sábado, 8 de outubro de 2022

Flávio Dino, ex-governador do Maranhão, criticou o presidente Jair Bolsonaro

 

Flávio Dino diz que ‘Bolsonaro é um falso religioso’ após gafe sobre Círio de Nazaré

O senador eleito Flávio Dino, ex-governador do Maranhão, criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) após o perfil do chefe do Executivo cometer uma gafe sobre o Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações da fé católica no mundo. Bolsonaro participa do evento em uma romaria fluvial, em um barco da Marinha brasileira e publicou sobre sua presença nas redes sociais. Contudo, acabou confundindo o nome do evento, chamando-o de “Sírio de Nazaré”, em vez de “Círio de Nazaré”. A publicação foi apagada depois das críticas, mas por conta dela a expressão “Católico de Taubaté” tomou as redes sociais.

“Sírio é quem nasce na Síria. Círio de Nazaré. É o que digo: é um falso religioso, que nada conhece da fé cristã e nunca leu a Bíblia”, disse Flávio Dino em publicação nas redes sociais.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que é um dos coordenadores da campanha de Lula, também ironizou: “Ei, Bolsonaro! Sei que você não conhece nada sobre o país que ‘governa’, mas pelo menos deveria saber escrever o nome da maior manifestação religiosa do mundo. Sua ignorância e desrespeito com a Amazônia está cada dia mais evidente. Tenha respeito com a devoção dos cristãos!”

Bolsonaro participa do evento ao lado de aliados, como as deputadas federais reeleitas Carla Zambelli (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF). Sua presença gerou reações de autoridades locais e da Igreja Católica, que afirmou que não convidou nenhum político ou qualquer autoridade para a celebração.

Em nota, a Arquidiocese de Belém diz que Bolsonaro não foi convidado para participar do evento pela instituição nem por parte da Diretoria da Festa de Nazaré ou de qualquer autoridade a nível municipal, estadual ou federal.

A nota, assinada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, diz ainda que não desejam e não permitem que as atividades do Círio sejam usadas com caráter político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário