos da população ao vim acompanhando ao longo de 4 anos e 8 meses, os escândalos que envolvem diretamente a administração do Prefeito RAIMUNDO NONATO ABRAÃO BAQUIL. No ano de 2009 a 2010, o Maranhão, acompanhou através da imprensa o Ministério Público, denunciando o Prefeito de Tutóia, sendo acusado por se relacionar com duas menores. O caso repercutiu em todo Estado do Maranhão.
                                       A crise politicamente afetou todo governo municipal, onde se buscava resposta diante do escândalo divulgado pela a imprensa Maranhense. Foi então que durante alguns meses foram envolvidas dezenas de pessoas na denuncia e ouvidas pela CPI, da Pedofilia. Familiares, amigos, foram ouvidos durante o processo de investigação pelo Ministério Público, no decorrer do Processo. Como ficou comprovado o envolvimento do Prefeito de Tutóia, indiretamente no caso com menores, a TV, MIRANTE, mostrou ao vivo o Ministério Público, representou contra o Prefeito na época Sr. RAIMUNDO NONATO ABRAÃO BAQUIL. Durante o processo populares chegaram a comentar que algumas testemunhas que envolviam as citadas garotas menores estavam sofrendo ameaças e chantagens junto aos seus familiares. E assim até hoje não se sabe de fato qual foi o verdadeiro resultado desse Processo e escândalo que manchou a cidade de Tutóia.
                                       Como não é algo obscuro, o NEPOTISMO, se fortaleceu na administração de Tutóia, com todas as Secretarias distribuídas nas mãos dos sobrinhos e filhos do Prefeito Municipal. E é inaceitável algumas Secretarias do Município ser coordenada por pessoas da sua família sem nem uma habilitação como prova as duas Secretarias: Assistência Social e Saúde. O que incomoda a população é uma atitude desta natureza ser nos olhos do Ministério Público, e não partir pra nem uma ação mais aprofundada de investigação o quanto compromete a Saúde pública, da população e o atendimento ao público. Tudo que vem acontecendo na cidade de Tutóia, hoje atualmente é uma coisa completamente inumerável o desgoverno e se percebe pouca ação do Ministério Público.


                            Tutóia, 14 de Agosto de 2013.


                            Antonio Amaral.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

CIDADE DE TUTÓIA SOBRE O DOMÍNIO DO CORONELISMO

                                            NASCI ME CRIEI E MORREREI MAS AINDA NÃO CONSIGO ACREDITAR TAMANHA INJUSTIÇA QUE FAZEM COM O POVO DESTA CIDADE E NÃO HÁ UMA AUTORIDADE QUE SE SENSIBILIZE EM COMBATER OS ATOS DE MALDADES QUE FAZEM COM OS RECURSOS QUE ENTRAM NOS COFRES PÚBLICOS DESTA CIDADES E É GASTO SEM CONTROLE.

                                            Nunca vivi uma situação tão escandalosa como estamos vivenciando em pleno século XXI, e não está existindo um combate por parte de autoridades desde município, a não ser um PROCESSO QUE CORRE NA JUSTIÇA ELEITORAL. A comunidade mais carente, por ouvir nos quatro cantos da região fica sem entender por tantas denuncias forma e as providências não são tomadas pelo MINISTÉRIO PÚBLICO, que não espere somente por um grupo político apontar as denuncias, que ouça a população e peça um procedimento investigativo nesta cidade. Ouvimos falar. De Nepotismo, Pedofilia, Abuso de Poder Econômico e Financeiro, Fraudes, Empresas Fantasmas, Desvios de Recursos Federais, Programas Federais implantados na Secretaria de Assistência Social, beneficiando empresários da região ou do próprio quadro de funcionários do Poder Público. Não é impossível que somente deixaremos transcorrer de formas achando que seja natural, ou que isso não terá justiça contra a impunidade instalada nesta cidade.
                                            Passamos uma fase eleitoral em 2012, onde as apostas eram constantes por aqueles que se acham deuses da riqueza, e que essa riqueza só Deus, sabe como foi adquirida, um povo completamente tímido e bloqueados para as suas reivindicações, e hoje por está somente assistindo do palco está sofrendo por diversas consequências. Em todas as áreas que imaginamos os escândalos surgiram rapidamente na imprensa Maranhense, e cresceu durante esses 4 anos e 8 meses de governo por uma só família considerada entre a mais poderosa da política de Tutóia. Só Deus, no céu e a justiça aqui na terra.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

                                            TUTÓIA REALIZARÁ DENTRO DE ALGUNS DIAS A AUDIÊNCIA PÚBLICA DE SAÚDE, ENVOLVENDO DIVERSAS INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA.
                                       
                                            O FÓRUM, por existir desde 2007, criado pela SOCIEDADE CIVIL, resolve este ano de 2013, voltar a se reunir pra discutir os assuntos que hoje circulam todos os setores público da cidade. Por a cidade está vivenciando uma das maiores gestões de massacres de sua história o FÓRUM, vem se reunindo e discutindo as problemáticas e reclames do povo. Como é formado por várias INSTITUIÇÕES, representativas dia 15 de Agosto, haverá o grande encontro pra organizar as temáticas da AUDIÊNCIA PÚBLICA DE SAÚDE.

                                             Não poderá ser mais admissível assistirmos tantos recursos públicos desviados por uma gestão que não conversa com a população, somente levando para
o fortalecimento do CORONELISMO E A DITADURA. Como já está detectado os domínios de todos os setores público, na prática do NEPOTISMO, a população de Tutóia, não consegue respirar o direito da liberdade quando se manifestar contra os atos praticados de irregularidades existentes. O FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL, foi criado com o objetivo de tentar combater tipos de desgoverno que afetam a população. E a cidade de Tutóia, vivem um momento de muitos clamores nas áreas abaixo citadas:
                                             - Educação, saúde, abastecimento de água, meio-ambiente, turismo, infra-estrutura, distribuições de cargos a pessoas sem qualificação para o exercício. etc... E um sistema de governo que não conversa com uma comunidade e nem população. O FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL, REALIZARÁ DIVERSOS EVENTOS, VOLTADOS PARA REIVINDICAÇÃO DA POPULAÇÃO.




Tutóia, 10 de Agosto de 2013.

sábado, 3 de agosto de 2013

ESTROFES QUE COMPLEMENTAM AQUARELA DE TUTÓIA CRIADA PELO MONS.PADRE HÉLIO

                              Minha terra pequenina
                              Taba dos teremembés
               
            Bem juntinho da colina
                              O mar lhe beijando os pés
                              Cidadezinha esquecida
                              Distante da capital
                              Mairim dos índios mimosa
                              Foi depois Vila Viçosa
                              Hoje é bonita e jóia
                              Cidade nova Tutóia
                              Princesa do Litoral.

CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DIA 01 DE AGOSTO DE 2013

                      SE REPETIU AS PROEZAS DO SR. RAIMUNDO NONATO ABRAÃO BAQUIL, POPULAR, DIRINGA, NA CONFERÊNCIA REALIZADA DIA 01 DE JULHO, NA QUADRA DA ABB - ASSOCIAÇÃO DOS BANCÁRIO DO BANCO DO BRASIL, QUINTA-FEIRA, ÀS 08:00 HORAS DA MANHÃ. APÓS O INICIO E APRESENTAÇÃO DO REGIMENTO DA CONFERÊNCIA, E O DESFAZER DA MESA, APARECEU O SR. PREFEITO, AO LADO DA SUA FILHA, SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, QUE NO DECORRER DAS APRESENTAÇÕES FOI SOLICITADA ATRAVÉS DE UM PARTICIPANTE QUE FIZESSE SUA APRESENTAÇÃO.

                       A OUTRA ASSISTENTE SOCIAL, SRA. ANA MIRTES, FEZ A INTERVENÇÃO AO DEFENDER DIZENDO QUE A SRA. SECRETÁRIA SÓ IRIA FALAR APÓS A APRESENTAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA. FOI ENTÃO QUE FEZ PARTE DA COMPOSIÇÃO DA MESA O SR. PREFEITO DIRINGA BAQUIL, USANDO SEUS DISCURSOS DE PROEZAS, FALANDO DE ESTRADA, ASFALTO, EMPREGO E ÁGUA, TRANSTORNANDO O MOMENTO QUE NÃO SERIA ADEQUADO PARA SEUS DISCURSOS.

                       PREFEITO DIRINGA, BAQUIL, COMO MOSTRA EM SEUS DISCURSOS A CADA CERIMÔNIA, PASSOU SUAS MENSAGENS FANTASIOSAS AO PÚBLICO PRESENTE, E QUEBRANDO O PROTOCOLO DA CONFERÊNCIA. SE ESPERAVA UM TOTAL BALANÇO DESDE QUANDO ASSUMIU A GESTÃO, NAS CONQUISTAS PELA A ASSISTÊNCIA SOCIAL, NOS PROGRAMAS IMPLANTADOS DO GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL. MAS CONFIRMOU QUE NÃO GOSTA MUITA DE FALAR DO QUE RECEBE DOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL. UMA FRASE QUE JÁ MARCOU SEU GOVERNO, FOI INSISTIR QUE TUDO QUE JÁ CONSTRUIU, FOI COM RECURSOS PRÓPRIOS. E NÃO É O QUE ACOMPANHAMOS NOS DADOS DE PESQUISAS DAS DUAS ESFÉRIAS.


                        POR NÃO SER DE TRANSIÇÃO POPULAR MUITO MENOS, TRANSPARECER O QUE GASTA, O PREFEITO DE TUTÓIA, REALIZA SEUS 4 ANOS E 8 MESES AINDA NO SISTEMA DE CORONELISMO. AFASTANDO QUALQUER CIDADÃO OU INSTITUIÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DOS RECURSOS QUE POR LEI, DEVERIA SER PÚBLICO.

                        E ASSIM, SE REPETIU AS PROEZAS E DISCURSOS REPETITIVOS DO PREFEITO MUNICIPAL.