quinta-feira, 26 de agosto de 2021

TURISMO NO BRASIL E SUA HISTÓRIA

 

História do turismo

Pensando o turismo enquanto o deslocamento de pessoas com um propósito específico, não é possível definir uma origem exata dessa atividade. A literatura dedicada ao assunto indica que sua história começa milênios antes da era atual, ainda no Antigo Egito, com viagens que tinham como propósito a participação em eventos, questões religiosas, o divertimento e relaxamento bem como a ampliação do conhecimento.

As mesmas motivações causaram grandes deslocamentos de pessoas na Grécia Antiga. Um diferencial dessa civilização foi a realização dos primeiros Jogos Olímpicos, que serviram como atrativo para um intenso fluxo de turistas.|2|

Muitas outras civilizações contemporâneas ou não às citadas registraram viagens turísticas com causas variadas, relacionadas à saúde, ao bem-estar e à religião. Destaca-se, além disso, a importância das trocas comerciais nos grandes deslocamentos em diversos períodos históricos.

Com o passar do tempo, o avanço das técnicas de localização no espaço permitiu o aperfeiçoamento das navegações e as viagens de longas distâncias. As Revoluções Industriais e o desenvolvimento das ferrovias, bem como de outros meios de transporte, foram de grande importância para a ampliação da escala do turismo.

Atribui-se a Thomas Cook o pioneirismo das agências de viagem. O inglês iniciou suas atividades no século XIX, e é considerado o pai do turismo moderno.

Veja também: 27 de setembro – Dia Mundial do Turismo

Importância do turismo

Como sendo uma atividade econômica cada vez mais significativa, a importância do turismo reside, em parte, na receita gerada por esse setor para as economias nacionais e locais. A indústria do turismo, como é chamada, abarca diversos serviços, como transporte, hotelaria e alimentação, responsáveis por um grande contingente de mão de obra. Além disso, o setor movimenta indiretamente outras áreas, como o comércio formal e informal e diversas atividades dos circuitos locais da economia, gerando emprego e renda.

Espacialmente falando, a recepção de visitantes demanda infraestrutura adequada e a sua manutenção periódica, gerando benefícios em médio e longo prazo para a estrutura do local propriamente dita bem como o melhoramento da rede de transportes, de energia elétrica, de comunicação, além da conservação de sítios históricos, monumentos, praças e locais de grande circulação de pessoas. As melhorias podem ser sentidas também pelas populações que vivem em áreas turísticas e fazem uso de tais serviços diariamente.

Estudo do turismo

O estudo do turismo atualmente é feito por meio de uma perspectiva multi e interdisciplinar, abrangendo conhecimentos das ciências sociais, da geografia, da economia, do marketing e da administração, tendo em vista a complexidade e amplitude de elementos — espaciais, culturais, sociais, econômicos — que compõem essa atividade e dos quais depende a sua realização.

A partir dos anos 1960 e 1970, cresceu dentro da própria geografia a quantidade de estudos dedicados à análise do turismo e à forma como se dá a sua interação com o espaço geográfico e os elementos que o compõem.

Muitas universidades possuem hoje em seus catálogos um curso próprio de Turismo, visando à formação de bacharéis (turismólogos) e técnicos no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário