domingo, 27 de junho de 2021

AS ORIGENS DO NOME TUTÓIA.

 


Túnel do tempo

Para muitos historiadores o nome Tutóia, tem vários sentidos, já que ele aparece escrito de muitas maneiras como: Ototoy, Ototoya, Atotoi, Atotoya, Turtroia, Turtóia, Tutoya e Tutóia-nome que prevalece até hoje.
Até agora não sabemos ao certo a origem verdadeira desta palavra e qual delas foi pronunciada primeiro. Há indagações a cerca da origem portuguesa, grega ou indígena. Vejamos a opinião dos historiadores:
LUDWING(p.91) - diz que Tutóia é uma corruptela de Tróia, cidade grega da Ásia, famosa por suas belezas. Quando os Fenícios vieram para estas costas do Maranhão, com o propósito de encontrar sal para embalsamar suas múmias, acharam Tutóia, parecia com Tróia e ao verem o litoral coberto por lindas dunas exclamaram:
És tu Tróia. Com o tempo, o povo luso-brasileiro eliminou o r, da pronúncia e ficou Tutóia. Porém, a versão de LUDWING, não é muito provável, pois ele não revela onde colheu tais informações e, sem a comprovação histórica, as especulações não são verdadeiras.
JUSTO JANSEN(p.12) - diz que em 1914 o nome Tutoya já era falado, sendo uma corruptela de Ototoia. Ele coloca também a explicação do escritor Rocha Pita, que fala de Tutoya dizendo que ao lado norte da mesma têm muitos mangues com produção imensa de mariscos e fortes campos naturais.
BENEDITO DE B.VASCONCELOS(p.12) - afirma que desde 1724 o nome Tutóia, terra dos índios Teremembe, constava na obra América Portuguesa.
RAIMUNDO DE SOUSA GAIOSO - faz também referência ao nome Tutóia, terra dos índios e porto para qualquer embarcação.
PROF° RIBEIRO AMARAL(p.12) - afirma que em 1758, o lugar nascido de uma aldeia e transformado em Vila era conhecido como Ototóia, pelo governador Gonçalo Lobato, quando escreveu uma carta ao Secretário de Estado em visita à terra dos Teremembé.
Para muitos tutoienses, a versão mais provável é a que se admite ser indígena, pois na língua dos índios Teremembé Tutóia, quer dizer: Lençol de Areias, grande extensão de dunas, características marcante das praias e água boa, na língua dos índios Tupi-Guarani. Antes o nome Tutóia, era pronunciado de várias maneiras, hoje somente um permanece. Já que o lugar em que seus primitivos serem eles os autores desse nome?
A verdade é que, com muitas variações do vocábulo, Tutóia é uma das raras designações da geografia colonial que permanece inalterada até hoje. Dos 217 municípios até hoje que o Maranhão possui, muitos perderam seus nomes de origem ao serem emancipados, mas Tutóia, não: O que expressa as belezas naturais do lugar em sentido lendário, pitoresco e cheio de poesias.
Por todos esses valores foi cognominada de: Princesa do Litoral na década de 60 pelo Mons. Hélio Maranhão, revolucionador da educação em Tutóia e fundador do colégio Almeida Galhardo. O poeta Nonato Freitas, personifica Tutóia, como menina pequenina, modesta, sem maldade, sem requinte e sem vaidade. Fazendo alusão à todos esses encantos de Tutóia.
Fonte: Livro Bernarda Cantanhêde. São Luis-2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário