O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, já deu início as atividades do projeto “Detran vai à Escola – 2021”, que agora passa também a oferecer atividades na área de trânsito para educadores das redes pública e privada. O objetivo é sensibilizar os profissionais de educação sobre a importância em trabalhar com o tema trânsito pelo modo transversal com os alunos.

O Projeto “Detran vai à Escola” utiliza o espaço das escolas públicas e privadas para multiplicar os conhecimentos em trânsito, bem como levar os alunos a pensarem sobre a responsabilidade de todos na construção de um trânsito mais seguro. De acordo com a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, agora o Projeto também, também terá como público alvo os professores, com o objetivo de orientá-los a abordarem o assunto do trânsito nas salas de aula, durante as disciplinas regulares de maneira didática.

“Em termos práticos, um professor de física, por exemplo, pode alertar sobre os perigos de dirigir um veículo em alta velocidade. Um professor de biologia poderá explicar os efeitos do álcool no organismo humano. O projeto visa orientar os profissionais de educação e torná-los multiplicadores de conhecimento para a formação de crianças e jovens mais conscientes sobre o trânsito”, ressalta.

A Chefe de Orientação para o Trânsito do Detran-MA, Juliana Salazar, destaca que as atividades vem acontecendo em conjunto com as escolas, no período de planejamento escolar.

“Aproveitamos este período, antes do inicio das aulas, exatamente, para mostrar aos educadores a importância em se trabalhar o tema trânsito, e as maneiras diversas que ele pode ser abordado. O professor é um dos nossos principais aliados na luta pela conscientização da sociedade sobre o respeito às Leis de Trânsito”, afirmou.