O sábado, 14 de outubro de 2023, ficará marcado pelo eclipse solar anular, que aconteceu e poderá e foi visto em todo o Brasil.

O eclipse em algumas regiões do País, começou por volta das 15h (horário de Brasília), mas a hora em que o fenômeno atinge o seu pico varia de acordo com a localização do observador.

O Maranhão é um dos estados brasileiros onde foi possível visualizar por completo o eclipse solar anular.

Em São Luís, o ponto de observação foi montado na Praça Maria Aragão, na tarde de sábado a partir das 14h. Durante o evento, foi disponibilizados óculos especiais para o público, que filtram a barreira física entre os raios do sol e não causam danos à visão.

De acordo com o Observatório Nacional brasileiro, o fenômeno de 2023 chegará ao seu fim na costa leste do Brasil pelas 17h30 (horário de Brasília).

O eclipse solar acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol. Devido ao tamanho da Lua, ela não cobre totalmente a superfície do sol e com isso, aparece uma sombra, que produz o “anel de fogo”, que dá forma ao fenômeno.

É importante ressaltar que não se deve olhar diretamente para o fenômeno, nem mesmo com o uso de óculos de sol comuns. A melhor maneira de assistir é por meio óculos especiais que são produzidos com um filtro que controla a luz do sol.

É aguardar e conferir.

Informações da capital com Jorge Aragão