quarta-feira, 25 de junho de 2025

JOVEM ENCONTRADA MORTA NA TRILHA DE VULCÃO NA INDONÉSIA

 

Brasileira que caiu em trilha de vulcão na Indonésia, é encontrada morta


Juliana Marins, de 26 anos, foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (24)

Após quatro dias de buscas intensas, a brasileira Juliana Marins, de 26 anos, foi encontrada morta na manhã de terça-feira (24), na região do Monte Rinjani, na Indonésia. A jovem havia desaparecido no sábado (21) após cair em um penhasco durante uma trilha no parque nacional onde fica o vulcão.

A confirmação do falecimento foi feita pela família por meio de nota nas redes sociais:
“Hoje, a equipe de resgate conseguiu chegar até o local onde Juliana Marins estava. Com imensa tristeza, informamos que ela não resistiu. Seguimos muito gratos por todas as orações, mensagens de carinho e apoio que temos recebido.”

Os trabalhos de resgate foram desafiadores. Nesta segunda-feira (23), um drone usado pela equipe de salvamento localizou Juliana, que estava imóvel a cerca de 500 metros abaixo da trilha. Nesta terça, com a retomada das buscas por terra, os socorristas encontraram o corpo ainda mais abaixo, a cerca de 650 metros da trilha original.

O acesso até o local exigiu um esforço extremo das equipes, que precisaram montar um acampamento avançado e descer uma encosta íngreme com altura equivalente à do Corcovado, no Rio de Janeiro.

Juliana era natural do Brasil e realizava uma viagem pela Ásia. Ela fazia a trilha do Monte Rinjani, uma das mais conhecidas e desafiadoras da Indonésia, quando sofreu a queda. Ainda não há informações oficiais sobre a repatriação do corpo.

sexta-feira, 20 de junho de 2025

R$ 482,82 milhões da 2ª parcela do FPM de junho - Maranhão

 

Maranhão recebe R$ 482,82 milhões da 2ª parcela do FPM de junho


Foto Reprodução

As prefeituras maranhenses terão um reforço significativo no caixa nesta sexta-feira (20), com o repasse da segunda parcela de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor total destinado ao Maranhão é de R$ 482,82 milhões, conforme dados da Secretaria do Tesouro Nacional.

O montante faz parte do repasse nacional de R$ 4,7 bilhões, valor que representa um aumento de 39% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram transferidos R$ 3,3 bilhões às prefeituras brasileiras.

Apesar de ser tradicionalmente o menor entre os três repasses mensais, o segundo decêndio de junho surpreendeu positivamente. Para o especialista em orçamento público Cesar Lima, os números indicam uma possível recuperação do FPM. “Essa alta nos deixa mais confiantes. A geração de empregos tem sustentado os repasses, e uma futura redução da taxa Selic pode reforçar ainda mais o fundo via arrecadação do IPI”, explicou.

Acesse neste link os valores exatos destinados a cada município do Maranhão.

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Tutóia - Canção - Composição - Poemas - 87 anos

 



                                                                                Canção

✍️🎼
Hino de Tutóia 87 anos❤️
Suaves rios e bravios
Matas floridas, verde coqueiral
Terra de amor, feliz amostra
Do paraíso terreal
Estribilho
Praias amenas, brisas serenas
Dunas beijando igarapés (bis),
Campos risonhos, terra de sonhos
Tutóia dos Teremembés
II
Céus povoados de aves multicores
Garridas flores perfumando os ares,
Vida inspirando mil amores
Pelos teus lagos e teus mares.
Filha de amor dos santos missionários
Berço feliz de heróis desbravadores,
De tua história e tua cultura
Seremos sempre defensores.
Autor: Padre Jocy Neves


Traço Porto de Salinas - Ilha do Igoronhon - Tutóia 87 anos

        

Traço da história

Ilha do Igoronhon (Salineira).
Túnel do tempo

Paulino Neves, homem de visão da época e de inteligência viva e empreendedora, com estudos na capital de Estado, percebeu que sua terra natal, sediada onde estava, dificilmente se transformaria em cidade, após seus estudos em São Luis, regressou à sua terra, onde fixou residência. Tempos depois, sabendo ser a terra banhada pelo mar, visitou toda a parte litorânea onde se encontravam apenas ranchos de pescadores. Chegando à margem de um igarapé de grande profundidade, considerou ser o local apropriado para a instalação de uma indústria salineira. Sem perda de tempo, construiu uma palhoça e nela colocou mercadorias para o abastecimento de trabalhadores, dando início de imediato à primeira indústria de sal do município, entregando-a aos cuidados de seu amigo Sabino Conceição. Em seguida, foi feita a sondagem de profundidade do igarapé, que ofereceu resultados satisfatórios para a implantação de Porto Marítimo. Gozando o Coronel Paulino Neves, de grande prestígio na Capital do Estado, comunicou-se com o Governador da Província e este ordenou a ida de um representante da Capitania dos Portos do Maranhão àquele lugar, o qual tomou conhecimento das condições existentes e permitiu a abertura de mais um Porto Marítimo no Estado. Foi dado, à nova sede, o nome de Salinas, em virtude, da pequena indústria de sal ali existente. Esse nome porém, não pôde continuar, uma vez que existia no País outro município com o nome igual, no Estado do Pará. Diante desse impedimento, um dos filhos do fundador Paulino Neves, pleiteou o nome Paulinópolis, que foi recusado pela modéstia do homenageado preferindo que fosse mantido para a sede o mesmo nome de Tutóia.
Mediante tudo isso, e as sugestões oferecidas às autoridades estaduais, foi baixado um Decreto Lei n° 45 de 29 de Março de 1938, pelo qual foi mantido o nome de Tutóia e esta, elevada de Vila à categoria de Cidade.
Nosso próximo capítulo falaremos da antiga comunidade Tutóia-Velha, baseado em nossas pesquisas direto do Túnel do tempo e as mudanças de sedes.

Fonte: Professora pesquisadora Bernada Cantanhêde
Foto: Lancha: transporte marítimo da época que levava passageiros do porto de Tutóia, até a empresa Igoronhon. A embarcação também seguia a linha até a cidade de Parnaíba-Piauí



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87 ANOS DE HISTÓRIA TUTÓIA CIDADE PARADISÍACA NOS CONFINS DO MARANHÃO

                               

Tutóia 87 anos de EMANCIPAÇÃO POLÍTICA ADMINISTRATIVA


A memória construída pela história, cultura, tradições do seu povo...
Relatos ouvidos por antigos moradores da cidade do sol, do mar, dos povos teremembés que aqui comprovam a memória e legado dos remanescentes que viveram aqui há décadas. 2025, és um ano de resgaste na vida e tradição de um povo que persiste a chegada de novos tempos por aqueles que comandam os ordenamentos dos dois principais poderes do município. A casa Legislativa constituída por homens e mulheres são quinze assentos sendo responsáveis de discutir, apresentar, defender, aprovar, fiscalizar ações em favor da sociedade. Enquanto o Executivo, executa e sanciona o que legitimamente proporciona qualidade para seu povo. Assim genuinamente nós na qualidade de tutoiense aumenta nossa confiança que dias bem melhores é possível nascer.

Foto: Prefeitura Municipal
@cda


sexta-feira, 13 de junho de 2025

TUTÓIA 87 ANOS E A MEMÓRIA DA CHEGADA ALINE RAMOS - NAVIO


 Navio Aline Ramos

Parece que foi ontem essa relíquia chegando nas águas do nosso oceano e hoje está transformado em amontoados de ferro(enferrujado pelo tempo). Quem é da época vai lembrar e mergulhar nessa bela viagem túnel do tempo...
Praia da barra
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Você sabia que o Navio Aline Ramos já teve outros dois primeiros Nomes em sua História?
Tutóia 87Anos de histórias
❤️
A embarcação foi lançada em 16 de agosto de 1963, sendo batizada como BARÃO DO AMAZONAS. Em dezembro desse mesmo ano foi concluída a sua construção. Em 1972 foi vendido para a Navegação Antônio Ramos S.A., Itajaí, SC, sendo renomeado como JACY RAMOS. Em 1978 foi renomeado como ALINE RAMOS. Em 16 de novembro de 1981 encalhou na praia ao Sul da Barra de Tutóia, MA.
Os que nasceram depois dos anos 80 estão longe de imaginar que aquela carcaça de navio encalhado na praia da barra em frente à Pousada Embarcação já foi atração turística que atraiu milhares de olhares curiosos para ver o exuberante cargueiro de bandeira brasileira batizado com o nome de Aline Ramos que encalhou na ponta da Ilha do Caju nas proximidades da entrada da barra do Carrapato exatamente no dia 16 de novembro de 1981 por volta das 19 horas e 40 minutos, conforme descrito no Processo nº 11.069 do Tribunal Marítimo e publicado no Anuário de Jurisprudência do mesmo tribunal .
Consta que o navio ficou encalhado na seguinte posição: Latitude: dois graus, quarenta e um minutos e três segundos ao Sul do Equador (02°41’03”S) e Longitude: quarenta e dois graus, doze minutos e trinta e seis segundos a Oeste do Meridiano de Greenwich (42°12’36”W) conforme citado nas folhas 66 do mesmo processo.
A tripulação do navio, incluindo o comandante e o imediato, era composta por 17 pessoas assim distribuídas: 02 (dois) condutores motoristas, 02 (dois) moços de convés, 02 (dois) marinheiros de convés,01 (um) taifeiro, 01 moço-de-máquina, o radiotelegrafista, o eletricista, o chefe de máquinas, o segundo maquinista, 01 (um) mestre de pequena cabotagem, 01 (um) carvoeiro, o imediato, 01 (um) segundo piloto e o comandante, capitão-de-cabotagem.
Mas como o exuberante mercante brasileiro foi parar na praia da barra para se transformar num amontoado de ferro velho, numa carcaça corroída pelo sal e deteriorada pela ação do tempo? E por que o navio encalhou antes de chegar ao seu destino, o porto da Ilha do Igoronhon?
Nos autos do processo já citado no caput deste artigo, consta que o comandante da embarcação, capitão-de-cabotagem Ruy Edi Ribeiro Gomes era homem do mar com muita experiência e conhecia muito bem o canal, pois por diversas vezes já havia entrado no Porto de Tutóia.
Outro fato intrigante com relação ao Aline Ramos é que a embarcação dispunha de uma velocidade entre 09 a 10 nós, o que representa em média de 18 quilômetros por hora. No processo que foi aberto contra o comandante da embarcação e o seu imediato para apurar as causas do acidente, consta, também, que as condições de navegabilidade no momento eram boas, embora a noite estivesse escura.
No depoimento do imediato do Aline Ramos, sr. Nelson Ferreira Tenório, ele afirma que no momento do encalhe a embarcação estava navegando apenas com a agulha magnética e de sonda porque o radar “pifou poucos minutos antes do través de Canárias” (SIC) e que apenas estes dois equipamentos não ofereciam condições adequadas para a navegabilidade com segurança, enquanto que a defesa do comandante insiste em afirmar que o que causou o encalhe foram a correnteza e os fortes ventos NE (ventos que sopram do Nordeste).
Fontes do Site: Navios e Portos.





quinta-feira, 12 de junho de 2025

QUEM É O TETRAPLÉGICO ATLETA TUTOIENSE EXEMPLO DE SUPERAÇÃO NO ESPORTE



                                                           SUPERAÇÃO DE UM TUTOIENSE NO ESPORTE


 Breve... iremos contar a vida e trajetória desse jovem filho de Tutóia... tetraplégico foi descoberto no SARAH KUBITSCHEK-São Luis, durante um tratamento através de outro atleta profissional de basquete e hoje poderá se tornar um convocado da Seleção Brasileira.

Markuss Paulo(filho do ex jogador Mão de Onça é também irmão do goleiro Bobô), diretamente das fronteiras do bairro
Paxicá, para o mundo.

História da minha vida

Aguardar e conferir... breve