segunda-feira, 9 de março de 2015

DEPUTADOS DO MA APROVARAM COM UNANIMIDADE CARTEIRA DE HABILITAÇÃO PARA JOVENS ESTUDANTES DE GRAÇA



Aprovado projeto que garante CNH de graça a estudantes de escolas públicas

habilitacao de graca maranhao
De autoria de Roberto Costa, projeto que garante CNH a estudantes da rede pública foi aprovado na Assembleia.
Parlamentares aprovaram, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (9), projeto de lei do Programa CNH Jovem. De autoria do deputado estadual Roberto Costa (PMDB) e encaminhado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) ainda em fevereiro, o programa determina que jovens entre 18 e 21 anos, que tenham cursado as três últimas séries do ensino médio em escola pública, concorrerão a isenção nos custos de cursos teóricos e práticos e nas taxas de emissão de Permissão para Dirigir (PD) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O custeio da emissão de PD e CNH no Maranhão, atualmente, varia entre R$ 1.200 e R$ 1.600. Com a eliminação destes custos, além de facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, o programa terá papel importante na garantia da segurança do trânsito.
Atualmente, a frota do estado conta com 1,3 milhão de veículos, sendo que apenas 700 mil habitantes estão habilitados. Com o programa será possível ainda reduzir a ilegalidade e, consequentemente, reduzir a quantidade de acidentes.
Para ter acesso à gratuidade, os jovens precisam ter idade entre 18 e 21 anos e ter cursado as três últimas séries do ensino médio em escola pública. Pelo programa, 50% das vagas serão destinadas aos inscritos com melhores pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no ano anterior e as outras 50% serão distribuídas por sorteio.
Inicialmente, o programa abrangerá os 54 municípios maranhenses que estão incluídos no Sistema Nacional de Trânsito e é válido para emissões de PD e CNH nas categorias A, B e AB.
Informações Leandro Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário