domingo, 25 de fevereiro de 2018

Saúde começa pela boca. Breve será inaugurada no Maranhão "Unidade de Especialidades Odontológicas

SORRIR

Carlos Lula, Secretário de Saúde
Carlos Lula, Secretário de Saúde
Por Carlos Lula
Sorriso é identidade. Algumas pessoas são marcadas pelo conjunto – boca e dentes – iluminando o rosto. Quantas pessoas não podemos reconhecer apenas pelo seu sorriso? Por outro lado, a falta do sorriso é um dos principais motivos de morte social. No Maranhão, há pessoas sem possibilidades de sorrir, literalmente. Infelizmente, nossa grave condição social nos legou um estado de desdentados.
De fácil detecção, o câncer de boca só tem chances de cura quando diagnosticado precocemente. No Brasil, este tipo de doença apresenta alta prevalência. O país se encontra em primeiro no ranking da América do Sul, sendo a população masculina a maior vítima da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Entretanto, anterior ao óbito, as deformações faciais causadas por este tipo de doença, resultado das cirurgias para retirada do câncer da boca, provocam a morte social desses pacientes. Isolados, com baixa autoestima, eles levam uma vida de reclusão e a depressão acelera o processo.
O nível mais grave da doença, no âmbito da saúde bucal, não é a única responsável pela morte social das pessoas. Por exemplo, as crianças com lábios leporinos também precisam de um acompanhamento especializado, que permanece por toda a infância e adolescência, para garantia de uma vida longe de sequelas aparentes e permanentes.
O diagnóstico precoce do câncer bucal e o atendimento a pessoa com deficiência, principalmente crianças, são os dois principais focos do plano de trabalho da primeira Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir, que será inaugurada no próximo dia 28.
O serviço inédito visa ampliar e fortalecer o atendimento de saúde bucal no estado. Será a primeira unidade pública de especialidades odontológicas do Maranhão a ofertar atendimento em nível de média complexidade. Teremos serviços de endodontia, prótese, estomatologia, dentística, odontopediatria, bucomaxilo, periodontia, ortodontia e implantodontia.
Mas a unidade também será interligada aos projetos desenvolvidos pelo Governo do Maranhão na execução da Política Estadual de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde, para incentivar a prevenção de doenças, assistência e tratamentos bucais.
Nesse aspecto, o Departamento de Atenção à Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão já desenvolve ações de fortalecimento da Atenção Básica nos municípios maranhenses.
Desde o lançamento do Programa Mais IDH, a gestão estadual se preocupou, entre outras coisas, com o fortalecimento das ações de prevenção saúde bucal nos 30 municípios com a entrega de kits de saúde bucal – composto por escova, creme e o fio dental. Somente no mês de janeiro deste ano, houve a entrega de 100 mil kits para os maranhenses destas cidades.
Na Região Metropolitana, em 2018, as oito edições do Projeto Mais Saúde permitiram a distribuição de quase quatro mil kits à população. Somado a isso, o serviço da Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer e dos hospitais especializados em tratamento de câncer, trauma, fissurados e pessoa com deficiência fortalecem a assistência odontológica da rede estadual de saúde.
A urgência na abertura do novo serviço também aponta para uma demanda crescente de usuários. Por razão da crise econômica no Brasil, a classe média perdeu poder aquisitivo, planos de saúde e odontológicos, migrando – obrigatoriamente – para o serviço público de saúde. O aumento da demanda se coloca como um desafio e um investimento cada vez mais urgente para atendimento a toda à população.
O Governo do Maranhão reconhece o vazio existencial nessa área e a necessidade de uma unidade de referência que atenda, especialmente, os casos mais graves. Com a implantação do Sorrir, a gestão estadual começa a reparar, na área odontológica, danos causados por uma herança histórica de mau uso do dinheiro público.
A nova unidade é a primeira das entregas programadas para este ano. A expansão dos serviços de saúde continua por todo o estado. Não há inauguração de prédios vazios, há inaugurações de serviços, de cuidados, e para a próxima quarta-feira garantiremos a expansão de dignidade e sorrisos. Todos estão convidados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário