sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

52 canditados de 24 municípios do Estado participaram da capacitação pedagógica para facilitadores ETSUS-MA


Escola Técnica do SUS realiza capacitação pedagógica para formação de docentes


As professoras do ETSUS-MA, Maria Cordélia Lobato e Maria Alcina Gomes, falando aos docentes que fazem parte da capacitação pedagógica. Foto: Francisco Campos/SES
As professoras do ETSUS-MA, Maria Cordélia Lobato e Maria Alcina Gomes, falando aos docentes que fazem parte da capacitação pedagógica. 
Teve início, na quinta-feira (21), a ‘Capacitação Pedagógica para Facilitadores dos Cursos Técnicos da ETSUS-MA’, com 52 candidatos a docentes facilitadores de 24 municípios do Estado. A Escola Técnica do SUS, no Maranhão, é coordenada pelo Governo do Estado, e é integrada à Secretaria de Estado de Saúde (SES).
A capacitação, com carga horária de 20h, formará docentes/facilitadores para atuar na formação de profissionais nos cursos técnicos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Pós-técnico em Unidade de Terapia Intensiva e Saúde do Adulto e Idoso.
O total é de 34 vagas para atuação nos diferentes municípios. Com a capacitação técnica, os facilitadores selecionados irão contribuir para uma formação ainda mais qualificada de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades seguem até sexta-feira (22).
Os currículos dos profissionais que já atuam na Rede SUS foram selecionados de acordo com o que a Escola Técnica do SUS (ETSUS-MA) preconiza para a docência e, durante a capacitação eles serão selecionados mediante os critérios de avaliação que envolve desde a experiência profissional, à assiduidade no processo de formação.
A coordenadora do curso técnico de Agente Comunitário de Saúde, Amanda Pasklan, explica que a ‘metodologia ativa’ – modelo adotado pela ETSUS –, é novo para profissionais com formação tradicional, porém enriquecedor na experiência prática. “Participar dessa formação é importante para que eles compreendam como poderão atuar no processo de educação permanente, e que não estão apenas formando outros profissionais, mas também estão sendo formados nesse processo de educação que começa na capacitação”, considera a coordenadora.
Por já possuírem vivência profissional na área em que estão sendo capacitados, o conteúdo é baseado na valorização do conhecimento prévio, perspectiva do autodesenvolvimento profissional e de ações educativas para contribuir com a promoção da saúde.
Na programação da capacitação, também, estão oficinas sobre o ‘Planejamento de Ações de Educação em Saúde para o SUS’, o ‘Processo de Ensino-Aprendizagem’, ‘Metodologias Ativas e de Problematização’ e ‘O papel do facilitador’.
Fonte: Governo do Estado

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