Respondendo uma consulta feita pelo deputado federal Delegado Waldir (União Brasil-GO), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na terça-feira (21), tomou uma importante decisão sobre as eleições para o Senado Federal em 2022.

No entendimento dos ministros do TSE, partidos políticos podem apresentar candidatos ao Senado de forma independente. Além disso, segundo o entendimento do TSE, partidos que compõem a mesma coligação na disputa por um governo estadual podem apresentar mais de um candidato a senador.

Por unanimidade, os ministros decidiram que podem os partidos coligados ao cargo de governador lançar, individualmente, candidatos para senador e pode um partido, sem integrar qualquer coligação, lançar, individualmente, candidato ao Senado.

Com a decisão, os partidos estão liberados para lançar candidatos ao Senado sem a obrigação de que a mesma coligação pelo Executivo estadual apresente um único candidato.

Já por quatro votos a três, os ministros decidiram que partidos coligados ao cargo de governador devem manter a mesma coligação na disputa ao Senado. Ou seja, o TSE manteve a regra atual.

A questão é: será que essa decisão terá alguma interferência na eleição para o Senado no Maranhão???

É aguardar e conferir.