terça-feira, 4 de abril de 2023

Baú Memória: Chagas Lima memória viva em Tutóia

 

Baú Memória viva - Chagas Lima




Um traço da história

Traço e uma breve pequena trajetória sendo contada pelo nosso Blog, valorizando e revivendo em vida personalidades que vem deixando um legado de vencedor, de lutas e conquistas em Tutóia. Baú Memória, tem trazido para nosso leitor um pouco do passado e do presente nesse conhecimento de vida, e hoje mais uma ilustre memória vivaço e que nos inspiram continuar documentando nessa cidade centenária.

Francisco das Chagas Aguiar Lima(Chagas Lima), nascido em 12 de Julho de 1944, filho de Elias Pereira Lima e Abelina Aguiar Lima, casado com Maria Augusta Lima(idosa aos 81 anos), tiveram um casal de filhos: Francidele Araújo Lima e Francijone Araújo Lima e em outro relacionamento nasceu Francisco Elias Cardoso Lima(hoje um dos cuidadores do próprio pai).

Chagas Lima, passou por escolas pública cursou ensino primário, na época, e aos 16 anos já exercia a função de pescador ao lado do pai Elias Pereira(Elias Lima), e de seus irmãos no ano de 1959, sendo um dos pioneiros na atividade pesca artesanal (curral peixe e camarão-Ilha do Coroatá). Aos 18 anos viajou pra servir o exército brasileiro no Piauí, mais não quis seguir carreira, e aos 19 anos voltou pra sua cidade natal quando resolveu montar um de seus primeiros ramos de trabalho que foi uma mini fábrica de gelo em uma casa de palha no bairro Barra, disse ele. Perguntamos como nasceu na época a sua pequena fábrica caseira de gelo de barra em forma de inox? Chagas, com uma saudável recordação nos respondeu dizendo: Eu, ao fazer uma viagem na cidade de Parnaíba, e o que me fez inspirar foi através de um amigo Parnaibano, que já mexia no ramo de sorvetes.  Assim "Chagas" conseguiu montar e conciliar sua venda de gelo e a compra da pesca, além de praticar a pesca uma herança obtida enquanto esteve ao lado do pai onde foi um dos maiores incentivos para conseguir criar meus filhos e hoje por a vida me colocar até nessa data mesmo cansado pelo tempo, estou nas mãos de Deus, disse, essa memória viva aos 79.

Essa memória vivaça, se tornou-se popular na sua atividade o que lhe fez a receber o primeiro convite na gestão do ex. Prefeito Merval Melo, para assumir o posto da antiga Telma(de comunicação no município), permanecendo no comando por dez anos. Foi presidente da Colônia Z-17 de Pescadores, como consta em um dos livros escritos por Sr. Coisinha na década de 70. "Chagas" foi professor por 2 anos na rede municipal de ensino, auxiliar jurídico em Paulino Neves (antes da emancipação daquele município) e sempre esteve envolvido na política desde 1972 até 2008

"Chagas" mesmo com algumas limitações de saúde, hoje o Baú Memória lhe visitou em sua residência localizada na rua Celso Fonseca - Centro e durante a visita nesta manhã de 4 de Abril de 2023, constatamos aos 79 anos um homem lúcido com brilhante história narrada.


✍️

Nenhum comentário:

Postar um comentário