segunda-feira, 29 de julho de 2013

NEGLIGÊNCIA DA PREFEITURA DE TUTÓIA FEZ MAIS UMA VÍTIMA POR FALTA DE AMBULÂNCIA

                                      MORRE MAIS UMA VÍTIMA POR FALTA DE SOCORRO


FOI DIA 28 DE JULHO DE 2013, NA TARDE DE DOMINGO, PRÓXIMO A ENTRADA DO BAIRRO-SÃO-JOSÉ, TUTÓIA-MA, SOFREU UM ACIDENTE DE BICICLETA UM HOMEM AINDA DE NOVE DESCONHECIDO, QUE CAIU SOBRE UMA CALÇADA BATENDO SUA CABEÇA GRAVEMENTE E FICANDO DESACORDADO POR DIVERSAS HORAS, MORADORES SE DIRIGIRAM ATÉ AO HOSPITAL LUCAS VERAS, E AO PEDIR SOCORRO PARA REMOVER A VÍTIMA AO HOSPITAL, NÃO FOI POSSÍVEL POR FALTA DE UMA AMBULÂNCIA. A SITUAÇÃO FOI CONSTRANGEDORA NO MOMENTO QUE AGONIZAVA O SR. CUJO NOME AINDA DESCONHECIDO MAS APARENTAVA UMA IDADE DE 45 A 50 ANOS.

A SITUAÇÃO FOI TÃO CHOCANTE PELA FALTA DE UM TRANSPORTE QUE NA HORA NÃO PASSAVA UM CARRO QUE FOSSE SOCORRIDO A VÍTIMA, QUE ENTROU EM PERÍODO DE PARADA CARDÍACA. FOI ENTÃO QUE PASSAVA UMA TOYOTA DO POVOADO PESQUEIRO DO ARPOADOR, SE PRESENCIANDO COM A SITUAÇÃO LEVOU A VÍTIMA RAPIDAMENTE PARA O HOSPITAL, JÁ COM TOTAL PARALISAÇÃO.

AO SER EXAMINADO PELO ÚNICO MÉDICO, DO PLANTÃO FOI DADO A CONSTATAÇÃO DA MORTE. DEIXANDO CENTENAS DE POPULARES REVOLTADOS POR FALTA DE UM SOCORRO DE UMA AMBULÂNCIA. COMO DEVE SER RESPONSABILIZADO O MUNICÍPIO? UMA POPULAÇÃO DE 60 MIL HABITANTES E COM UMA ENTRADA PARA A SAÚDE DE 15% É O MÍNIMO PRA MANTER UM ÚNICO CENTRO HOSPITALAR FUNCIONANDO PARA ATENDER CASOS DE ALTA COMPLEXIDADE. E NÃO É O QUE ESTAMOS TENDO NESTA CIDADE.

A SITUAÇÃO DA CIDADE DE TUTÓIA, JÁ VEM SE ARRASTANDO HÁ DÉCADAS, RECURSOS PARA SAÚDE, É RECEBIDO E GESTORES SOMENTE DESVIA PARA OUTRAS FINALIDADES. E DESDE 2009, QUANDO ASSUMIU ESSA GESTÃO QUE O POVO, FICOU EM UMA SITUAÇÃO MAIS DIFÍCIL. SEGUNDO DEPOIMENTOS DE FUNCIONÁRIOS E EX. FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL LUCAS VERAS, OS ADMINISTRADORES DO HOSPITAL, NÃO TEM NEM UMA SENSIBILIDADE COM O CAOS, EXISTENTE NA SAÚDE DE TUTÓIA, COM OS 15% QUE RECEBEM. NÃO É O SUFICIENTE PARA SE RESOLVER MUITA COISA MAS UM CENTRO CIRÚRGICO, UMA FARMÁCIA BÁSICA, EMERGÊNCIA, MEDICAÇÃO SUFICIENTE, AMBULÂNCIA ADEQUADA PARA REMOVER QUALQUER VÍTIMA, CONVÊNIO COM A CIDADE DE PARNAÍBA, PARA RECEBER QUALQUER CASO DE ALTA COMPLEXIDADE. ASSISTÊNCIA NAS COMUNIDADES, PROFISSIONAIS ATUANDO NAS COMUNIDADES NOS POSTOS DE SAÚDE. TUDO ISSO COM O QUE HOJE RECEBE O SUS, DE TUTÓIA, DÁ PRA MANTER, E NA REALIDADE FALTA É COMPROMISSO E RESPEITO COM ESSA POPULAÇÃO E GESTÃO.

SÓ ESPERAMOS QUE ESSA VÍTIMA AS AUTORIDADES DE TUTÓIA, CÂMARA MUNICIPAL, MINISTÉRIO PÚBLICO, JUÍZ DE DIREITO, CONSELHO DA SAÚDE, FÓRUM DA SAÚDE, E POPULAÇÃO POSSAM COBRAR DESTA MAL GESTÃO UMA MELHORIA COM ESSE CAOS.

TUTÓIA, 29 DE JULHO DE 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário