quinta-feira, 10 de julho de 2014

PROMESSA DO GOVERNO DO MARANHÃO FRACASSOU A REFINARIA! AGORA SÓ 2029

Marcelo Tavares diz que refinaria de Bacabeira só será concluída em 2029

 Waldemar Ter / Agência Assembleia


O deputado Marcelo Tavares (PSB) leu na sessão, desta terça-feira (8), nota da revista Veja, publicada no 'Radar On-line', dizendo que a refinaria de Bacabeira não será mais finalizada pela Petrobrás em 2015 ou 2016, mas em 2029. O parlamentar disse que ficou surpreso com a nota, por conta da nova data, e leu a publicação.

“Atraso colossal - Lauro Jardim - revista Veja: Em 2010, a presidente Dilma Rousseff foi ao Maranhão com o presidente Lula para o lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium I, a quinta maior do mundo. E disse textualmente que, em 2015, estaria operando em plena capacidade. No final de junho, porém, o décimo balanço do PAC II cravou que a data de conclusão da refinaria ficou para 31 de janeiro de 2029”.

O deputado lembrou que a governadora Roseana Sarney (PMDB), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB) e toda a bancada governista alardeavam que a refinaria geraria 100 mil empregos e seria inaugurada em 2015 ou 2016.

“Lembro, quando ainda eu era presidente desta Casa, em 2010, fizemos uma audiência pública para falar dessa Refinaria, e eu disse lá, está nos Anais desta Casa, nos nossos pronunciamentos naquela oportunidade, quando veio aqui o secretário da Indústria e Comércio Maurício Macedo representando o governo, que já estavam fazendo os planos de qualificação de mão de obra para os maranhenses que iam trabalhar nessa Refinaria. E eu disse: ‘inútil’. Porque os maranhenses que vão trabalhar nessa Refinaria provavelmente ainda estão de fralda e não têm condições de frequentar salas de aula de nenhum plano de qualificação de mão de obra”, afirmou.

Tavares questionou se a bancada governista vai continuar explorando politicamente o assunto. “Mais uma vez ficou provado que eles não têm nenhum projeto de desenvolvimento sério para o Maranhão e que, se depender desse pessoal que manda no Maranhão, há tantos anos continuaremos com a política do atraso. Precisamos sim de planos sérios de desenvolvimento e de justiça social. Em vez de investir tanto em propaganda precisaríamos investir em educação, para que de fato pudéssemos ter mão de obra qualificada e empresas diversas se instalando no estado”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário