quarta-feira, 19 de junho de 2013

CAPACITAÇÃO DA CGU-MARANHÃO E PIAUÍ

      Realizou - se na data de 18 e 19, de Junho, de 2013, no Auditório da Secretaria de Educação, a primeira capacitação, no Município de Tutóia, da Lei, de acesso as informações pela Transparência Brasil

      Desde a lei, de 1988, da Constituição Federal, ainda não havia vindo pra Tutóia, uma capacitação para cidadão estarem preparados para o mundo das informações. A CGU, dos Estados, Piauí e Maranhão, juntos com dezenas de cidades, (Prefeitos, Prefeitas, Secretários, Secretárias, assessores, vereadores), receberam dois dias de capacitação, pela CGU-Controladoria Geral do Estado. Maranhão e Piauí. Diversos participantes perceberam diante dos dois dias da palestra que os erros de gestão é sucessivos. E essa capacitação passou a clarear os rumos de sua gestões principalmente no controle dos recursos públicos.

      Foi feito por diversos palestrantes alguns temas de gestão pública e a obrigatoriedade de informar bem o cidadão. Clareza, segurança, convicção, tempo real, e objetividade. A cidade de Tutóia, pela primeira vez recebeu a visita de adjacentes cidades com o mesmo objetivo de gestão. Tutóia, entre 27 cidades envolvidas o Prefeito, Secretários(as), não tiveram interesses dessa capacitação. A Câmara Municipal, não teve nem um representante da classe.

     Como ainda a deficiência é grande por parte de gestor que faz o uso dos recursos públicos do jeito que pensa, O Prefeito de Tutóia, perdeu uma grande oportunidade de se qualificar e ter o controle dos milhões que vem recebendo e mal aplicados durante cinco anos. Mas se observou uma minoria durante a capacitação, em torno de 6 pessoas, enquanto de outras cidades eram centenas. Fica aqui o meu sentimento de revolta diante de uma gestão que perdeu a sensibilidade de respeitar a dignidade de um povo.




                                           Tutóia,Ma, 19 de Junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário