sexta-feira, 28 de junho de 2013

Histórico da Manifestação de Protesto do Movimento “Acorda Tutoia”
O referido movimento de protesto realizado na cidade, foi fruto da expansão das informações compartilhadas pelas redes sociais. Mesmo com as precárias fontes de organização, o movimento advindo de uma parte da massa excluída e inconformada pelo sistema administrativo instalado na Cidade, Estado e País, foram as ruas da cidade com o intuito de reivindicarem direitos, em especial os relacionados a Saúde, Educação, Trânsito e Transparência na gestão pública municipal, dentre outras medidas constantes em um pacote de 10 (dez) reivindicações, as quais foram direcionadas e protocoladas diretamente na Presidência da Câmara de Vereadores, na sessão do dia 26/06/2013 (Quarta-Feira) e no Ministério Público Local na data de 27/06/2013 (Quinta-feira).
Durante a manifestação, os seus componentes percorreram várias ruas da cidade de forma pacífica, com o apoio da segurança pública feita por parte da Polícia Militar e da Guarda Municipal da cidade, oportunidade em que o movimento transcorreu com muita tranquilidade e sem qualquer tipo de ocorrência danosa ao patrimônio público ou privado, bem como de qualquer outra forma de violência.
No seu ponto final, “A Praça Getúlio Vargas”, onde também são instaladas as sedes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, houve uma concentração de pessoas por um período aproximado de 2 horas, ocasião em que várias pessoas com o intuito de manifestarem a sua indignação, pegaram o microfone e reivindicaram o que achavam de direito.
Para mais ou para menos, o movimento despertou a curiosidade das pessoas que assim o apreciavam, por mais que não o aderissem de forma concreta.
Um dia após a referida data, o que se percebe, é que apesar da sua pequena adesão, a presente manifestação surtiu alguns efeitos na opinião pública local, bem como nas estruturas do governo municipal, uma vez ser a pauta do dia nos comentários de rua da cidade, sejam favoráveis ou não ao movimento.
Dentre os seus principais entraves, que de nenhuma maneira teve uma organização planejada e articulada, podemos consignar: 1- A atitude negativa por parte da Prefeitura do Município em não receber o comunicado oficial do referido movimento popular por parte de um dos seus seguidores em respeito às determinações do art. 5º, inc. XVI da Constituição Federal, bem como da sua pauta de reivindicações, a fim até mesmo de que a segurança dos manifestantes, terceiros e das estruturas físicas do município fossem resguardadas em sua plenitude, 2- A não realização do expediente administrativo na sede da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Assistência Social, 3- Do excesso de policiais e guardas municipais nas ruas da cidade, da ausência dos 11(onze) vereadores da situação e do Prefeito da cidade, que lá não estavam para receber os manifestantes com as suas reivindicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário