segunda-feira, 22 de abril de 2024

MEMÓRIA: PERSONALIDADE E ILUSTRE PROFESSOR REGINO

                                                     Memória e traços do saudoso professor educador Regino do Espirito Santo!

                      Trajetória e conquistas

                                                        Em VIDAEm uma manhã de sábado 19/08/2023  por volta das 10hs, tomamos a liberdade de visitar o enfermeiro, professor, diretor de uma das escolas da rede municipal que já existia  através de uma associação comunitária, quando no ano de 1997, recebeu o convite por  moradores em aplicar aulas ainda em um período de grandes dificuldades modelo de um barracão de taipa, paredes de barro e uma sala apertada e poucos  alunos.

     Mais não sabia "ele" que ao longo dos anos fosse brotar a semente do reconhecimento dos pais e da comunidade dessa associação que fosse se transformar em pouco tempo na Unidade Integrada Nossa Senhora de Fátima(Comum), onde passou a ficar  sobre a direção do saudoso professor REGINO DO  ESPÍRITO SANTO, nascido em 15 de janeiro de 1962 e falecido no dia 21 de abril de 2024, por volta das 6h30 motivos esse quando conduzia uma motocicleta titan cor vermelha a caminho da escola que trabalhava há décadas. E em um trágico acidente foi vitimado por um outro veículo em uma manhã de domingo na Ma-034(sentido Paxicá ao bairro Comum). Professor Regino era casado com a Sra. Rosa, pai de 3 filhos, 4 netos, 1 bisneto. Sua trajetória começou ainda jovem como camelô, auxiliar de enfermagem e esteve 37 anos trabalhando no hospital Lucas Veras, atividade essa que lhe oportunizou no exercício dessa profissão enquanto participava também do nascimento(parto normal na unidade de saúde), e disse ele durante nossa entrevista entre as bençãos participou do nascimento de 500 crianças auxiliando ao lado de médicos, e outros enfermeiros e fez questão de destacar a Sra. Ana do Carlos Leal(auxiliar de enfermagem e amiga de trabalho e também já falecida), juntos trabalhavam no hospital Lucas Veras.

Trajetória

Regino do Espírito Santo, não parou e pontuou as primeiras ampliações realizada na unidade escolar Nossa Senhora de Fátima, no decorrer dos anos entre 1997 a 2023, com estrutura crescente do prédio, salas, auditórios, secretaria, cantina, área de lazer, quadra esportiva. etc... conquistas essas que lhe proporcionou respeito pelas famílias e estudantes da comunidade e de outros bairros vizinhos. Disse ele, sendo um dos fundadores e diretor geral nesse avanço educacional e por ter se tornado uma das escolas referência na rede municipal de ensino, mesmo ter surgido de uma transformação e antiga associação de moradores. Afirmou quem ganhou foi a sociedade tutoiense em especial os estudantes onde a escola sempre recebeu uma demanda estudantil sem distinção. Nossa redação em conversa com o Sr. Regino, onde o mesmo fez questão de relatar uma estrutura e logística como: Transportes permanente na ESCOLA, com 3 ônibus da unidade, 3 cedidos em parceria firmada com a  SEMED e nos últimos anos ter sofrido uma desatenção do município, disse ele. O saudoso educador Regino, explanou que todas essas conquistas tem sido com muitas dificuldades, mais sempre acreditou em bons frutos da educação com os esforços de sua equipe trazendo bons resultados para o IDEB do município. e o aumento da procura de famílias para matricularem seus filhos pela qualidade de ensino já reconhecido por vários profissionais vinculados a rede municipal de ensino. A ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, teve um avanço significativo nesse últimos anos, assim frisou Regino, principalmente a grande procura em matrículas do Ensino Médio.

2023. Outra boa recordação e de um legado grandioso deixado pelo ilustre educador concedida essa entrevista ao Blog Antonio Amaral, ao resumir que a mencionada  unidade escolar sempre manteve viva as comemorações municipal e cultural realizado com sua equipe de professores, coordenadores e como sempre zelou por um planejamento e a programação pedagógica que muito contribuiu no processo da aprendizagem e nos valores da formação cidadã. Ressaltou ele, a data comemorativa e cívica que a unidade sempre esteve no foco das apresentações no dia 7 de setembro de cada ano, Essa tradição sempre se repetiu através de um calendário programado e às vezes antecipadamente com a realização de outros eventos internos com o objetivo em arrecadar fundos para compra de instrumentos  para banda marcial da escola. Disse o professor.

Aqui concluímos um traço da trajetória do professor, enfermeiro, diretor, de mais um militante da educação  desse município que nos deixou no dia 21 de abril de 2024, vítima de um acidente na Ma-034. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário