quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

PROGRAMAÇÃO DA POSSE DO GOVERNADOR FLÁVIO DINO NESTA QUINTA-FEIRA - 01/01/2015


 

A POSSE DE FLÁVIO DINO SERÁ NA ASSEMBLEIA E A TRANSMISSÃO DE CARGO NO PALÁCIO!




Flávio-Dino

O governador eleito do Maranhão Flávio Dino (PC do B) tomará posse do cargo no dia 1º de janeiro, às 15h, na sede da Assembleia Legislativa do Maranhão, em São Luís.

Após a posse, o atual governador Arnaldo Melo (PMDB) passará o cargo ao governador eleito, em solenidade marcada para as 17h, no Palácio dos Leões, sede do executivo estadual.

O governador já anunciou os nomes que comporão a equipe de governo nos próximos quatro anos.

A posse de todos os secretários foi definida para o dia 2 de janeiro, às 9h, no Teatro Arthur Azevedo.

saiba mais

Flávio Dino foi eleito governador do Maranhão em primeiro turno, no dia 5 de outubro. O pecebista obteve 1.877.064 votos (63,52% dos votos válidos), contra 995.619 (33,69%) de Lobão Filho (PMDB). O governador eleito terá como vice o deputado federal Carlos Brandão (PSDB).

Perfil
Flávio Dino de Castro e Costa tem 46 anos, é casado e tem três filhos. Natural de São Luís, possui graduação em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em 1994, foi aprovado em concurso público para juiz federal, cargo que exerceu por até 2006, quando deixou a carreira para entrar na política.

Neste ano, foi eleito deputado federal. Em 2008, candidatou-se a prefeito de São Luís e foi derrotado por João Castelo (PSDB). Em 2010, candidatou-se para governador do Maranhão e perdeu para Roseana Sarney (PMDB). Em 2011, assumiu a presidência da Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), cargou que ocupou até este ano, antes das eleições.

Do G1 MA

ADEUS ANO VELHO FELIZ ANO NOVO PARA TODA COMUNIDADE TUTOIENSE



Ano 2015 de esperança e renovações o blog deseja a sociedade tutoiense!


   Povão no Distrito Barro-Duro
                                    Barro Duro Tutóia - Maranhão, durante segunda-feira, carnaval

Durante os últimos anos não tem sido o esperado por quem administram nossa cidade, nos aspectos sociais há muito tempo, perdemos a confiança por homens que se titular fora do poder com falsas promessas e quando assumem tornam-se imperadores e escravizam a mente e as forças de um povo, principalmente quando se observa as desorganizações por classes, seja Sindicatos, Associações, Ongs, ou qualquer outra instituição com fins lucrativos ou sem fins lucrativos.

Estamos perdendo a cada ano a força de olharmos para um novo horizonte em acreditar em homens públicos, em distorcer as finalidades, as normas da lei maior desse País. A lei de responsabilidade fiscal tem sido violada por ser mal fiscalizada pelo maior poder que é o povo, e os poderes LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO, MINISTÉRIO PÚBLICO. Os sucessivos abusos com a máquina pública durante anos tem causado consequências a principal vítima que é a POPULAÇÃO.

Os olhos desse município por aqueles que governam há quase 7(sete) anos, conseguiram baixar a cabeça dos mais humildes sem ter forças de reivindicarem as mazelas em todas as divisões da PREFEITURA MUNICIPAL, desde a SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, CULTURA, MEIO-AMBIENTE, TURISMO, INFRAESTRUTURA, ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO, em fim dezenas de departamentos que poderiam ser presentes na vida da sociedade em circular corretamente os recursos públicos, desenvolvendo cada área social.

Durante anos, é notório a divisão da PREFEITURA, desse município ter sido dividida em SUB-PREFEITURA, vivemos noites traiçoeiras sem ter a quem recorrer quando precisamos reivindicar algo de errado neste pequeno município. Só nos restam sonhar por um novo dia, um novo ano de muita paz. Esperança, proteção, diante do que hoje vivemos.

O titular do blog, faz toda essa reflexão no direito como cidadão natural dessa terra, que há anos vem acompanhando as instalações de sistemas públicos que só escravizam a liberdade de um povo. O domínio do município em resgatar a libertação parece está longe de ser resgatado pelo povo, mas agora depende muito da participação e do empenho da justiça diante do que se acontece e o que não se transparece.

Adeus... ano velho!  Feliz... ano novo que tudo  se realize no ano que há esperança de nascer para a comunidade de Tutóia... 

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

TUTOIENSE "DATINHA" É INDICADO AO PRÊMIO MIRANTE ESPORTE



Tutoiense Datinha 



Mais de 70 atletas e 25 modalidades concorrem ao prêmio Mirante Esporte

Votação foi iniciada nesta segunda-feira(29) a premiação chega a sua 10ª edição

Tutoiense Datinha é mais uma vez indicado ao prêmio Mirante Esporte, o mesmo já ganhou o prêmio em edições anteriores, e segue novamente na disputa em 2014.





A votação do Troféu Mirante Esporte já foi iniciada e 77 atletas indicados em 25 modalidades já iniciaram a aflição pelo prêmio que marca a 10ª edição da festa.
Quem quiser votar é só acessarwww.sistemamirante.com/trofeumirante. A votação também será feita por um júri oficial composto por jornalistas e profissionais da área de esportes. 

Os vencedores serão conhecidos no dia 29 de janeiro. O evento, como nas edições recentes, será no Teatro Arthur Azevedo.
As modalidades participantes são atletismo, automobilismo, basquete, badminton, beach soccer, ciclismo, capoeira, jogo de damas, fisiculturismo, futebol, futsal, ginástica, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, motociclismo, natação,  surf, tênis de mesa, tênis de quadra, tiro esportivo, triátlon, voleibol, xadrez. 
Além dos melhores atletas por modalidade serão escolhidos o atleta do ano - voto popular, atleta do ano - júri oficial, federação destaque, jovem talento e incentivo ao esporte, além de outras homenagens a personalidades que se destacaram na cena esportiva maranhense.
CONHEÇA OS INDICADOS

ATLETISMO

 
Amanda da Silva dos Santos
Marcelo Santos L. Filho
Larisse do Nascimento de Sousa
 
AUTOMOBILISMO
 
Manuel Carlos Júnior
Fábio Cadaço
Alan Kardec
 
BASQUETE
 
Thalia Serra Pinheiro
Alderico José Coelho Júnior
Silvano Vasconcelos Araújo
 
BADMINTON
 
Carlos Bruno Fernandes Mendes
Thierike Santos
Lucyele Farias da Silva

BEACH SOCCER

Luís Alberto do Nascimento Braga - Datinha
Roberto Muniz Pacheco Neto - Roberto
Franklyn Damasceno Conceição - Frank

CICLISMO
 
Gilson Buna Martins
Luís Carlos Ribeiro Campos
João Batista Pereira Silva

CAPOEIRA
 
Joanne Alves e Alves
Antônio Lucas Batalha
Edilson Moreira Rodrigues Júnior

JOGO DE DAMAS

Fernando de Jesus França
Thalyane Bianca Sá Santos
Allison Davi Castro Silva

FISICULTURISMO
 
Orlando Gomes Martins
Eudésia Araújo Martins
Rosilval Ferreira Lima Júnior

FUTEBOL
 
Eloir Silva Moreira - Eloir
Hilton Conceição de Sousa – Hiltinho
Eudes Ruan de Sousa Carneiro – Ruan

FUTSAL

Antônio Antunes
Lucas Moura dos Santos Assunção Silva
Carlos Henrique Costa Soares
 
GINÁSTICA
 
Antônio da Conceição Silva
Edson Alves Gomes
Marília Cristina Lima Pereira

HANDEBOL
 
Wyllem Júnio da Luz
Pablo Sá
Ursula Simões

JIU-JÍTSU

Milena Cristine do Nascimento
Gabriel de Lima Pires
Francisco Sales

JUDÔ
 
Pedro Victor Fonseca Rezende
Leonardo Kubo
Ítalo Mazzili Cabral de Carvalho

KARATÊ
 
Salatiel Martins Ferreira
Hélio Nascimento
Matheus Lima Dourado
Joana Viviane dos Anjos
Andréas Salomão Campos da Silva

MOTOCICLISMO
 
José Gonçalves dos Santos
Antônio Ataide Matos de Pinho Júnior
Vinícius Barbalho Mota
 
SURF

Amauri de Melo Oliveira
Marcelo Bogêa Vaz dos Santos
Thiago Pierre Goes

TÊNIS DE MESA
 
Bruno Henrique Carvalho Ribeiro
Vitor Augusto Reis Alves
Linaldo Neves Pinheiro

TÊNIS DE QUADRA
 
Tiago Marques
Fernando Frota
Isadora Andrade

TIRO ESPORTIVO
 
Alysson Marquezelli Simeão Almeida
Rosinete Nascimento Teixeira
Alessandra Mendes Lopes
 
TRIATLON

Shirley Orivane
Max Vale Costa
Ubirajara Mendes Câmara Júnior
 
NATAÇÃO
 
Thiago Corrêia Rezzo
Bruno França Cardoso
Júlia Leal Nina
 
VÔLEI
 
Beatriz da Silva Alves
Carolynne Weba da Silva
Letícia Regina Lima
 
XADREZ

Yuri de Carlos Dias
Wilson Barros Júnior
Igor Gabriel Correa Cutrim

POLÍCIAS DE TUTÓIA E URBANO SANTOS APREENDE 5 MIL PÉS DE MACONHA NO POVOADO SANTANINHA



Operação da Polícia Civil apreende 5 mil pés de Maconha em Tutóia



Blog Elivaldo Ramos

   

Uma operação conjunta dos Delegados de Polícia Civil das cidades de Tutóia e Urbano Santos deflagraram a operação batizada de "Operação Reveillon" e apreenderam quase 5 mil pés de maconha no povoado Santaninha no município de Tutóia. 

Segundo o Delegado titular da Delegacia de Policia Civil de Tutóia, Dr. Leonardo Pereira, a informação sobre a plantação da maconha partiu da Regional de Chapadinha que comunicou o Delegado de Urbano Santos, Márcio Almeida, para realizar a operação conjunta.

O delegado informou ainda que a maconha já estava em ponto de colheita e eram plantadas em buracos com quantidades de 3 a 5 pés em cada um. Além da droga plantada em buracos havia uma plantação suspensa em "canteiros". A Polícia informou que haviam fileiras de 27x23 buracos em uma das roças com uma média de 3 pés em cada.

Mais da metade da droga foi incinerada no local pela própria Polícia e outra quantidade foi trazida à Delegacia de Tutóia. Uma amostra será encaminhada para perícia e o restante será incinerado.

Ainda de acordo com o Delegado quando a Polícia chegou a Santaninha prendeu um irmão de um dos traficantes e este revelou que havia uma segunda roça. A Polícia chegou a segunda plantação que ficava próxima de residências da comunidade e prendeu Francisco Candido de 60 anos, que se encontra preso na Delegacia de Tutóia e é suspeito de ser o dono de uma das roças. 

Familiares de um dos detidos estavam nesse momento na Delegacia de Tutóia. Uma senhora de mais de 60 anos estava muito agitada e perguntava pelo filho. Os policiais pediam calma para ela.

A operação contou com três policiais de Urbano Santos e quatro de Tutóia, auxiliados por dois Guardas Municipais.


POSSE - No Maranhão, rádios comunitárias pretendem transmitir ao vivo a cerimônia de posse do governador, atuando como protagonistas na difusão das notícias que envolvem a solenidade.


Fonte: Ed Wilson

RÁDIOS COMUNITÁRIAS SE MOBILIZAM PARA TRANSMITIR A POSSE DE FLÁVIO DINO


Diversas rádios comunitárias em todo o Maranhão se mobilizam para a cobertura da posse do governador eleito, Flávio Dino (PCdoB), marcada para a próxima quinta-feira, 1º de janeiro de 2015. A posse de Flávio Dino atrai a atenção das rádios comunitárias, que apostam na construção de uma política de comunicação democrática nesta nova gestão.

Em iniciativa inédita no Maranhão, rádios comunitárias pretendem transmitir ao vivo a cerimônia de posse do governador, atuando como protagonistas na difusão das notícias que envolvem a solenidade.

Para o coordenador-geral da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço), Luiz Augusto Nascimento, esse momento é marcado de singularidades. A participação das rádios comunitárias na cobertura jornalística da cerimônia é na opinião dele o início da participação ativa das rádios comunitárias na construção de uma política de comunicação democrática.

“Este é um momento muito importante e positivo porque é a primeira vez no Maranhão que as rádios comunitárias têm a oportunidade de transmitir uma cerimônia como esta. Acreditamos que esta nova gestão mostrará que as rádios comunitárias podem ser protagonistas na política de comunicação”, afirmou.

Transmissão

Uma das rádios comunitárias que pretende transmitir a posse de Flávio Dino é a rádio Bacanga FM. Além da transmissão via rádio, a emissora comunitária vai disponibilizar o conteúdo no link http://www.radiobacangafm.com

O desembargador Cleones Cunha é o responsável pelos trabalhos da Corregedoria Nacional na Região Nordeste


Des. Cleones Cunha integra coordenação da Corregedoria Nacional de Justiça


O desembargador Cleones Cunha é o responsável pelos trabalhos da Corregedoria Nacional na Região Nordeste
O desembargador Cleones Cunha é o responsável pelos trabalhos da Corregedoria Nacional na Região Nordeste
O desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Cleones Carvalho Cunha, integra, desde setembro de 2014, a Coordenação de Controle Regional das 5 Regiões do País (CCR5), instituída pela corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi. O magistrado maranhense é o responsável pelos trabalhos da Corregedoria Nacional na Região Nordeste.
O CCR5 tem entre as suas atribuições assessorar a ministra Nancy Andrighi na análise de informações prestadas pelos tribunais estaduais, acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelas corregedorias estaduais e auxiliar na fiscalização e execução das orientações, determinações e metas fixadas pela Corregedoria Nacional de Justiça, conforme a Portaria nº 54/2014.
Com o início dos trabalhos, o desembargador Cleones Cunha participou de reuniões com a corregedora nacional Nancy Andrighi e visitou os outros oito estados do Nordeste, conversando com juízes e com os corregedores locais para coletar informações importantes para o trabalho da Corregedoria Nacional.
Composição – No mesmo grupo de trabalho estão os desembargadores Carlos Teixeira Leite Filho (TJSP), responsável pelas regiões Sul e Sudeste (exceto Minas Gerais) e coordenador do CCR5; Rui Ramos Ribeiro (TJMT), responsável pela Região Centro-Oeste e Estado de Minas Gerais; e Cláudio César Ramalheira Roessing (TJAM), responsável pela Região Norte.
Para a escolha dos desembargadores, a ministra Nancy Andrighi considerou o conhecimento regional que eles detêm, tendo como escopo construir um diálogo proativo entre as Corregedorias locais e a Corregedoria Nacional de Justiça, para garantir efetiva solução às demandas dos serviços judiciais prestados no país e apurar possíveis desvios.
Além de assegurar a presença e o trabalho efetivo da Corregedoria Nacional nos estados, o trabalho do CCR5 é feito com economia para os cofres públicos, sem prejuízo para o cidadão nas unidades da federação, uma vez que a sistemática de trabalho reduz os gastos com passagens, diárias e convocações de juízes e desembargadores para Brasília.
Os desembargadores designados não serão remunerados pela função, e seu exercício é considerado serviço público relevante, cabendo ao CNJ, quando necessárias, as eventuais despesas com passagens aéreas e diárias.
As informações são do TJMA

DOIS RÁPIDOS ACIDENTES OCORRIDOS ONTEM PELA MANHÃ EM TUTÓIA



Vejam imagens do acidente ocorrido ontem no bairro Paxicá em Tutóia-MA


Informações: Neto Pimentel

Na manhã de ontem (29),dois acidentes aconteceu no bairro Paxicá, nas proximidades da Parnauto, vitimando 3 pessoas uma com lesões graves que teve que ser transferida do hospital municipal Lucas Veras para o Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI.

O outro acidente aconteceu com a colisão de uma moto com uma Toyota bandeirantes, no congestionamento causado no trânsito, em seguida um outro veículo chocou-se com uma moto e uma L200, apenas com danos materiais aos proprietários.

O casal que estava na moto do primeiro acidente, residem no povoado Seriema, e segundo informações, Marcelo que pilotava a moto ainda encontra-se internado no Dirceu Arcoverde em observação após fazer vários exames, e sua esposa foi submetida a uma cirurgia na perna.

O fluxo de veículos no trânsito de Tutóia nesse período tem aumentado constantemente, e tem sido grande o número de acidentes, sendo necessário paciência e atenção dos condutores para que mais acidentes não ocorram
.

Marcelo vítima do primeiro acidente desacordado 
      
Moto atingida no segundo acidente

SEGURO-DESEMPREGO E OUTROS BENEFÍCIOS TORNARAM MAIS RIGOROSO PELO GOVERNO PT



Período de trabalho para requerer 1º seguro-desemprego vai triplicar. Futuro ministro disse que mudança gera economia de R$ 18 bi por ano.


Ministro Aloizio Mercadante (centro) anuncia mudanças em regras da Previdência Social (Foto: Nathalia Passarinho / G1)
Ministro Aloizio Mercadante (centro) anuncia mudanças em regras da Previdência Social 
O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, anunciou na segunda-feira (29) a edição de medidas provisórias (MPs) que tornarão mais rigoroso o acesso da população a uma série de benefícios previdenciários, entre eles seguro-desemprego e pensão por morte.
As MPs, que na prática significam uma reforma previdenciária, serão publicadas no Diário Oficial da União nesta terça (30). As novas regras passam a valer logo após a publicação, mas precisam ter a validade confirmada pelo Congresso Nacional no prazo de até 120 dias. Conforme o ministro Mercadante, as limitações à concessão dos programas servem para “corrigir excessos e evitar distorções”.

“Verificamos que 74% do seguro-desemprego está sendo pago para quem está entrando no mercado de trabalho. Agora, o trabalhador terá que trabalhar um ano e meio para ter esse direito”, disse o ministro. Para solicitar o benefício pela segunda vez, o trabalhador terá que ter trabalhado por 12 meses seguidos. Na terceira solicitação, o período de trabalho exigido continuará sendo de seis meses.Indicado por Dilma para ser ministro do Planejamento no segundo mandato, Nelson Barbosa participou da coletiva de imprensa e informou que as medidas vão significar uma economia de R$ 18 bilhões por ano, a partir de 2015. A “minirreforma previdenciária” foi anunciada após reunião dos ministros com centrais sindicais, entre elas CUT e UGT, no Palácio do Planalto. Também participaram da coletiva a atual ministra do Planejamento, Mirian Belchior, e o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Entre as mudanças definidas está a triplicação do período de trabalho exigido para que o trabalhador peça pela primeira vez o seguro-desemprego. Conforme Mercadante, será elevado de seis meses para 18 meses o período seguido de trabalho para que os recursos sejam liberados ao contribuinte que acaba de ficar desempregado.


Pensão por morte
Os critérios para obter pensão por morte também ficarão mais rigorosos e o valor por beneficiário será reduzido. As novas regras não se aplicam a quem já recebe a pensão. O governo vai instituir um prazo de “carência” de 24 meses de contribuição do segurado para que o dependente obtenha os recursos.

Atualmente, não é exigido tempo mínimo de contribuição para que os dependentes tenham direito ao benefício, mas é necessário que, na data da morte, o segurado esteja contribuindo.

Será estabelecido ainda um prazo mínimo de 2 anos de casamento ou união estável para que o cônjuge obtenha o benefício. “Esse prazo é necessário e serve até para evitar casamentos oportunistas”, disse Mercadante. A atual legislação não estabelece prazo mínimo para a união.

O ministro anunciou também um novo cálculo que reduzirá o valor da pensão. “Teremos uma nova regra de cálculo do benefício, reduzindo do patamar de 100% do salário de benefício para 50% mais 10% por dependente até o limite de 100% e com o fim da reversão da cota individual de 10%”, disse Mercadante.

Pelas medidas provisórias editadas pela presidente Dilma Rousseff, deixará de ter direito a pensão o dependente condenado pela prática de crime que tenha resultado na morte do segurado. Atualmente, o direito de herança já é vetado a quem mata o segurado, mas não havia regra com relação à pensão por morte.

Outra mudança é a vitaliciedade do benefício. Cônjuges “jovens” não receberão mais pensão pelo resto da vida. Pelas novas regras, o valor será vitalício para pessoas com até 35 anos de expectativa de vida – atualmente quem tem 44 anos ou mais. A partir desse limite, a duração do benefício dependerá da expectativa de sobrevida.

Desse modo, o beneficiário que tiver entre 39 e 43 anos receberá pensão por 15 anos. Quem tiver idade entre 33 e 38 anos obterá o valor por 12 anos. O cônjuge com 28 a 32 anos terá pensão por nove anos. Quem tiver entre 22 e 27 anos receberá por seis anos. E o cônjuge com 21 anos ou menos receberá pensão por apenas três anos.

Abono salarial
Outro benefício que será limitado pelo governo é o abono salarial, que equivale a um salário mínimo vigente e é pago anualmente aos trabalhadores que recebem remuneração mensal de até dois salários mínimos. Atualmente o dinheiro é pago a quem tenha exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias consecutivos ou não, no ano.

Com a medida provisória que será publicada nesta terça-feira, só poderá obter o benefício o trabalhador que tenha exercido atividade por seis meses. “O benefício da forma como é hoje trata de forma igual quem trabalha 30 dias em um ano e quem trabalha o ano inteiro. Agora a carência para receber o salário mínimo, em vez de um mês, passa a ser de seis meses”, explicou Mercadante.

Auxílio-doença
O governo também mudou as normas para concessão do auxílio-doença. Hoje o valor é pago pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ao trabalhador que ficar mais de 15 dias afastado das atividades.

Com a edição da MP, o prazo de afastamento para que a responsabilidade passe do empregador para o INSS será de 30 dias. Além disso, será estabelecido um teto para o valor do auxílio equivalente à média das últimas 12 contribuições.

Seguro-defeso
Outra alteração anunciada pelo governo diz respeito ao seguro-desemprego do pescador artesanal, o chamado seguro-defeso. Trata-se de um benefício de um salário mínimo para os pescadores que exercem atividade exclusiva e de forma artesanal. O valor é concedido nos períodos em que a pesca é proibida para permitir a reprodução da espécie.

A MP editada por Dilma veda o acúmulo de benefícios assistenciais e previdenciárias com o seguro-defeso. O pescador que recebe, por exemplo, auxílio-doença não poderá receber o valor equivalente ao seguro-defeso. Além disso, será instituída uma carência de 3 anos a partir do registro oficial como pescador, para que o valor seja concedido.

Do G1

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

NOVO GOVERNO - Márcio Jerry anunciou que, assim que tomar posse, o novo governo contestará a mudança legal administrativa e judicialmente. “É um absurdo do ponto de vista ético e legal”


Governo Flávio Dino vai contestar lei que dá a Roseana Sarney o direito a nomear assessores políticos


Via Marrapá
roseanaEstadão – A ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB) terá poderes para nomear livremente, a partir de 1º de janeiro, quatro servidores para ajudá-la em atividades de apoio pessoal pelos próximos quatro anos. Terá também à sua disposição um carro oficial para seus deslocamentos. Essas regalias estão previstas em uma lei estadual sancionada no último dia 18, atendendo a um projeto de lei enviado por ela em novembro.
Seis dias antes, Roseana já havia sido beneficiada por uma pensão vitalícia no valor de R$ 24 mil por ser ex-governadora. Ela ainda tem direito a outros R$ 23 mil por ser funcionária aposentada do Senado.
A nova lei que se refere à equipe de apoio para Roseana altera uma legislação de novembro 2006, sancionada pelo então governador José Reinaldo Tavares (PSB), adversário político da família Sarney. Essa norma já assegurava a ex-governadores a possibilidade de contar com uma equipe pessoal para assessorá-los após o término do mandato.
Anteriormente, dos cinco assessores que poderiam ser nomeados, apenas um poderia ser indicado sem qualquer restrição. Outros quatro deveriam ser obrigatoriamente dois policiais civis, um motorista pertencente aos quadros da Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros, e um quarto, ajudante-de-ordens.
Roseana enviou projeto de lei para a Assembleia Legislativa maranhense a fim de elevar o número de assessores da cota de livre nomeação. E conseguiu. Em vez de apenas um, agora serão quatro. Três deles podem receber subsídio de R$ 5,6 mil. O quarto, de R$ 3,5 mil. Pela nova lei, apenas o motorista, o quinto assessor a que um ex-governador tem direito, precisa pertencer à PM ou ao Corpo de Bombeiros estadual. A norma prevê, em algumas hipóteses, acumulação de salários com cargos que já ocupam.
A proposta foi sancionada pelo “governador-tampão” Arnaldo Melo (PMDB), então presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, que assumiu a gestão estadual no dia 10, após Roseana Sarney ter renunciado ao mandato. O ex-vice de Roseana, Washington Luiz, pediu afastamento do cargo em novembro de 2013 para virar conselheiro do Tribunal de Contas do estado (TCE-MA). Será Arnaldo Melo, aliado de Roseana, quem passará a faixa ao governador eleito Flávio Dino (PCdoB), inimigo da família Sarney.
Ao Broadcast Político, o líder do governo na Assembleia, deputado César Pires (DEM), defendeu a aprovação do projeto. Segundo Pires, a mudança dos cargos não trará aumento de gastos ao erário. Ele argumentou que anteriormente havia apenas preferência por agentes de segurança pública.
César Pires disse ainda que a nomeação de equipe para assessorar ex-governadores tem paralelo no âmbito federal, em que ex-presidentes também podem dispor de uma equipe pessoal. “Por mim, acabaria com tudo. Mas não existe afronta à lei. Eu sou contra qualquer um ter, mas sou contra a discriminação de uns terem direito e outros não”, justificou ele, ao dizer que houve acordo com a oposição para se aprovar a proposta.
O presidente do PCdoB no Estado e futuro secretário de Articulação Política do governo Flávio Dino, Márcio Jerry, classificou o projeto aprovado de “casuístico” e “inaceitável”. “A iniciativa visa assegurar privilégios existentes para ex-governadores. Lamentamos que isso ocorra no apagar das luzes do governo”, disse.
Márcio Jerry anunciou que, assim que tomar posse, o novo governo contestará a mudança legal administrativa e judicialmente. “É um absurdo do ponto de vista ético e legal”, afirmou.
A reportagem procurou Roseana desde sábado por meio de seus números telefônicos pessoais e também por dois assessores próximos, mas não localizou a ex-governadora para comentar a medida. Na mensagem que enviou à Assembleia, no dia 17 de novembro, Roseana argumentou que, em sua opinião, é desnecessário um ex-governador ter profissionais de segurança pública “sem haver angariado inimizades ou constituído desafetos que representem algum risco à sua segurança pessoal”.
“Há de levar em conta, ainda, que com a dispensa de dois delegados de Polícia da equipe do ex-Governador, o projeto favorece a própria Polícia Civil, que passará a contar com esses profissionais em seus cargos de origem, servindo à sociedade”, afirmou Roseana, ao destacar que a medida não acarreta ônus aos cofres públicos.

Bares e restaurantes da Avenida Litorânea se preparam para a virada do ano




Para garantir o conforto de clientes na festa da virada, proprietários se preocupam com a segurança dos bares

Gabriel Mendes/Imparcial


Quem pretende passar a virada de ano na Avenida Litorânea este ano terá muitas opções no que diz respeito a bares e restaurantes. A maioria dos locais do setor A e B localizados neste local funcionarão desde o fim da tarde do dia 31 e nas primeiras horas do dia 1º em busca de iniciar o ano com os ‘cofres cheios’.


Alguns bares terão atrações próprias em suas dependências. Aqueles que costumam promover festas e atrações musicais nos fins de semana comuns irão oferecer todo um aparato musical e de bebidas e comidas para os clientes que optarem pela Avenida Litorânea e a Praia de São Marcos.

Quem pretende passar a virada de ano na Avenida Litorânea este ano terá muitas opções no que diz respeito a bares e restaurantes. A maioria dos locais do setor A e B localizados neste local funcionarão desde o fim da tarde do dia 31 e nas primeiras horas do dia 1º em busca de iniciar o ano com os ‘cofres cheios’.


Alguns bares terão atrações próprias em suas dependências. Aqueles que costumam promover festas e atrações musicais nos fins de semana comuns irão oferecer todo um aparato musical e de bebidas e comidas para os clientes que optarem pela Avenida Litorânea e a Praia de São Marcos.

A renda acumulada neste dia por este setor deve sofrer um aumento considerável este ano em relação a 2013. Isso porque em 2014 as atrações musicais cedidas pelo poder público à população devem voltar a Litorânea. No ano passado, todas as atrações foram para Lagoa da Jansen, diminuindo o fluxo de pessoas na praia.

“Este ano esperamos que o número de pessoas que passe por aqui pelo bar seja maior. Este ano haverá atrações mais uma vez e acho que mais pessoas devam vir para cá. Alé dessas que vão estar na rua, nosso bar também irá disponibilizar atrações para todos os gostos musicais. Vamos unir nossos dois bares para promover uma boa festa a quem vier por aqui”, destacou Teresa Guilhon, gerente dos bares Oásis Aqueles bares que não promoverem suas próprias festas, estarão abertos oferecendo aquilo que costumam oferecer no que diz respeito a alimentos e bebidas, aproveitando das atrações locais e nacionais nos palcos localizados nas ruas da Avenida. Em uma amostra dos bares do local, cerca de 90% estará em funcionamento e devem iniciar suas atividades à partir das 18h e finalizar por volta das 2h da manhã já no dia 1º de janeiro.
e Sonora Club.

Outra acostumada a ceder atrações especiais no fim de ano é Nyranda Araújo, proprietária do Bar L’apero. Com um público mais alternativo, a empresária oferecerá basicamente aquilo que promove em todos os fins de semana com bastante musica eletrônica.

Não vamos fazer basicamente nada de especial. Vamos oferecer aquilo que já oferecemos todos os fins de semana, que são Dj’s com muita música eletrônica. Temos um público fiel e que nos pediu que fizemos nossas festas na virada de ano também. Isso foi um pedido da nossa clientela”, destacou.

Reforço de efetivo 
Os bares em que a reportagem do o Imparcial, procurou para a realização da matéria, os proprietários ou gerentes ressaltaram a importância da segurança. Desde os primeiros, próximos a extensão até aqueles localizados na parte próxima a Praça do Pescador, aqueles que estarão abertos durante a virada de ano, contratarão um número superior de seguranças em relação aos dias comuns de funcionamento.

“Isso é para que as pessoas que utilizem dos nossos serviços sem precisar se preocupar. Sabemos que virão muitas pessoas por aqui e, caso haja algum incidente, temos que garantir a segurança e o bem estar dos nossos clientes”, completou o gerente do bar Porto Seguro II.