terça-feira, 30 de setembro de 2014

Urna eletrônica é passível de fraude. No Maranhão não é diferente




Eleições 2014


Abaixo o blog disponibiliza vídeo que denuncia fraudes, manipulações e fragilidades em urnas eletrônicas como as utilizadas no Brasil.
As urnas eletrônicas utilizadas em nosso país são chamadas de “primeira geração”, isto significa que utilizam o sistema Direct Recording Eletronic voting machines (DRE). Neste caso a confiabilidade da apuração dos votos depende totalmente da inviolabilidade do software utilizado, pois não há possibilidade de auditoria dos resultados diretamente nas máquinas.
A auditoria só é possível diretamente no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o recebimento dos dados enviados pelo software em questão. Contudo, um hacker brasileiro de apenas 19 anos conseguiu interceptar e retardar a transmissão dos dados, alterando estes antes que chegassem ao sistema do TRE do Rio de Janeiro e beneficiando determinados candidatos em detrimento de outros, nas eleições de 2010.
O jovem hacker, conhecido apenas como Rangel (por questões de segurança) conseguiu efetuar a fraude com apoio de comparsas e através de acesso privilegiado à intranet da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro. Neste caso o responsável pela apuração era o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Porém, o processo para efetuar a fraude caso o responsável fosse o TSE seria o mesmo. O esquema beneficiou (segundo Rangel) principalmente o deputado Paulo Melo (PMDB). A fraude foi descoberta em 2012 e desde então Rangel “desapareceu” da mídia, que pouca importância deu ao ocorrido.
Fatos a serem considerados:
1 – Após a ordenação dos votos, os fraudadores que queiram coagir eleitores podem anotar a ordem de votação dos eleitores e identificar o voto de cada indivíduo co-relacionando com a hora nos arquivos de log (sendo esta uma informação disponibilizada publicamente).
2 – A urna DRE grava o voto diretamente em sua memória digital, porém não possibilita aos eleitores que verifiquem que seus votos foram gravados corretamente.
3 – Devido à impossibilidade de auditoria da gravação dos votos as urnas DRE foram rejeitadas em 50 países e declaradas inconstitucionais na Holanda e na Alemanha.
4 – Nas eleições municipais de 2012 houve registro de possíveis fraudes em 94 municípios brasileiros, sendo 30 destes no Estado de São Paulo.
5 – A Diebold, empresa fabricante e fornecedora das urnas eletrônicas utilizadas pelo Brasil, recebeu multa de US$50 milhões do Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América por corrupção (suborno de funcionários públicos estrangeiros, falsificação de documentos e colaboração com fraudes na China, na Rússia e na Indonésia).
As urnas de terceira geração possibilitam a conferência pelos eleitores dos votos gravados, através da impressão de uma cédula, depois depositada em uma urna física. Esse procedimento dificulta muito qualquer tipo de fraude direta sobre os votos (pois sempre haverá alguma forma de fraude através de coação, porém, as chances diminuem muito com as urnas de terceira geração).
A realidade é simples: as urnas eletrônicas brasileiras estão obsoletas, são inseguras e, mesmo sabendo disso, o TSE, o STF e o Governo se recusam a admitir os fatos e efetuarem as mudanças necessárias, como a troca das urnas DRE pelas de terceira geração, para conferir confiabilidade e segurança ao processo eleitoral e permitir a auditoria dos votos.
O aparelhamento dos poderes fortaleceu a corrupção, as fraudes e a intimidação a favor do projeto de poder de alguns, em detrimento de toda a sociedade brasileira. Fonte. Blog. John Cutrim.


Debate dos principais candidatos a governador "Flávio Dino e Edinho Lobão"



TV Mirante apresenta hoje às 21:00 horas debante entre os candidatos a governador do Maranhão




Ao povo do Maranhão, é hora de decisão


A partir das 21:00 horas pela TV Mirante, estarão frente a frente os dois principais candidatos a governador do Estado, onde o povo maranhense, mesmo já decidido qual será seu simpatizante candidato a governo, hoje terça-feira(30), o perfil, e as propostas dos candidatos será avaliado pelos maranhenses, quem de fato será o melhor nome para o Maranhão.

Com biografias diferentes com passados e conhecimentos da nação maranhense, é preciso compreender quem melhor está preparado a ser o futuro governador do Estado. De um lado um filho de político tradicional que durante a história do Maranhão, não se tem conhecimento quais os bens e defesas que realizou pelo Maranhão. A cadeira de suplente de senador e ocupante da vaga do seu pai hoje atual ministro de minas e energias, o povo maranhense já consegue avaliar durante anos o que deixou de fazer muito mais pelo Estado, no mandato de senador pelo PMDB.

O outro lado um candidato da oposição "Flávio Dino" vindo de uma carreira de magistrado e ter conseguido realizar um dos primeiros projetos pelo Maranhão, andando como pré-candidato pelo seu partido PcdoB, "DIÁLOGOS PELO MARANHÃO" descobriu e sentiu de perto as desgraças vivida pelas famílias maranhenses, diante do domínio de cinco décadas  com uma federação tão rica que é o Estado e seus municípios, de abandonos em algumas áreas sociais assim confirmam os últimos índices.

É nestas avaliações que hoje terça-feira(30), Setembro de 2014, a nação maranhense, assistirá os debates e as melhores propostas e perfil entre os principais candidatos a governador que antecipam somente cinco dias para as eleições do dia 05-10-2014.

A história e crise política do Estado, não é mais obscuras basta rever os acontecimentos dos últimos anos.

           Flávio Dino, na caminhada com centenas de estuantes e populares
                                               Estudantes com Flávio Dino

Greve - Os bancários reivindicam reajuste de 35%, reposição das perdas salariais, PLR de 25% do lucro líquido linear, contratação de mais bancários, fim das demissões imotivadas, isonomia, dentre outros itens




MANIFESTAÇÃO »Bancários iniciam greve nesta terça-feira (30)

Arleysson Rodrigo/Jornal Imparcial


No último sábado, os bancários de todo o país confirmaram o início de greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (30). Na última negociação, em São Paulo, os bancos elevaram o reajuste nos salários de 7% para 7,35%, enquanto o aumento do piso da categoria foi de 7,5% para 8%.
Para o Sindicato dos Bancários do Maranhão, os índices continuam rebaixados diante da lucratividade dos bancos, dos salários pagos à categoria e dos índices conquistados por outros trabalhadores.
Os bancários reivindicam reajuste de 35%, reposição das perdas salariais, PLR de 25% do lucro líquido linear, contratação de mais bancários, fim das demissões imotivadas, isonomia, dentre outros itens.
Com o início da greve para esta terça-feira, a rotina de milhares de maranhenses que utilizam os serviços prestados pelos bancos deverá ser modificada. Entretanto, de acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Eloy Natan, os serviços de auto-atendimento estarão normais para suprir algumas demandas dos clientes.
Os bancários reivindicam reajuste de 35%, reposição das perdas salariais, PLR de 25% do lucro líquido linear, contratação de mais bancários, fim das demissões imotivadas, isonomia, dentre outros itens (David Ferreira/OIMP/D.A Press)
Os bancários reivindicam reajuste de 35%, reposição das perdas salariais, PLR de 25% do lucro líquido linear, contratação de mais bancários, fim das demissões imotivadas, isonomia, dentre outros itens

“Hoje os clientes têm uma série de canais alternativos do banco para pagarem suas contas, como o auto-atendimento, aplicativos por celulares, telefone, internet”, disse o Eloy.
O Sindicato dos Bancários ressalta que as contas de água, luz, telefone, internet, financiamento, impostos, entre outras, que estiverem dentro do prazo, poderão ser pagas pelos canais alternativos do banco. Mesmo os bancários em greve, alguns funcionários trabalham normalmente.
Eloy Natan ainda afirmou que caso os clientes precisem de negociação presencial, a responsabilidade fica por conta dos banqueiros que só poderão resolver o problema após a greve.
Procon
De acordo com o gerente do Procon-MA, Kleber Moreira, os consumidores que forem pagar suas contas e não tiverem medidas viáveis para o pagamento, pode registrar o atendimento junto ao Procon, na empresa ou pela internet.
“O consumidor não pode sair lesado. Certo que a obrigação do consumidor é pagar suas contas, no caso da greve, o fornecedor obrigatoriamente precisa disponibilizar alternativas para o pagamento da conta. O que não pode é o fornecedor querer cobrar juros e não dá outros meios de pagamentos do débito”, disse o gerente.
O gerente ainda deixou claro que os consumidores que se sentirem lesados podem reclamar por dano moral ao Procon.
Que canais posso recorrer para realização de serviços bancários?
Caixa eletrônico: pagamentos de contas não vencidas, saques, depósitos, transferências, bloqueio e desbloqueio de cartões; 
Correspondente bancário (farmácias, correio, lotéricas): pagamentos de contas não vencidas, depósitos, bloqueio e desbloqueio de cartões; 
Telefone: pagamentos de contas não vencidas, transferências, bloqueio e desbloqueio de cartões; 
Internet: pagamentos de contas não vencidas, transferências, bloqueio e desbloqueio de cartões.

Pesquisa que apontam os possíveis eleitos candidatos no Maranhão estadual e federal




Instituto de pesquisas indicam!
Os números divulgados são da mesma pesquisa que apontou ampla liderança de Flávio Dino na preferência dos eleitores maranhenses. Flávio tem 60% das intenções de voto, contra 24% de Lobão Filho. Depois aparecem Saulo Arcangeli (PSTU), Zé Luis Lago (PPL), Antônio Pedrosa (PSOL), Prof. Josivaldo (PCB), com 1% cada um. Brancos e nulos somam 7%. E 5% não souberam ou não responderam.
Abaixo, seguem o nome dos candidatos a deputado federal mais citados.
       
  As eleições deste ano ocorrem no próximo domingo e a expectativa é que tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal mais da metade dos nomes, que hoje ocupam as cadeiras de deputado estadual quanto de federal, sejam renovados.


Depois do primeiro levantamento para as vagas proporcionais realizado em agosto, a TV Guará divulga nova pesquisa.
A pesquisa foi espontânea, ou seja, foi perguntado aos eleitores em quem eles votariam para deputado estadual e federal se as eleições fossem hoje no Maranhão.
O que mais chama a atenção é número de indecisos, das 1.400 pessoas entrevistadas, 538 disseram não saber em qual candidato a deputado federal irão votar e outros 150 disseram votar em ninguém.
Já para deputado estadual, 508 entrevistados ainda não escolheram o seu candidato e 104 optaram por votar em nenhum candidato, ou seja, branco ou nulo.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Vídeo da rica cultura do Caroço Renovação de Tutóia-Velha-Ma



Caroço Renovação 3 anos de existência em Tutóia-Velha





Uma tradição de pai para filho,  raiz cultural que só cresce  a cada ano na comunidade de Tutóia-Velha, e neste domingo(28), foi fundado uma Associção Cultural e Artística, que facilitará suas maneiras de se organizarem durante suas festividades.

O Sr. Presidente eleito, Reginaldo, convocou seus membros e fez uma rápida apresentação com batidas, cantos e coreografias raízes do Caroço e Renovação. Veja.






Domingos Dutra em rede nacional fala da desgraça do Maranhão. Vídeo





Domingos Dutra(SDD), pergunta ao depoente qual quinhão foi dado alguns políticos citados durante sua confissão em outro depoimento que a mídia de todo Brasil, acompanhou o atual governo do Maranhão, envolvido nos escândalos da Petrobrás.


Outro trecho da fala do deputado federal, quando fala das desgraças instaladas no Maranhão. Veja o vídeo abaixo.





Dilma é alvo preferencial no debate da TV Record



Eleições presidencial 

A uma semana do primeiro turno das eleições, a líder nas pesquisas de intenção de voto, a presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, foi o alvo preferencial dos ataques no debate realizado ontem na TV Record com sete candidatos que pleiteiam a Presidência da República. Nervosa, a presidente, que trajava um blazer vermelho, não sorriu uma única vez e chegou a insistir por três vezes, no primeiro bloco do embate, nos pedidos de direito de resposta. Apenas quando foi citada nominalmente é que a direção da emissora lhe concedeu 30 segundos para se defender.
Mesmo tendo usado o direito de resposta, Dilma aproveitou o início do segundo bloco para continuar defendendo a sua gestão, dizendo que foi a governante que mais combateu a corrupção no País. No final do debate, em entrevista coletiva concedida, a presidente e candidata à reeleição pelo PT disse que foi o "centro do debate" e criticou as regras do evento, reclamando do pouco tempo concedido para que os candidatos pudessem expor as suas ideias.
O primeiro embate entre Dilma e a segunda colocada nas pesquisas de intenção de voto, Marina Silva, se deu no início do primeiro bloco, quando a petista perguntou qual foi o voto de Marina com relação à CPMF, já que ela havia mudado quatro vezes de partido em três anos. Marina disse que mudou de partido para não mudar de ideais e de princípios e frisou: "Votei favorável (na questão da CPMF), sim. Eu e o senador Eduardo Suplicy. Tenho total coerência com as posições que defendo e foi por isso que disse que não faço oposição por oposição. Sei o que é melhor para o Brasil." Na réplica, Dilma ironizou dizendo que estava estarrecida porque ela não se lembrava de ter votado quatro vezes contra essa contribuição. "Não acredito que a senhora não se lembre que votou 4 vezes contra a CPMF."
Já o candidato do PSDB, Aécio Neves, ao contrário do que esperavam alguns de seus correligionários, não dirigiu suas baterias contra Marina Silva, que no momento é seu maior empecilho para disputar o segundo turno dessas eleições, e preferiu dirigir suas maiores críticas contra Dilma e o escândalo na Petrobras. Antes da morte do ex-governador Eduardo Campos, Aécio estava em segundo lugar nas pesquisas e era o mais cotado a disputar com Dilma a segunda fase da eleição presidencial. Com a morte de Campos e a entrada de Marina Silva como cabeça de chapa do PSB, a ex-senadora ultrapassou Aécio nas pesquisas e hoje é a mais cotada para enfrentar a petista no segundo turno.
O debate foi marcado também pela falta de resposta dos candidatos às perguntas que lhes foram feitas. No início do embate, por exemplo, Dilma Rousseff não respondeu diretamente a questão da candidata do PSOL, Luciana Genro, sobre se manteria o fator previdenciário, e preferiu dizer o que o governo petista fez para os aposentados. Em outro bloco, a petista foi criticada por Aécio Neves, que falou da "perplexidade" de diplomatas e de "alguns brasileiros" que sua atitude de propor diálogo com o grupo jihadista Estado Islâmico causou. Dilma ignorou as críticas do tucano sobre seu discurso na ONU. E defendeu a atuação de seu governo na área da segurança.
Os candidatos menos pontuados, os nanicos, que participaram do debate, Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Levy Fidelix (PRTB) e Eduardo Jorge (PV) protagonizaram os momentos mais hilários. Eduardo Jorge brincou ao dizer que não sabia para quem iria dirigir as perguntas, se "para a direita ou para a esquerda". Teve até um momento de constrangimento, quando Fidelix falou que é contra a união homoafetiva e exemplificou, dizendo que aparelho excretor não reproduz e que os homossexuais precisam de atendimento psicológico "bem longe da gente". Antes do dia 5 de outubro, quando ocorre o primeiro turno da eleição, os candidatos se enfrentam mais uma vez, no debate da Rede Globo, que ocorre na quinta-feira (2).

Candidatos a governador do estado, afirmam que Saúde fará parte do eixo central de prioridades de seus eventuais governos. Propostas de fortalecimento da medicina preventiva estão no centro da discussão



ELEIÇÕES 2014 »Saúde deve ser prioridade para candidatos


Finalizando a nossa série de reportagens sobre as propostas dos candidatos ao governo, retrataremos nesta edição um dos assuntos que, sem dúvidas, é, ao mesmo tempo, motivo de indignação e esperança da população do Maranhão: a Saúde. A ideia de trazer à população as propostas sobre temas variados foi motivada pelo sentimento democrático que deve ser a mola propulsora de uma eleição, para que os cidadãos sejam capazes de discernir, por meio das proposições apresentadas, qual o candidato que terá capacidade administrativa de gerir o estado. 

Nesta reportagem os candidatos expõem, por meio de seus programas de governo registrados na Justiça Eleitoral, qual o modelo de desenvolvimento pensado para o Maranhão na área da Saúde Pública.

Flávio Dino
O candidato do PCdoB, tem como uma das premissas a criação do Programa “Mais Médicos Maranhão”. “A finalidade é combater o déficit de profissionais no Estado, já que o Maranhão possui somente 0,7 médicos para cada 1.000 habitantes (a pior relação do país). O Programa vai complementar o Mais Médicos do Governo Federal, abrangendo as seguintes iniciativas: articulação e parceria com a Universidade Federal do Maranhão para que implante integralmente, com a qualidade e velocidade necessárias, os Cursos de Medicina de Imperatriz e Pinheiro; criar mais um curso de Medicina na Universidade Estadual do Maranhão, em região não atendida pelos cursos existentes; implantar progressivamente carreira de Estado para os médicos, similar a dos juízes, garantindo presença de profissionais em todas as regiões, estabilidade, remuneração adequada e promoções por mérito”, detalha o programa.

Além disso, Flávio Dino se compromete a valorizar o servidor da área da Saúde, com programa de incentivo. “Instituir bolsas complementares ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), do Ministério da Saúde, visando à criação de mais vagas de médicos, enfermeiros e dentistas no Maranhão, priorizando as regiões mais carentes. Fortalecimento da equipe técnica da Secretaria de Saúde para apoiar os municípios no desenvolvimento da Estratégia de Saúde da Família, de acordo com as Normas Nacionais. Pagamento de complementação ao piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias, em atuação cooperada com os municípios”, diz. 

Outro ponto abordado por Dino diz respeito à redefinição das regiões de saúde, a partir do mapeamento de municípios que são barreiras com outros estados. “Redefinir as Regiões de Saúde formadas por municípios de fronteira dos Estados do Maranhão/Piauí, Maranhão/Pará e Maranhão/Tocantins, possibilitando acesso universal aos usuários do sistema único de saúde, sem barreiras e constrangimentos atualmente existentes, em conformidade com o Ministério da Saúde”, relata o programa de Flávio Dino.

Lobão Filho 
O candidato do PMDB, por sua vez, garante a continuidade do programa “Saúde é Vida” do atual governo estadual. “Saúde é o nosso bem mais precioso. E sem saúde não dá para viver. Por isso, nosso governo vai dar prioridade absoluta ao avanço do programa "Saúde é Vida", o maior programa de saúde pública em andamento no Brasil”, ressaltou.  

Além disso, o candidato do PMDB garante que irá ampliar o programa, com algumas propostas. “Ampliar a rede de Unidades de Pronto Atendimento. Ampliar a rede de Unidades de Pronto Atendimento com a construção de UPA's em todas as regiões do Estado, em parceria com o Governo Federal. Programa "Remédio em Casa", que é um sistema de entrega de medicamento de uso continuado aos pacientes idosos ou com dificuldade de locomoção”, afirma o candidato em seu programa.

Outro item abordado por Lobão Filho diz respeito ao aumento do número de leitos no estado. “Programa "Mais Leitos", pensado para construir, concluir e equipar todos os hospitais de 20, 50 e 100 leitos. Além de concluir obras em andamento e colocar em operação as obras da segunda etapa do Programa Saúde é Vida”, promete.

Zeluis Lago
O candidato do PPL aposta nas construções de hospitais para melhorar o serviço da Saúde no estado. “Construção do grande hospital de urgência e emergência de são luís Dr. Jackson Lago. Construção de Socorrões de alta complexidade nas cidades de: Pinheiro, Bacabal, Santa Inês, Imperatriz, Balsas, Chapadinha, Timon e Rosário.”
 
Outra aposta de Lago é a criação de um programa preventivo de saúde, de nível estadual, além também da ampliação do Hemocentro do Maranhão. “Criação do PSF estadual (estratégia saúde da família) com ampliação de profissionais da saúde, por meio de concurso público para médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, auxiliares de enfermagem, com capacitação permanente e salário digno. Instalação de bancos de sangue (hemomar) nas cidades polo do maranhão”, disse em seu programa de governo.

O candidato do PPL também ressalta programas de assistência social em seu programa. “Criação da indústria maranhense de medicamento, para oferecer medicamento a preço de custo, para rede pública. Entrega domiciliar para quem necessita e implantação do programa boa visão que implantará a fábrica de óculos do maranhão para distribuição gratuita à população carente”, afirma.

Luís Antônio Pedrosa

O candidato do PSOL reafirma, em suas propostas, a necessidade de uma maior fiscalização do Programa Saúde da Família, com auditoria e registro dos gastos. Pedrosa também defende um reforço ao Sistema Único de Saúde. “Reforçar o SUS, reaparelhando unidades hospitalares, fazendo concurso público para a área, que não é feito há mais de 20 anos, e valorizar o profissional da saúde”, declara o candidato. 

Outra bandeira defendida pelo candidato do PSOL diz respeito ao funcionamento de grandes hospitais. “Retomar o Hospital do Ipem para os servidores do estado. Restabelecer o funcionamento do PAM Diamante, revigorar as unidades mistas de saúde”, reforça o candidato em seu programa de governo.

Saulo Arcangeli 
O candidato do PSTU, Saulo Arcangeli, defende o aumento das verbas para a pasta da saúde. “Mais verbas do Orçamento Estadual para a Saúde. No Maranhão, apesar de toda propaganda do Governo do Maranhão da construção de novos hospitais a situação é caótica. O estado perdeu quase 1/5 dos seus leitos entre os anos de 2015 e 2012. Os corredores dos hospitais da rede pública e privada estão superlotados. Os hospitais foram construídos, mas agora resta saber como serão postos em funcionamento sem nenhum concurso público para profissionais da saúde e sem verbas de manutenção garantidas”, relata.

Saulo Arcangeli, defende, em suas propostas de governo, aplicação de recursos do PIB Nacional para a Saúde, além da regulamentação do trabalho dos servidores do segmento. “Defendemos a aplicação de 10% do PIB Nacional para a Saúde, cujos recursos poderiam vir do pagamento da dívida pública. Priorizaremos a nível estadual o aumento dos recursos no orçamento estadual, prioridade de investimentos na saúde preventiva, garantia de água tratada e esgotamento sanitário para a população, programa de atendimento domiciliar com equipes multiprofissionais, a realização de concurso público para os profissionais da saúde, o respeito à jornada de 30 horas”, afirmou o candidato. Via Jornal o Imparcial.

domingo, 28 de setembro de 2014

Professor "Elivaldo Ramos" preside reunião que cria associação cultural e artístico na comunidade



Blogs da cidade esteve na cobertura na criação da associação cultural na comunidade Tutóia-Velha-Ma!

             Sócias assinando ficha de cadastramento

                                     Presidente eleito da associação e sócia recebendo o brinde da rifa 
                                                     Sócia faz demostração do artesanato
                                                         Leitura do Estatuto 





Na comunidade Tutóia-Velha, foi fundado a associação cultural e artístico onde dezenas de sócios fundadores estiveram presentes nesta tarde de domingo(28), durante a reunião sócios foram eleitos para compor a nova diretoria que administrará por três anos de acordo com sua Ata, já redigida e a criação de seu Estatuto de Direito que dará início 2014 a 2017.

Outra rica demonstração da cultura do Carroço da Renovação de Tutóia-Velha, foi dançando na residência do Presidente eleito Sr. Reginaldo Conceição dos Santos. Veja logo abaixo as marcantes imagens do dia. 

                                                       Leitura do Estatuto
Foto oficial com os sócios fundadores da "Associação Cultural e Artístico em Tutóia-Velha
                                              Sócios se associando 
                                              Ata de fundação redigida neste domingo(28)
                                                     2° folha da Ata de fundação
                          Baianas na roda do carroço após a fundação da associação cultural e artística


Mototaxistas de Tutóia ficaram na promessa desde 2009




Promessas do passado 




Em 2005, quando foi municipalizado o trânsito de Tutóia, a "Associação dos Mototaxistas" fundada com Cnpj n° 07.124.213/0001-74, recebeu a promessa que seria feito investimento de uma política pública voltada para educação no trânsito de Tutóia-Ma

2009, o atual prefeito municipal, em uma reunião com 8 pessoas da diretora da Instituição, apresentou algumas propostas que poderia melhorar o desorganizado trânsito da cidade. Foi então que o Sr. Prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil, deu todas as garantias que melhoria o sistema do trânsito na cidade. Disse na época que já havia contactado com uma das diretoras do Detran-Ma, para ser feito um levantamento com os problemas do trânsito de Tutóia.

O prefeito municipal, quando foi perguntado pelo Sr. Evangelista, Presidente da Associação, na época perguntou qual parceria era viável entre Sindicato e Associação da categoria? Afirmou o prefeito que dentro dos planos de seu governo, a atual rodoviária de Tutóia, construída ainda nos ano 80, precisaria ser demolida. Mas estava pensando readaptar para ser uma central dos mototaxistas, e a rodoviária seria próximo a entrada da barragem,ainda na Ma-034.

Entre as promessas disse o Sr. Prefeito que faria um convênio com o Detran-Ma, para habilitar todos os condutores mototaxistas sindicalizados e associados, com construção de pontos de estacionamentos, orelhão telefônicos, e padronização com os prestadores dos serviços de porta em porta(mototaxistas). Outra fantasiosa proposta feita pelo gestor em 2009, foi a parceria feita com Instituição financeira Banco do Brasil, prefeitura, sindicato, associação, em financiar motocicletas com parcelas mínimas por mês.

A sede dos mototaxistas construída através de projeto de lei, melhoraria a vida e o trânsito de Tutóia, em benefício aos usuários tutoienses. Mas 6(seis), anos se passaram e só restaram as promessas do dia 11 de Novembro de 2009 e a assinatura logo abaixo do prefeito municipal,com as promessas não cumpridas. 





Extinção do mandato de vereador da oposição aumentará a força governista no parlamento municipal



Guerra da oposição e base governista


1990, quando já estava constituído a Lei Orgânica do Município de Tutóia, pequena cidade do interior do Maranhão, aos poucos em seu desenvolvimento populacional já com o Poder Legislativo criado por 13(treze) vereadores com ações da Câmara Municipal, totalmente isoladas mas alguns anos o mundo tem se modernizado e o progresso na educação aos homens e mulheres tem muito avançado com a conquista das suas liberdades. Mas durante meses tem sido muito presente os blogs, da cidade no processo que envolve as discussões e debates durante as sessões realizadas toda as quartas-feira, às 15:00 horas, na praça Presidente Vargas, centro de Tutóia.

Mas o surgimento dos blogs locais não tem sido bem aceito por alguns parlamentares principalmente da base do governo municipal por ter feito e acompanhado todas as sessões já realizadas nos últimos anos, onde vereadores da base e da oposição discutem seus temas e ordem do dia. Como mostra o vídeo de um dos vereadores da base do governo citando os blogs, em registrar a notícia bombástica da última sessão do dia 24-09-2014, quando o Sr. Presidente Alexandre Baquil, fez a leitura de uma notificação representado por um suplente de vereador que pede a extinção por seu colega de partido(PRP), justificando compatibilidade de funções acumulado por Cristian Noronha(PRP).

O vereador Paulo Roberto, da base do governo fez questão de afirmar durante a sessão que os blogs documentasse que o motivo da extinção do mandato do vereador Cristian Noronha, não é de tramitação ou pedido da casa, mas sim do suplente representado pelo Sr. Bernardo do Jardim(PRP), ou seja talvez o próprio vereador Paulo Roberto, tentou confundir a opinião pública, quando se encontrava presente no dia da mesma sessão dezenas de populares. Mas ficou evidente e claro quais são as verdadeiras intenções do parlamentar que compõe a base do governo em citar que os blogs registrem o que retrata em seu próprio discurso.

Veja um trecho do vídeo durante a sessão!


                  Época que não existia mídia local e as ações da Câmara Municipal eram isoladas.
                               Folha de n° 78 da Lei Orgânica. Vereadores no ano de 1990

       

sábado, 27 de setembro de 2014

Eleições 2014 - Em Tutóia e Paulino Neves estão aptos a votar quase 50 mil eleitores e o treinamento de mesários e pessoal que vai trabalhar nessa eleição foi feito em 15 turmas de quatro horas de duração cada durante todo o mês de agosto e setembro deste ano.

Justiça Eleitoral realiza trabalho de fechamento de urnas eletrônicas das eleições de 2014 em Paulino Neves e Tutóia

Aconteceu no  dia 26/09 servidores da justiça eleitoral de Tutóia supervisionados pelo Juiz da Comarca Rodrigo Otávio Terças Santos acompanhado do Promotor de Justiça Wescley Pereira Moraes realizaram o trabalho de preparação e fechamento das urnas eletrônicas para a votação do próximo dia 05.

De acordo com informações do chefe do Cartório Eleitoral, Marsol Silva, serão 212 urnas distribuídas em 179 locais de votação. Além destas, há uma reserva de contingência de 33 urnas. 

Sexta-feira por volta de meio dia houve testes com acompanhamento de Fiscais dos Partidos é o que eles chamam de "auditoria das urnas". Na parte da manhã apenas dois fiscais apareceram pra acompanhar o serviço.

O Dr. Rodrigo Otávio Terças Santos disse que os servidores estão "preparando as urnas para receber os dados dos eleitores, dos candidatos e seções eleitorais de Tutóia e Paulino Neves e depois ficarão lacradas até o dia da eleição" afirmou o juiz.

As urnas dispõe de uma bateria interna de duração de seis e outra externa que dura tempo igual. E, após esse serviço, qualquer alteração delas só poderão ser feitas pelo próprio juiz ou por um funcionário da justiça designado por ele o que segundo ele dificulta qualquer tipo de fraude.

Na preparação das urnas estão cinco servidores da Justiça Eleitoral, quatro técnicos do Tribunal do Estado, além do Juiz e do Promotor.

Em Tutóia e Paulino Neves estão aptos a votar quase 50 mil eleitores e o treinamento de mesários e pessoal que vai trabalhar nessa eleição foi feito em 15 turmas de quatro horas de duração cada durante todo o mês de agosto e setembro deste ano.

A distribuição dessas urnas aos locais de votação ocorrerão no sábado dia 04.

Curiosidade: o Juiz Otávio Terças, nessa eleição, votará em Tutóia. Ele disse que optou por isso pra poder exercer seu papel de cidadão. Blog Elivaldo Ramos.

Juiz e Promotor supervisionando os trabalhos da equipe da Justiça Eleitoral em Tutóia

Urna pronta para a eleição 

Urna sendo testada

A urna opera com sistema linux o que dificulta a ação de rackers

Todas as urnas eletrônicas contam com uma mídia (tipo pen drive, como mostra a imagem abaixo) onde constarão todas os resultados da votação que será enviada ao TRE - Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, e uma memória interna (foto) reserva no caso de qualquer eventual problema.


Depois de testadas todas elas receberão selos como os mostrados nas imagens com assinaturas do Juiz e do Promotor.





Visita de Flávio Dino repercute no blog Marrapá da capital


Caminhada neste domingo na litorânea com Flávio Dino(PcdoB)


_MG_3275Neste domingo, apoiadores de Flavio Dino organizam uma passeata pela avenida Litorânea. O encontro tem sido chamado de “Caminhada 65 pela Paz” e está programada para percorrer a orla de São Marcos a partir das 9h30.
O ponto de encontro é a descida do Barramar para a Litorânea e a chamada pede que os apoiadores de Flávio Dino vão para a caminhada e podem levar bicicletas, skate ou patins para percorrer a avenida na manhã de domingo.
Na reta final da campanha, o evento vai pedir paz ao Maranhão e acrescenta que os apoiadores de Flávio Dino se encontrem na Litorânea vestindo branco. A mobilização visa contrapor os ataques desferidos pelo programa eleitoral do adversário e reunir apoiadores em uma corrente pela paz no estado.
A praticamente uma semana do dia das eleições, Dino segue firme na liderança das intenções de voto. Com 68% dos votos válidos, Flávio Dino pode vencer no primeiro turno contra 28% do segundo colocado. (Pesquisa Exata / Tv Guará / Fiema). Fonte Blog. Marrapá.

No Maranhão a eleição deve ser definida no 1° turno aponta folha de São Paulo




Os possíveis eleitos ainda em 1° turno. E o Maranhão desempenho de apostas dos grandes partidos e a ausência de terceiro candidato competitivo contribuem para que nove estados caminhem para definir as eleições para governador.

O maranhão é um exemplo desse quadro, segundo "Folha de São Paulo" publicado ontem sexta-feira(26)

Informações blog. John Cutrim


De primeira