sábado, 3 de junho de 2017

POVOADO BOM GOSTO CRIA O COMITÊ AMBIENTAL NA MANHÃ DE SÁBADO(3)

Comunidade, Poder Público, Sindicatos, Associações, Institutos Ambiental!

NOSSOS RIOS... Bom gosto, Barro Duro, Santa Rosa, Bezerro, Santana dos Carvalho, Buritizinho, Lagoa(Lagoinha).

Na manhã de sábado(3), reunidos no povoado BOM GOSTO, no CENTRO PAROQUIAL, estiveram reunidos em defesa do RIO BOM GOSTO. os seguintes seguimentos: Prefeitura Municipal(Prefeito Romildo), Secretários Municipais, Assessores, Vereadores(Paulo Rogério, Raimundo do Sintraf), representante do APA-Piauí(Sr. Raimundo Rodrigues), Técnico Agrícola(Evandro), professor Bernardo Pedro, Elivaldo Ramos(presidente do Sinsputsampan-Tutóia), presidente da Gleba Comum a Santa Clara(Sra. Rosária), presidente da Colônia de Pescadores-Z17, presidente da Associação de Moradores(Sr. Walter), Associação de Agricultores e Pescadores.

Uma reunião realizada pela "ASSOCIAÇÃO REDE BURITI" representado pelo professor MAXUÉL, um dos defensores da REVITALIZAÇÃO DO NASCENTE-RIO BOM GOSTO. Que já vem sofrendo graves degradações nos longos dos anos desde a construção de casas de alvenarias, desmatamentos, queimadas, retiradas de areia das margens do RIO. etc... A REUNIÃO TEVE COMO PAUTA PRINCIPAL NESTA MANHÃ DE SÁBADO(3), A DISCUSSÃO DO ASSOREAMENTO DO RIO, E DE UMA DAS EMPRESAS QUE ESTÁ FAZENDO AS INSTALAÇÕES DA DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA TRATADA RETIRADA DO RIO. Mas durante 4 horas de discussão entre comunidade e Poder Público, diante do grave ASSOREAMENTO, e ouvindo a VOZ DA COMUNIDADE, o prefeito ROMILDO DAMASCENO, durante a palestra abraçou a reivindicação do povoado, afirmou ele, que já vem acompanhando o PROJETO DA CAEMA, que agora levará ao governador do Maranhão, pedidos de urgência nas perfurações dos poços e estudos mais avançados sobre o nascente próximos às margens do rio e qual tempo de duração de abastecimento da água para todo centro e bairros do município, e qual comprometimentos causará a futura vida do RIO BOM GOSTO.

Com a urgência da REVITALIZAÇÃO DO RIO BOM GOSTO, nasceu nessa manhã um "COMITÊ" com o objetivo de acompanhar e representar a comunidade todo processo de instalação do governo do Estado-CAEMA, já que nos últimos anos recursos oriundos de "CONVÊNIOS" foram destinados para o município em torno de quase R$ 9 milhões. Agora a comunidade BOM GOSTO, resolveu acordar em tamanho prejuízos ambientais causados. Seca, Desmatamento, Construções na margens do Rio(Assoreamento).

Esteve durante a reunião o Prefeito Municipal(Romildo Damasceno), que durante sua palestra fez o compromisso de apoio a comunidade que sofre. segundo ele buscará com rápidas soluções via governo do Estado. Outra comunidade que trouxe como exemplo de uma ação comunitária foi CAJAZEIRAS, na pessoa do Sr. Denildo Machado, quando disse em sua palestra que trazia como experiência algumas conquistas de conscientização ambiental voltada para comunidade. 

   COMITÊAMBIENTAL-Formado por vários seguimentos da SOCIEDADE: Sindicatos, Igrejas, Gleba. 
 PREFEITO ROMILDO DAMASCENO, AFIRMA SEU COMPROMISSO ENTRE PODER PÚBLICO E A DEFESA DO RIO BOM GOSTO, NO PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO.
PRESIDENTE DO SINSPUTSAMPAN, "ELIVALDO RAMOS" FOI MAIS UM DOS PALESTRANTE DA REUNIÃO.
 PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES, PESCADORES DE CAJAZEIRAS-TUTÓIA. SR. DENILDO MACHADO.
                                      VEREADOR PAULO ROGÉRIO-DEM
 VEREADOR SINTRAF(PDT), REAFIRMA SEU COMPROMISSO EM DEFESA DA COMUNIDADE.
 RAIMUNDO RODRIGUES-REPRESENTANTE DO APA,

                                                     PROFESSOR MAXUEL
                                                          REPRESENTANTE DA EMPRESA OCEANIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário