Personalidade e memória
Um traço da jornada histórica
O quadro túnel do tempo na sua intimidade e memória do futebol como surgiu o histórico CT-Campo de Treinamento Campo da Iracy-bairro Cajueiro, por influência da maré e antigo salgado), no ano de 1960, militado por boleiros jogadores que procuravam uma área para bater aquela pelada futebolística descalço.
A antiga moradora do citado bairro era natural de Tutóia, se chamava Iracy Pereira da Silva, nascida em 23.01.1930, faleceu no dia 24.07.2017. Foi casada com Francisco Rodrigues do Nascimento, ambos tiveram 5 filhos e popularmente conhecido como Chico da Noite.
O quadro túnel do tempo, em uma árdua buscativa ouviu relatos de antigos moradores, familiares ao encontrar na enciclopédia da vida e porque o famoso espaço público se tornou-se oficialmente ser chamado Campo da Iracy? Diversas pessoas da comunidade, ex. atletas, nativos(as) pescadores(as), marisqueiras afirmam que a tutoiense Sra. Iracy, na época tinha uma postura imensurável e admirável em prestar solidariedade às pessoas que se aproximava de sua residência para uma hospedagem, tomar um café e muitas das vezes durante o dia-dia ocupar espaço de sua humilde morada para reuniões esportiva sempre ao lado do campo de capim-salgado e em pouco tempo passou a ser chamado Campo da Iracy-bairro Cajueiro.
O tempo foi passando, as gerações foram surgindo e a tão badalada área esportiva pública se popularizou-se nas realizações de torneios, campeonatos e muitas decisões. Agora chegamos em pleno século XXI, fatos e vivências estão sendo narrados, registrados e o espaço agora passou a se chamar Novo CT-Centro de Treinamento Campo da Iracy e através da Prefeitura Municipal de Tutóia e SEMEL-Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, estão transformando o espaço em um dos melhores espaço público desportivo para competições na democrática administração do jovem prefeito Viriato Cardoso.
Breve... aguardar e conferir novos relatos e registros desse patrimônio de reveladoras histórias que não cairá no esquecimento.


Nenhum comentário:
Postar um comentário