sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Somos filho dessa terra - Antonio Amaral

Tutóia, da Terra do Sol e do Mar

O presente é a gora o futuro é depois, mas quero falar do ano que comecei a entender o mundo Tutóia, do meu tempo de criança quando andava pela orla da praia da barra da minha terra natural chamada Tutóia. Aos meus 12 anos compartilhava os primeiros deveres ao lado de meu pai naquela época com uma ferramenta de trabalho conhecido por todos, como uma carroça de madeira feita com pneus de carro modelo chevete e um velho burro(animal), que usávamos rotineiramente para fazermos frete para pequenos comerciantes e pescadores, vendedores ambulantes. etc... Era uma vida difícil que ajudava a sustentar meus 6 irmãos e suprir outras necessidades da casa. Aos 15 anos estudante da Escola Olindina Nunes Freire, até hoje localizada no bairro barra, continuava uma dura rotina de vida que era necessário dividir entre estar na escola e trabalhar, já tendo outros acumulantes trabalho como meio de sobrevivência, como: Venda de Chá de Burro(popular mingau de milho), que era vendido em um carro confeccionado com material metalon e dois pneus de bicicletas onde eu, circulava na Praça Getúlio Vargas, em frente a antiga Agência do Banco do Brasil-Centro de Tutóia. Mas os anos me proporcionava com a rotina dura de vida para um caminho de aprendizado e conquistas já no ano de 1985, após ter tido como experiência outras vendas como:  De bolo carregando uma bacia na cabeça e gritando pelas ruas do bairro guagirú. Vendi cuscuz, suquinho, verduras, frutos do mar, enfim foram várias passagens que chegando a fase adulta conseguir montar no ano de 1995 o meu primeiro negócio no seguimento Bar e Restaurante, na época sem muito sucesso por uma forte concorrência e falta de qualificação profissional para o ramo. Mas a estrada sempre foi longa quando no ano 1997, construir um dos bens mais valiosos na vida humana foi a construção da instituição família conhecendo minha esposa também tutoiense e nascendo no mesmo ano a minha primeira filha que hoje tem 22 anos e os anos deram abertura para poder trilhar novos desafios e no decorrer construir novas amizades e reconhecer que moro em um grande paraíso chamado Tutóia. A biografia é longa nos 42 anos mais sou grato ao grande mestre do universo por me conceder inteligência, saúde, proteção divina, realizações, mas convicto que a vida segue, sem esquecer que os amargos e passagem na rotina da vida nos prepara ou nos destina para alguns aprendizados valorizando a cultura do nosso próximo, posições, censo crítico, opções de vida, e reconhecendo que tudo nessa vida é passageiro. Considero e me arrisco fazer uma humilde comparação que nós como matéria mortal "Somos" uma pequena VELA ACESA. 

Tutóia, da Terra do Sol e do Mar, desde 2011, centenas de imagens, vídeos, tem sido produzido pelo titular do Blog, e recebido os agradecimentos de filhos dessa terra que residem em outros estados, países, que há anos só curtem pelas redes sociais, diante das belas riquezas indescritível e neste quarto dia de um novo ano/2019, foi possível minutos de inspirações em poder contextualizar nessa página algumas passagens de vida e abaixo apresentar uma mera produção de imagens da minha terra natal Tutóia dos tutoienses.














Nenhum comentário:

Postar um comentário