terça-feira, 4 de abril de 2023

DADOS FEMINICÍDIO NO MARANHÃO SISTEMA SERÁ AMPLIADO

 

Sistema ampliará indicadores da Segurança Pública e trará dados de feminicídio


Foto Reprodução

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP) lançará, em maio, um novo programa validador de dados estatísticos do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp VDE), plataforma usada pelos agentes de segurança pública dos estados para reportar crimes e outras ocorrências.

A nova versão possibilitará a ampliação do painel de indicadores de segurança pública dos nove atuais para 28 dados, incorporando feminicídios, estupros, suicídios, desaparecimentos, mortes por agentes do Estado, mortes de agentes do Estado, e outros. O novo sistema permitirá também que o Sinesp tenha dados nacionais oficiais validados a cada trinta dias, diferentemente dos 90 atuais.

Com as inovações, ampliam-se os subsídios para as tomadas de decisões e implementação de políticas públicas, assim como para a produção, e para a publicação de estatísticas criminais em âmbito nacional.

A implantação da nova versão do Sinesp VDE está em fase piloto nos estados do Ceará, Pará, Mato Grosso, Paraná e Minas Gerais. “Após a conclusão dessa fase de testes, os participantes poderão avaliar e sugerir melhorias, antes do lançamento oficial”, destaca o diretor de Gestão e Integração de Informações da SENASP, Felipe Sampaio.

A seleção das cinco unidades federativas para a fase piloto do Sinesp VDE foi realizada considerando critérios como região geográfica, qualidade dos dados e pontualidade no envio dos Dados Nacionais de Segurança Pública. O sistema foi apresentado aos gestores de estatística dos respectivos estados pilotos, que receberam instruções básicas de utilização da ferramenta, e, desde então, passaram a inserir os dados no Sinesp VDE. Ao final da fase piloto, os usuários produzirão relatórios com sugestões de melhorias e boas práticas para utilização do sistema. A previsão é que o lançamento oficial do Sinesp VDE se complete oficialmente no segundo semestre, em evento de capacitação com a participação de todos os gestores de estatística das unidades federativas.

Dados Nacionais

A partir da ampliação dos Dados Nacionais de Segurança Pública, o MJSP contará com informações sobre as seguintes categorias: homicídio doloso, roubo seguido de morte (latrocínio), lesão corporal seguida de morte, tentativa de homicídio; feminicídio; morte por intervenção de agente do estado; morte a esclarecer, sem indício de crime; morte no trânsito ou em decorrência dele; morte de agente do Estado; suicídio; suicídio de agente do Estado; estupro; roubo de veículos; roubo a instituição financeira; roubo de carga; furto de veículos; tráfico de drogas; apreensão de cocaína; apreensão de maconha; apreensão de arma de fogo; pessoa desaparecida; pessoa localizada; mandado de prisão cumprido; atendimento pré-hospitalar; busca e salvamento; combate a incêndios; emissão de alvará de licença; e realização de vistorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário