terça-feira, 9 de abril de 2019

Comunidade Cajazeiras solidariza pela perca do empresário de Cana Brava


LUTO. COMUNIDADE DE CAJAZEIRAS e o Líder do Movimento Sr. Denildo Machado, se solidariza com a família pela grande perca do empresário amigo "IOIÔ" de Cana Brava, um dos primeiros voluntários e parceiros a colaborar com a construção do Cais do Porto de Cajazeiras, no ano de 2015, doando carradas de pedras. E nesta terça-feira(9), Cana Brava e região está de LUTO.
IOIÔ, popularmente conhecido por um famoso restaurante e balneário naquela região faleceu nesta terça-feira, com complicações de saúde.
    Denildo Machado/2015 e IOIÔ de Cana Brava 



Martiniano Delfino Fontinele
Yoyô Fontenele, proprietário do Balneário e Clube e Bica do Yoyô, nasceu em Parnaíba 16 de outubro de 1934, filho de Defino José Fontenele e Joaquina Sousa Fontenele.
Realizou os estudos de Alfabetização e Ensino Fundamental menor, respectivamente, no Grupo José Narciso e 13 de Maio, posteriormente, de 5ª té a 8ª série do ensino fundamental na escola Nossa Senhora de Lourdes em Parnaíba. Ingressou no Serviço Militar, frequentando o Tiro de Guerra em 1952.
Foi casado pela primeira vez com Nilza Espínola Fontenele e, desse, primeiro matrimônio, tiveram 08 filhos (Eliane, Eduardo, Elizabete, Elionora, Edinaldo, Ednalva, Edvanir e Denis (adotivo); casou-se depois com atual esposa Raimunda Nonata dos Santos com quem teve três filhos: DELFINO, MARTINIANO JUNIOR e DELMARA.
Yoyô veio residir em Cana Brava no ano de 1988 na propriedade que havia comprado na região, onde fundou a famosíssima Bica do Yoyô ( balneário e clube).
Candidatou-se no ano de 1996 a vereador pela recém-emancipada Água Doce do Maranhão, pelo PTB com 276 votos. Assumiu o cargo de vereador da Câmara em 1ª de janeiro de 1997, onde também seria o presidente daquela casa por dois mandatos consecutivos. Em 2000, não conseguiu sua reeleição para o cargo.
Foram inúmeras as benfeitorias pela região de Cana Brava: entre elas 1.200 metros de acostamento da Rua Manoel Pereira, melhorias no Posto de Saúde e Mercado; ainda construiu o Chafariz no povoado São Joaquim; também é seu a implantação do Sinal de TV do SBT em Cana Brava; Registou o nome de algumas ruas como rua dos Carecas, Joao Coelho, São Francisco, do Sol. A construção da Unidade Integrada Pedro Mariano Moreno é também um projeto significativo do senhor Yoyô.

Foi dele, antes mesmo da participação na política local, a primeira forma de fornecimento de energia elétrica (1988) para alguns moradores da região através de um motor-gerador. É dele também o primeiro abastecimento de água ( 1990).
Faleceu hoje, 09 de abril de 2019, aos 85 anos de idade, deixando saudades a parentes e amigos bem como um grande legado à região e para história.

(Joel S Costa
Texto a partir de uma entrevista em janeiro de 2003 em sua residência).

Nenhum comentário:

Postar um comentário