sexta-feira, 7 de abril de 2023

Baú Memória: Sindicato Marítimo de 1932 - Túnel do tempo

 

 INSTITUIÇÃO SINDICATO MARÍTIMO DE TUTÓIA - 1932

                                                              

                                                        Mergulhado no tempo e na história em Tutóia!



                             1932, SINDICATO MARÍTIMO - Data de sua fundação e teve como seu 1º presidente o Sr. Lauro Reis, associados são os estivadores marítimos que trabalham nas atividades portuárias. Começou a funcionar com 200 sócios, em pouco tempo teve um aumento expressivo: Os outros presidentes foram: Raimundo Pereira(Doquinha), Zuzu da Altina, Manoel Soares, Pedro Freitas, Manoel do Zuzu, Adelino Fernandes(Dindô), João Martins Veloso, Edison da Conceição, Antonio Monteiro, Manoel Pereira, Everardo Silva, José Pereira, Valdisinho Rodrigues.

No começo por carta de publicação e extensão de base, o sindicato passou a atender outros municípios: Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses e Água Doce: Tendo em cada um destes um "Capataz" para intermediar os encargos. A Capitania dos Portos e o Ministério do Trabalho são órgãos aos quais o sindicato é vinculado. O Presidente era escolhido em eleição direta dos sócios com duração de 03 anos. Anos atrás, a existência deste Sindicato era bem diferente - seus presidentes.

Estavam sempre imbuídos em manifestações diversas para alegrar os "sócios" e pessoas da comunidade, por exemplo; no dia do Trabalho, as comemorações faziam parte do calendário de todos os anos, desde a Alvorada(com bastantes fogos), até a festa dançante. No dia da Pátria, os desfiles pelas ruas traziam sempre o pelotão da categoria, numa demonstração de civismo.

Entre os presidentes já citado, enfatizamos a administração do Sr. João Veloso, que conseguiu para muitos alunos carentes do "Colégio Almeida" várias bolsas de estudo. O Sr. Adelino Fernandes, muito se destacou também em conseguir para o sindicato vários benefícios. Por seu grande desempenho dentro do mesmo, foi convidado a ser diretor efetivo junto à Federação Nacional dos Estivadores, no Rio de Janeiro, onde passou mais de 20 anos. Atualmente, por razões políticas, o Sindicato Marítimo encontra-se desativado como mostra essa imagem produzido nessa tarde de 7 de Abril de 2023, às 16:00 horas de sexta-feira da "Paixão" pelo "nosso Blog" que abraçou essa missão desafiadora de contar a história Baú Memória, através de alguns arquivos sendo pesquisados incessantemente e aos poucos descobertos e atualizadas tentando aproximar o passado e o presente.

Fonte: Bernarda Cantanhêde


Nenhum comentário:

Postar um comentário