terça-feira, 22 de novembro de 2022

OLHANDO UMA PENINSULA TUTÓIA NOS CONFINS DO MARANHÃO

 


PEDACINHO CONTADO DE TUTÓIA

A sede municipal de Tutoia que até bem pouco tempo era conhecida pelos troncos velhos como “Tutoia Nova” só não é uma ilhota por conta do trecho de dunas - na praia da Moita Verde - que o riacho Paxicá não rompeu até desaguar no Oceano Atlântico. Essa denominação de “Tutoia Nova” se deve à mudança da sede antiga - a Tutoia Velha (povoado nos dias atuais) - para a nova em 1901.

Portanto, a sede municipal pode ser considerada uma pequena península.
No trecho que margeia as dunas tem uma área de restinga arenosa e uma extensão de praia que se estende da praia da Ponta da Andrezza até a praia do povoado Arpoador.
Na outra zona que margeia o riacho Paxicá integra a grande área de estuário do Delta do Parnaíba e a floresta de mangue.
A localização é privilegiada pela sua situação geográfica, pois situa-se entre os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba, de modo que da beira das praias da Andrezza e da Barra pode-se avistar a olho nu várias ilhas (Cajueiro, Grande, Caeira, Coroatá). É também na praia da Barra que está a carcaça do navio Aline Ramos que encalhou na entrada da Barra de Tutoia na década de 80. As dunas (os pequenos lençóis), aliás, são outro atrativo turístico.
Além da carcaça do velho navio ser um símbolo da nossa praia, é comum se avistar dezenas de canoas de pesca. Em tempos de pescaria elas navegam por entre as ilhas em busca de pescado. O colorido das canoas dão um toque peculiar e único à praia de Tutoia.
Em época de fartura de camarão os pescadores com puçás são presença em número expressivo na pesca chamada de arrasto de puçá. O camarão de Tutoia, alias, é famoso e é uma iguaria apreciada em vários restaurantes locais e de outros estados.
Ressaltando a fama do camarão de Tutoia a canção “Tutoia Beach” musicou esse molusco e as belezas da terrinha:
“Dance, oh yeah!
Dance, oh Tutóia beach!
Dance, oh yeah!
Dance...
Divide o mar em sombra e sol
E a jangada vai passando
Os camarão grandão
Umas parada de camarão
O vento abre e fecha a porta
A árvore entorta
É boa nova evangelho
Que dá a proa de navio velho
Os camarão grandão
Umas parada de camarão
Do Piauí ao Maranhão
Umas parada de camarão
E a minha mente bóia
Na praia de Tutóia!
E a minha mente bóia
Na praia de Tutóia…”
A letra da música é de autoria de um piauiense.
A sede municipal concentra os mais variados serviços: hoteleiro, comércio varejista, serviços bancários, órgãos públicos, entre outros.
Na sede se tem a igreja matriz de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da cidade, as igrejas evangélicas Assembleia de Deus, Presbiteriana, Adventista, Universal e Testemunha de Jeová. Além, de Templos de religião de matriz africana.
Na sede ficam as agências bancárias do Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander e Banco do Nordeste. E ainda a agência da Previdência Social (INSS), o prédio da Prefeitura Municipal na Praça Getúlio Vargas, as escolas municipais Castelo Branco, Nemésio Neves, São José, Cajuzinho, Nossa Senhora de Nazaré e São Judas Tadeu; as escolas estaduais Liceu Tutoiense (antigo Zilmar Melo), Olindina e Casemiro de Abreu; as escolas privadas Maria Madalena, Educare e Vovó Maria Joana.
Tem ainda o Fórum da Comarca, a Delegacia de Polícia Civil e a Unidade Prisional, a Promotoria de Justiça Estadual. E, o primeiro prédio de Tutoia de pedra e cala - o Instituto Paulino Neves -, o que foi a residência da família do fundador da “Nova Tutoia”, o Coronel Paulino Neves. Além, das praças: Teremembés, da Família, da Praça São Pedro. E o estádio municipal Merval do Trano.
Tem-se também a Rodoviária Municipal, a Colônia de Pescadores, o Sindicato dos Arrumadores e Ensacadores, os Correios, a Junta Militar, o Mercado Municipal e o Porto Salinas.
A sede peninsular está dividida nos bairros Centro, São José, Cajueiro, Barra/Guajirú e Monte Castelo.

Foto: Blog Antonio Amaral






Via Elivaldo Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário