domingo, 2 de fevereiro de 2020

Maranhense conquista 1º lugar com maior nota de corte em medicina do país

Ministério da Educação

Ano após ano, o desafio de ser aprovado no vestibular deixa milhões de estudantes apreensivos em todo o Brasil. Não bastasse o nervosismo para a prova em si, o ranking gerado pelo sistema de seleção do Ministério da Educação (MEC) também gera muita expectativa.
Se ser aprovado, independente do curso, já é uma baita conquista, ser aprovado em uma boa colocação é motivo para ainda mais festa. Ser aprovado em primeiro lugar em um curso disputadíssimo como o de medicina, então, é uma alegria que o maranhense Alexandre Magno, de 18 anos, contou ao G1 como é sentir. Ele foi o primeiro colocado no ranking do curso na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Uma alegria que, esse ano, teve um acréscimo importante. O curso de medicina na UFMA, na modalidade ampla concorrência, registrou a nota de corte mais alta para o curso no país: 928,13. Alexandre, que acertou 155 das 180 questões do exame, conquistou 967.06 pontos. Nota impulsionada pela bonificação de 20% na nota final para os candidatos que tenham cursado o último ano do ensino fundamental e o ensino médio completo em escolas públicas ou privadas do estado do Maranhão.
“Estudava o máximo o possível, às vezes chegava a oito horas estudando. Dia de domingo eu passava o dia estudando, fazia exercícios, depois tirava umas quatro horas para descansar e depois dormir”, explicou Alexandre ao G1, ressaltando que também separava tempo para hobbies, como academia e artes marciais.
Assim como qualquer estudante, Alexandre também tinha desafios para superar. Segundo a professora de redação Nazaré Martins, o grande trunfo do futuro médico foi saber aceitar e aprender com os próprios erros.
“Alexandre tem uma característica de muita determinação. No começo, ele tinha dificuldades de leitura, mas começou a gostar de ler e o texto foi melhorando. Ele corrigia a redação toda semana, independente se gostava do tema ou não, e sempre teve uma aceitabilidade muito grande para aprender com os erros. Ele também é muito tranquilo e se preparou para todas as disciplinas”
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário