terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Criadores do povoado Arpoador recebe a visita do Delegado de Polícia de Tutoia


Delegado de Polícia de Tutóia reúne com criadores do povoado Arpoador

A reunião aconteceu na manhã do último sábado (28) no povoado Arpoador com criadores de ovinos na loclaidade. 

Segundo o Delegado Rubem Sérgio a discussão com os criadores objetivou entender sobre furtos de ovinos e caprinos que vêm acontecendo na região, após várias reclamações feitas pelos criadores. 

Elivaldo Ramos




Assembleia Legislativa do Maranhão "Mesa Diretora" toma posse na próxima quarta

Nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa toma posse nesta quarta (1º)

Posse esta quarta-feira, 1º de fevereiro
A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa será empossada na próxima quarta-feira, dia 1º de fevereiro. Por conta do recesso parlamentar, a cerimônia será realizada no Salão Nobre do Palácio Manuel Beckman, às 10h, e deve contar com a presença de diversas autoridades convidadas e imprensa.
A Mesa Diretora terá mandato de 1º de fevereiro de 2017 até 31 de janeiro de 2019. Os atuais presidente e vice-presidente da Casa, Humberto Coutinho (PDT) e Othelino Neto (PCdoB), foram reeleitos.
Para os demais cargos foram eleitos Fábio Macedo (PDT) – segundo vice-presidente; Josimar de Maranhãozinho (PR) – terceiro vice-presidente; Adriano Sarney (PV) – quarto vice-presidente; Ricardo Rios (PEN) – primeiro secretário; Stênio Rezende (DEM) – segundo secretário; Zé Inácio (PT) – terceiro secretário; e Nina Melo (PMDB) – quarto secretário.
A chapa única – intitulada “União e Progresso” – foi eleita com o voto de 38 dos 42 deputados. Apenas quatro parlamentares estavam ausentes no dia da eleição, sendo eles Graça Paz (PSL), César Pires (DEM), Sousa Neto (Pros) e Edson Araújo (PSL).
A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto digital 51.2 / 17 TVN) e com acompanhamento, em tempo real, pelas redes sociais do Legislativo.
Já a solenidade de abertura da 3ª sessão legislativa da 18ª Legislatura acontecerá no dia 2 de fevereiro, às 9h30, no Plenário Nagib Haickel.

SEMED recebe representante da UEMA nesta manhã de terça-feira(31)


TUTÓIA: Secretária de Educação recebe representantes da UEMA para tratar de assuntos sobre o Programa de Formação de Professores

Senhor Sampaio (representante da UEMA) com secretária de educação Rosana Aquino e coordenadores da SEMED

Na manhã desta terça-feira (31), a secretária de educação do município de Tutóia, Rosana Aquino, recebeu em seu gabinete, o senhor Sampaio, representante da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) para tratar de assuntos relacionados ao Programa de Formação de Professores. 

De acordo com a secretária, a conversa foi amistosa e produtiva, e será estudado a viabilidade de ambas as instituições no sentido de firmar parcerias futuras. 

A secretária esteve acompanhada do secretário adjunto Bernardo Oliveira, a chefe do gabinete Lucilda Carvalho e demais integrantes de sua equipe.






Fonte: Secom

Justiça. Homem acusado e que estava preso em Tutóia é transferido


Acusado de Assassinato em Araioses que estava preso na DP de Tutóia é transferido para Chapadinha

acusado Haroldo Brito do Nascimento

O acusado de assassinar pai e filho no município de Araioses, Haroldo Brito do nascimento de 44 anos, que estava detido na DP de Tutóia, após quase ser linchado por populares, foi transferido para o CDP de Chapadinha. O crime chocou a população de Araioses. 

Entenda o caso:

O aposentado José do Nascimento, de 82 anos e seu filho, José de Arimateia ‘’Naúra’’, que residiam no povoado Capitão, município de Araioses, desapareceram de sábado (21) para domingo (22). O desaparecimento do pai e filho e de alguns pertences da casa, foi comunicado à polícia de Araioses por populares, que passou a investigar o caso. 

Na sexta (27), o corpo do aposentado José do Nascimento foi encontrado em estado de decomposição, enterrado em um quintal do povoado Capitão. A polícia fez diligências na região e efetuou a prisão de Haroldo Brito do Nascimento, como um dos suspeitos de crime de latrocínio e ocultação de cadáver. 

Revoltados, populares destruíram a casa do pai de Haroldo no povoado Capitão e sua própria residência no povoado João Peres, no município de Araioses.


informações DP de Tutóia

Ministra Cármen Lúcia do STF homologa delações da Odebrecht


Acordos com a Lava Jato em reta final: STF homologa 77 delações da Odebrecht


Ministra Carmén Lúcia, Presidente do STF
Ministra Carmén Lúcia, Presidente do STF
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou na manhã de segunda-feira (30) as delações de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht.
A partir de agora, as informações relatadas pelos delatores poderão ser usadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República) para aprofundar as investigações. Os procuradores poderão, por exemplo, pedir abertura de inquérito ou mandado de busca e apreensão.
O sigilo das informações será mantido pelo STF. A lei que baliza a delação premiada determina que as informações fiquem em sigilo até o oferecimento da denúncia.
Cármen Lúcia assumiu a homologação depois da morte do ministro relator da Lava Jato no STF, Teori Zavascki, em 19 de janeiro em acidente aéreo em Paraty (RJ). Ainda não se sabe quem assumirá a relatoria do processo.
Ministros do STF já esperavam que Cármen Lúcia, que se debruçou no final de semana sobre os documentos, os homologasse até terça-feira (31), quando acaba o recesso do judiciário.
Ministros avaliam que Carmén Lúcia tem respaldo regimental para tanto sobretudo depois do pedido de urgência feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em relação ao caso.
A solicitação de Janot abriu espaço para que a decisão ser tomada por ela como plantonista no recesso do Judiciário.
A celeridade da ministra incomodou aliados do presidente Michel Temer. Interlocutores do presidente enxergam na “pressa” da ministra mais um sintoma de que ela busca proeminência para se firmar como líder nacional e, dessa forma, busca criar um fato “político”, ampliando a ansiedade sobre o tema.
A presidente do STF pretende passar a mensagem de que, apesar da morte de Teori, questões mais urgentes da Lava Jato não serão proteladas. Seria também, nas palavras de um membro da corte, uma forma de homenagear o ministro que morreu no acidente aéreo.
Teori era membro da 2ª Turma do tribunal. Portanto, a tendência inicial era que o novo relator da Lava Jato fosse escolhido entre seus integrantes. Há, porém, uma corrente dentro do Supremo a favor de um sorteio entre todos os nove ministros, excluindo, neste caso, a presidente Carmén Lúcia.
A saída deve ser discutida na quarta (1º), quando os ministros se encontram para uma sessão solene de homenagem ao colega que morreu no dia 19.
DELAÇÃO DA ODEBRECHT
O Supremo encerrou na sexta (27) a fase de depoimento dos delatores, etapa em que confirmaram que entregaram informações ao Ministério Público Federal por livre e espontânea vontade.
As oitivas foram realizadas durante a semana após Carmén Lúcia autorizá-las. As entrevistas haviam sido suspensas logo depois da morte do ministro Teori Zavascki, no dia 19 em um acidente de avião em Paraty (RJ).
A delação premiada da Odebrecht é apontada como a mais importante das investigações da Lava Jato.
Foram mencionados até agora nas negociações nomes do governo de Michel Temer, incluindo o próprio presidente, os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin, além de parlamentares, entre eles Renan Calheiros (PMDB-AL), Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Romero Jucá (PMDB-RR) —todos negam irregularidades.
Após a homologação da delação, caberá ao novo relator da Lava Jato no STF conduzir, entre outros temas da operação, o caso da Odebrecht. Ele decidirá, por exemplo, sobre eventuais pedidos de abertura de inquéritos contra os citados pela empreiteira.
CRONOLOGIA – Acordo com a Lava Jato está na reta final
19.jun.15
Marcelo Odebrecht, herdeiro do grupo homônimo, é preso na Operação Lava Jato
8.mar.16
Marcelo Odebrecht é condenado a 19 anos e 4 meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa
22.mar.16
Após a prisão e delação de secretária responsável por pagamento de propinas, grupo Odebrecht anuncia que decidiu negociar um acordo de colaboração
25.mai.16
Odebrecht e Ministério Público Federal assinam documento que formaliza a negociação de delação premiada e leniência; Marcelo Odebrecht é um dos delatores
3.out.16
Procuradoria-Geral da República propõe a advogados da Odebrecht que Marcelo cumpra pena de quatro anos em regime fechado por atuação no esquema da Petrobras. Após negociação, punição foi fechada em 10 anos, sendo dois e meio deles em regime fechado
1º e 2.dez
Assinados os acordos de leniência e delação -este último, com 77 executivos do grupo, incluindo Marcelo Odebrecht, que se comprometem a contar o que sabe e pagar uma multa. Documentos foram enviados ao ministro do STF, Teori Zavascki, relator do caso
19.jan
Teori morre em queda de avião em Paraty (RJ). Causas são investigadas
24 a 27.jan
Realizadas as audiências de instrução, em que delatores confirmam que fizeram o acordo espontaneamente
30.jan
A Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, homologa as 77 delações. Com a medidas, elas passam a valer e podem ser usadas inquéritos ou ações penais
A Delação em Números
R$ 500 milhões
é o valor total da multa dos 77 delatores que pode ser assumido pela empreiteira, segundo envolvidos no acordo
R$ 6,8 bilhões
é o valor que a empresa já deverá pagar no acordo de leniência aos governos do Brasil, EUA e Suíça

Juiz maranhense é um dos possíveis nomes para vaga de Teori Zavascki


Maranhense surge como candidato ao STF

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) está na etapa final de formação da lista tríplice — a ser enviada ao presidente Michel Temer — para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nos últimos dias, surgiu um novo possível candidato à vaga: Reynaldo Soares da Fonseca, atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Reynaldo é um dos magistrados federais que compõem a lista, a qual também leva o nome do juiz Sérgio Moro, do Paraná, e de outros ministros do STJ, como Mauro Campbell Marques, Isabel Gallotti e Nefi Cordeiro. Ele ocupa o cargo no Tribunal da Cidadania desde maio de 2015, oriundo do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
O togado despontou — além de pelo fato de ser juiz de carreira — devido aos rumores de proximidade com Michel Temer. Pesa também a favor do ministro a influência de outro personagem importante na carreira e trajetória do presidente da República: o correligionário José Sarney. O maranhense teria feito campanha a favor do conterrâneo Reynaldo da Fonseca quando ele ainda concorria ao cargo de ministro do STJ.
Desde o trágico acidente que vitimou o ministro do STF Teori Zavascki, então relator da Lava Jato, as especulações a respeito de quem seria o próximo ministro do STF tiveram início. A única restrição legalmente prevista é de que, de acordo com a Constituição Federal, os ministros do STF devem ser “escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menosaa de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada”.
Confira os nomes mais cotados nas apostas para a cadeira suprema:
Sérgio Moro (Juiz Federal do Paraná)
Alexandre de Moraes (Ministério da Justiça)
Grace Mendonça (Advocacia Geral da União)
Ives Gandra Martins Filho (Tribunal Superior do Trabalho)
Heleno Torres (Advogado e professor)
João Otávio Noronha (Superior Tribunal de Justiça)
Luis Felipe Salomão (Superior Tribunal de Justiça)
Ricardo Villas Bôas Cueva (Superior Tribunal de Justiça)
Rogério Schietti (Superior Tribunal de Justiça)
Mauro Campbell Marques (Superior Tribunal de Justiça)
Isabel Gallotti (Superior Tribunal de Justiça)
Nefi Cordeiro (Superior Tribunal de Justiça)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Duas belas imagens no centro de Tutoia. Prédio Histórico e Praça Central

Tutoia é Assim


                    Foto: Hoolyvar Sousa. Uma das imagens inspiradoras e marcante do Centro dos dois principais poderes: Câmara Municipal(Legislativo), Prédio da Prefeitura Municipal(Executivo), após assumir o poder o novo Prefeito da cidade decidiu não ocupar o casarão até se reconstruir uma reforma estrutural. 

Por razões de segurança o Chefe do Executivo se mudou-se para a Antiga Escola Almeida Galhardo, localizado na Avenida Paulino Neves, próximo da beira mar. As imagens abaixo é um dos mais chamativos Cartão Postal e bem histórico desse município. Veja

Aquerela de Tutoia, uma das mais belas canções composta pelo autor 

Autor:  Raimundo Nonato Freitas - Música


Minha terra pequenina
Nem parece uma cidade
Mais parece uma menina
Sem requinte e sem vaidade
Assim mesmo tão modesta
É tão lindo o pôr do sol
Nunca vi tanta seresta
Canta o mar canta a floresta
Canta o ventos nos coqueiros
Sabiá nos cajueiros
Nos canteiros rouxinol

Minha terra pequenina
Entre o verde manguezal
Sob a luz da lamparina
E o azul celestial
Cidadezinha praieira
Das cacimbas de beber
Dos quintais e capoeiras
Das salinas e caieiras
Dos frondosos coqueirais
Tantas coisas naturais
Impossível descrever

Minha terra pequenina
Sai da margem da maré
Ganha a margem da salina
Vai beirando o igarapé
Deixa a margem da favela
Vai-se embora pro sertão
Lá se vai uma donzela
Confeitando de aquarela
Neste mapa juvenil
Neste gigante Brasil
Nos confins do Maranhão

Minha terra pequenina
Taba dos teremembés
Bem juntinho da colina
O mar lhe beijando os pés
Cidadezinha esquecida
Distante da capital
Mairim dos índios mimosa
Foi depois Vila Viçosa
Hoje é bonita e jóia
Cidade nova Tutóia
Princesa do litoral



Comunicado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Tutoia

Nota do dia,,,

A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE INFORMA ATRAVÉS DESTE COMUNICADO. Segue a nota.


Secretaria de Assistência Social - Realizará entrega do Cartão Bolsa Escola


Comunicado da Assistência Social

Mariana Aquino(Secretária)


Convocado para próxima quinta-feira(2), a entrega dos CARTÕES DO BOLSA ESCOLA, para as famílias cadastradas no Programa, de incentivo escolar em parceria governo do Estado e Município.

Cartão Bolsa Escola.  Será entregue dia 02 de Fevereiro de 2017, quinta-feira, no prédio da SEMED-Secretaria Municipal de Educação, com início das 08:00 hs às 17:00 hs, com a presença de toda equipe da Secretaria e do Prefeito Municipal Romildo Damasceno.

Esporte e Turismo em Tutoia - AVEMA

Presidente da AVEMA (Associação dos Velejadores do 

Estado do Maranhão) visita Tutóia para firmar parceria com Secretaria de Turismo do município

Giovani Junior, Rodrigo Caldas, Patrick Araújo, Rogério Luna, Vanessa Araújo e Alexandre Lago.


Na manhã de domingo (29/01), o secretário de Turismo de Tutóia Giovane Junior recebeu a visita de Rogério Luna, presidente da Associação de Velejadores do Estado do Maranhão - AVEMA. A visita teve como objetivo conhecer Tutóia enquanto cidade com grande potencial para receber a Sexta edição do Campeonato Maranhense de Kitesurf. O secretário entende que a parceria trará visibilidade para a cidade aumentando a demanda do Turismo e fortalecendo a economia local. A Baluarte está dando o apoio logístico e apresentando os atrativos turísticos de Tutóia.

Hoje (29) Rogério e Vanessa puderam conhecer um pouco da orla marítima: as belezas das praias do Amor, Arpoador, Barra e Andreza. Eles destacaram que as condições dos ventos são ideais para a prática do esporte e que a extensão da orla é propícia para o sucesso do Campeonato. Tutóia só tem a ganhar com essa iniciativa.


Fonte: Secom

Flávio Dino. Desafios no governo do Maranhão


Artigo: Muros da intolerância, pontes de solidariedade

Governador Flávio Dino
Por Flávio Dino
Todos estamos destinados a viver em sociedade, compartilhando os mesmos bens que a natureza nos oferece. E também comungando os mesmos desafios humanos: doenças, desemprego, desigualdade, injustiças. Portanto, temos o dever de encontrar soluções coletivas que melhorem o nível de vida de todos, garantindo um futuro de mais oportunidades a nós mesmos e às gerações futuras.
No entanto, vivemos um momento da história em que alguns falsos profetas vendem a possibilidade de saídas individualistas. Soluções que contemplem apenas parte da sociedade apta a ‘se virar sozinha’, deixando à míngua a imensa maioria da sociedade, que não tem o mesmo ponto de partida em oportunidades. São profetas que semeiam em meio a um momento de desilusão da sociedade. Desânimo justificado pela imensidão de desafios coletivos que ainda temos a enfrentar. No entanto, essa pregação não busca nenhuma verdadeira salvação para todos. Apenas quer solidificar seus castelos de prosperidade, jardins cercados que isolam a maioria da sociedade para fora de muros. Esses aventureiros sempre existiram na história, mas nunca com resultados exitosos. E ao longo dos tempos já vestiram várias roupas: o ditador carismático; o gestor técnico; o antipolítico; o soldado da lei; entre outros disfarces que os defensores de privilégios costumam usar.
O Papa Francisco esta semana nos lembrou que, “em momentos de crise, o discernimento não funciona”. E buscamos “um salvador que nos devolva a identidade e defenda-nos com arames farpados”. Penso nessas palavras do Santo Padre quando vejo a notícia do absurdo projeto de construção de um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México. Como se isolando uns cidadãos de outros, a vida destes pudesse prosperar mais. Ideia em consonância com a recente saída do Reino Unido da União Europeia, que mostra um certo espírito de época, com o crescimento aqui e ali de posições de cunho fascista.
No Brasil, não é diferente e também vivemos um momento semelhante. As instituições estão com sua credibilidade destroçada, enquanto empresas e empregos desaparecem, a fim de atender altos interesses econômicos. Vemos uma minoria que pensa ser possível evoluirmos sem um debate democrático sobre nosso futuro. E convivemos com ´especialistas´ que acham que o Brasil pode resolver a grave crise econômica que vive com um ‘salve-se quem puder’, deixando à própria sorte milhões de brasileiros. Tudo isso tem alimentado ódio, muito ódio, que grita nas caixas de comentários de sites ou nas redes sociais.
Felizmente, essas pulsões autoritárias e egoístas têm sido efêmeras. Perseveraram na história da Humanidade os grandes avanços sociais de períodos em que se apostou na solidariedade. É o caso da Era de Ouro do pós-guerra, em que foram criados e multiplicados muitos instrumentos sociais de solidariedade existentes hoje, como a Previdência Social e os sistemas públicos de saúde. Não tenho dúvida de que o Brasil vai reencontrar seu caminho de desenvolvimento e paz. E no Maranhão seguimos a nossa luta com muita fé e otimismo, pois os resultados aí estão. Adultos sendo alfabetizados; crianças e jovens estudando em escolas melhores e recebendo material escolar via Bolsa Escola; restaurantes populares sendo abertos; mais portas se abrindo na saúde; agricultores familiares recebendo inédito apoio, entre tantas conquistas derivadas de uma firme e autêntica opção pela Justiça Social. Por isso, tenho convicção de que vamos atravessar esses tempos sombrios no planeta. Servirão para tornar mais profundo na memória coletiva o valor milenar do humanismo.
Lembro novamente do Papa Francisco alertando sobre os falsos profetas que, “diante da necessidade da multidão”, pregam “o cada um por si”. O papa lembra que o princípio cristão, como o de outras religiões, é o da solidariedade. Tanto que um dos últimos ensinamentos de Jesus, na Santa Ceia, foi “Fazei isto em memória de mim” (Coríntios 11:24). Indicando que a melhor forma de vivenciá-Lo é comungar, partilhar, solidarizar-se.

Empresário Eike Batista é preso ao desembarcar de avião no Aeroporto Galeão



O empresário, que era considerado foragido após ter viajado a Nova York dias antes da operação policial para tentar prendê-lo, embarcou de volta ao Rio no domingo (29).


O empresário, considerado foragido após ter viajado a Nova York dias antes da operação policial para tentar prendê-lo, embarcou de volta ao Rio neste domingo (29). Antes do embarque, ele disse que ‘está à disposição da Justiça’.
Ele chegou sozinho ao aeroporto JFK, nos EUA, por volta de 21h50 (horário de Brasília) do último domingo (30), fez check-in e, minutos depois, passou pelo controle de passaporte. Às 22h15, já aguardava o voo dentro da sala de embarque e pouco depois da meia-noite foi rumo a aeronave.
Entrevista antes de embarcar
Dentro da área de embarque, o empresário deu uma breve entrevista. Questionado se tem algo a dizer aos brasileiros, ele declarou que está à disposição da Justiça: “Estou voltando para responder à Justiça, como é meu dever”. Eike destacou que este é o momento de “passar as coisas a limpo”.
“Estou voltando, porque sinceramente vou mostrar como é que são as coisas, simples assim”, reforçou Eike. Questionado sobre se mostraria algo que ainda não se sabe, ele evitou o assunto. “Como eu estou nessa fase, me entregando à Justiça, melhor não falar nada. Depois a Justiça e o que for permitido falar, vai acontecer depois, agora não dá”, afirmou.
O empresário negou que tenha cogitado fugir para a Alemanha (por conta de também ter cidadania alemã, o que evitaria uma deportação ao Brasil) e disse que viajou a Nova York a trabalho.

Eike no aeroporto Tom Jobim embarca para os EUA (Foto: Reprodução/TV Globo)
De acordo com a coluna de Lauro Jardim, do “O Globo”, Eike será levado para um presídio comum por não ter ensino superior. Segundo a reportagem, os advogados do empresário tentaram negociar a ida dele para um presídio especial mas não tiveram êxito.
Eike Batista é acusado, pelo Ministério Público Federal, de corrupção ativa. Segundo os procuradores , em 2011, o empresário pagou R$ 16 milhões e meio de dólares a Sérgio Cabral, o equivalente a R$ 52 milhões.
Na sexta-feira (27), o Jornal Nacional mostrou imagens da saída de Eike do país. Nelas, aparece de calça jeans e paletó preto chegando para embarcar no aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
Como Eike tem passaporte alemão e o país europeu não tem acordo de extradição com o Brasil, havia a preocupação de que o empresário fugisse da Justiça brasileira.
‘Boa vontade’ Os investigadores afirmam que o pagamento feito a Cabral por Eike se deu pela “boa vontade” do então governador do Rio com os negócios do empresário. Mas ainda não sabem, ao certo, que vantagens o empresário recebeu em troca dos milhões.

Semana das Santas Missões Populares em Tutoia

Fiéis participam da segunda festa religiosa das Santas Missões Populares 25 a 29 de Janeiro de 2017!

Igreja Católica em Tutoia

                                        Casal: Ribamar Veras e Socorrinha Merequeta. Grupo da Litúrgia





Estado e Município com aposentadoria de professores são afetados


Aposentadoria antecipada de professor afeta Estado e município

FERNANDA PERRIN
DE SÃO PAULO

O fim da antecipação da aposentadoria para professores, caso a reforma da Previdência seja aprovada, vai ter um impacto positivo principalmente nos cofres dos Estados e dos municípios.
Hoje, o tempo de contribuição exigido de quem leciona no ensino básico, no fundamental e no médio é cinco anos inferior à regra geral, já considerada por analistas problemática por permitir aposentadorias antes dos 60.
Entre professores, essa média chega a ser ainda menor, afirmam críticos, sobretudo porque a maior parte da classe é composta por mulheres, que conseguem se aposentar após 25 anos de magistério.
Na regra geral do INSS, homens precisam ter 35 anos de contribuição, e mulheres, 30, para se aposentar.
Entre os professores da rede pública, a idade mínima também é reduzida, de 60 para 55 (homens) e de 55 para 50 (mulheres).
“Os professores se aposentam muito cedo com faixas de reposição do salário muito elevadas”, diz o economista Milko Matijascic, do Ipea.
O desequilíbrio pesa sobretudo nos Orçamentos estaduais e municipais, em que professores são fatia expressiva dos servidores.
No Estado de São Paulo, 65,7% do funcionalismo é vinculado à Secretaria de Educação. Dos 204.166 professores estaduais, 74,5% são mulheres, segundo dados de outubro. Entre os inativos, a situação é semelhante: 45% dos aposentados no Estado pertenciam à categoria.
No Estado do Rio, 27,3% dos R$ 9,9 bilhões pagos em aposentadorias em 2016 foram para professores inativos.
O cenário se repete na capital paulista: dos 128 mil servidores municipais, 49% são professores –88% são mulheres. A categoria representa 46% dos gastos da cidade com aposentadoria em 2016.
ORIGEM
A antecipação da aposentadoria para professores foi introduzida em 1981. À época, as justificativas utilizadas foram os baixos salários e as condições desgastantes de trabalho. “Depois de 25 anos em uma sala de aula, tanto o professor quanto a professora têm problemas na voz, e já lhes falta até a paciência necessária para bem conduzir seus alunos”, escreveu o então deputado Alvaro Valle.
Para Marisa Isabel Noronha, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), o fim da antecipação da aposentadoria vai aumentar o desinteresse de jovens pelo magistério.
“O professor tem jornada estafante, trabalha em várias escolas com um número excessivo de alunos. Existe um adoecimento mental depois de um certo tempo.”

Prisão de EiKe Batista. Estou à disposição da justiça


Vou contribuir com a justiça brasileira. Diz empresário


VÍDEO: Eike Batista está de volta! ‘Vou responder à Justiça como é meu dever’


Disposto a colaborar com a Justiça, o empresário considerado foragido pela Interpol desde a semana passada, após ter viajado a Nova York alguns dias antes de ter a prisão preventiva decretada, Eike Batista, está de volta ao Brasil na manhã desta segunda-feira (30). Ele embarcou no voo da American Airlines, de número 973, no aeroporto JFK, nos Estados Unidos por volta de 0h45 (horário de Brasília) e deve chegar ao Rio de Janeiro às 10h30min, onde deve ser preso.
Eike é alvo da Operação Eficiência, desencadeada na manhã da última quinta-feira (26) pela Polícia Federal e Ministério Público Federal. Segundo investigações, o milionário pagou propina para uma organização criminosa chefiada pelo ex-governador do Rio, Sérgio Cabral. Outros oito acusados, incluindo Cabral, tiveram a prisão decretada.
Na noite de domingo (29), o empresário foi filmado no aeroporto dos EUA, sendo abordado por várias pessoas e chegou a dar uma rápida entrevista a um repórter do G1. (Assista acima)
Eike Batista declarou que é seu dever responder à Justiça e disse: “Está na hora de me mostrar, ajudar a passar as coisas a limpo”. Na ocasião, o empresário, até então foragido, negou que tenha cogitado fugir para a Alemanha para evitar uma possível deportação ao Brasil, confirmando que tem costume de viajar para Nova York a trabalho.
“Estou à disposição da Justiça”, ratifica Eike que deve ser preso nas próximas horas no Aeroporto Internacional Tom Jobim no Rio de Janeiro.

domingo, 29 de janeiro de 2017

Prefeito de Tutoia busca apoio do governo Flávio Dino na Segurança Pública

Segurança Pública em Tutoia


Nos últimos 10 anos Tutoia, tem crescido alguns índices da insegurança pública no município por falta de uma política de Segurança Pública entre Estado e Município.

Prefeito Romildo na semana passada que se sucedeu uma das primeiras reuniões em Tutoia, onde foram discutido o combate as drogas e fiscalização, crescimento de roubos de motocicletas, assalto a mão armada, roubos frequentes de aparelhos celulares com meliantes vindo de algumas regiões, alguns fugitivos de cidades vizinhas, muitos deles sempre suspeitos com uma larga ficha de criminal na justiça e tem tirado o sossego das famílias tutoiense diante de uma cidade que era considerada pacata e totalmente tranquila

O tempo mudou nos últimos dez anos em Tutoia e região, pela ausência das políticas públicas de segurança; O município que atualmente com uma margem de quase 70 mil habitantes, mais de 150 comunidades adjacentes já é merecedora de um investimento maior de Segurança Pública, o que tange uma grande responsabilidade e competência do Estado, com uma corporação maior de policiais civis e militares. Mas o sistema nos últimos governos tem falhado no município, o que hoje seria de muito êxito uma parceria Estado e Município.

Prefeito Romildo Damasceno, desde quando assumiu em 1 de Janeiro de 2017, tem feito busca incansável junto ao governo Flávio Dino e ao Vice-Governador Carlos Brandão, ambos obtiveram em Tutoia, nas últimas eleições uma expressiva votação em 2015, e agora segundo o Prefeito Municipal chegou a hora de lutar pelos benefícios dessa cidade. Segurança Pública, Saúde digna, ambulância equipada, inauguração da sonhada água nas torneiras(tratada), solução do Ensino Médio. Enfim mudanças que precisam serem defendidas em favor da população de Tutoia. Mas além de tudo isso Segundo o Prefeito Romildo, a semana passada entre tantos pedidos e as parcerias a serem feitas o quesito Segurança Pública, irá dá um passo muito importante nesse município.

Guardas Municipais e Policias Militar e Civil, terão uma importante parcerias com as boas expectativas das capacitações e treinamentos em prol dos bons serviços à população.

Foto: Equipe da Segurança Pública do Governo do Maranhão.