sábado, 25 de março de 2023

Memória: Manoel Zuzu ilustre pessoa pública e muito influente na época

 

Linha do tempo em memórias de Tutóia!


 Manoel de Jesus Silva - Manoel Zuzu nasceu em Tutoia (MA), a 4 de julho de 1924. Adotou Zuzu, porque seu pai era conhecido por Zuzu e muito honrava os filhos serem conhecidos assim. Filho de Leocádio Pereira da Silva e de Maria Joana Silva. Era irmão de: Raimunda Nonata Silva; Francisco das Chagas Silva; Maria de Nazaré Silva; Joaquim Pereira da Silva; Rita Pereira da Silva; Petronílio Pereira da Silva; Maria das Dores Silva ( ainda vive ).

Comerciante. Casou-se, a 10 de junho de 1944, com Maria Neves dos Santos Silva (dona Maroca), nascida em Rio Novo ( Paulino Neves ). Filha de Marcelino, nascido também em Rio Novo, e de Raimunda. Maroca foi presidenta do apostolado da oração, da igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, Tutoia. Ela foi uma das fundadoras da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na Praia da Barra. O casal teve os filhos Manoel e Edmilson (em memória). E duas filhas adotivas: Elisa Amália dos Santos Silva (em memória) e Patrícia  dos Santos Silva (neta). Mas tem Ainda: Aleticya, Mardio, Ramona e Jeano. São netos também. Os 4 filhos do finado Edmilson. Moraram com o seu Manoel Zuzu, desde quando nasceram. Adolescentes foram estudar em Parnaíba, onde moram ainda hoje. Mas, em datas comemorativas, sempre visitam a avó Maroca. Manoel Zuzu era muito conhecido na cidade, especialmente na Praia da Barra por ter incentivado o esporte junto aos amigos da juventude e na idade adulta, Torcedor fervoroso do Fluminense, levando muitos da família a torcerem pelo time também. Em frente à sua casa havia um espaço grande que chamavam de campo de futebol e lá eram realizados os jogos dos times, aos domingos: Fluminense, Vasco e Flamengo. Ele tinha time na Praia da Barra e o campo de futebol era em frente à casa dele. A Arena da Praia se chama Arena Manoel Zuzu. Foi secretário de Esporte e Lazer. Foi presidente do Sindicato dos Estivadores Marítimos por alguns anos. Em 1964 ingressou na política local, por intermédio do major José Pereira. Ocupou, por sete vezes, o mandato de vereador na Câmara Municipal de Tutoia. Foi vice-prefeito de Zilmar Melo Araújo nas eleições de 15 de novembro de 1982. Ambos pelo PDS. Tiveram 5.100 votos. Em meio de pleitos e campanhas exercia a profissão de comerciante na Rua José Paulino. Aposentou-se e ficou ainda como cabo eleitoral dos amigos Merval de Oliveira Melo e Zilmar Melo Araújo - ambos eram primos, pois tinha bastante influência no meio. Acometido de enfermidade na pele, ficou impedido de muitas obrigações e viveu os últimos dias ao lado da família e parentes que sempre tiveram muito respeito pela pessoa dele. Morava ao lado do irmão Chagas Zuzu, conferente renomado, músico e amante da poesia, colecionando alguns sonetos. Após a morte do irmão, a 13 de novembro de 2009, ficou mais abatido e triste. Manoel Zuzu Faleceu, em Tutoia, na residência dele, a 29 de junho de 2010. Exatamente no dia da procissão marítima dos pescadores. O cortejo foi ao som do hino do Fluminense, uma homenagem do filho, netos, sobrinhos e amigos.

Aguardem as próximas edições memórias e personalidades de Tutóia, que fará parte dos acervos de pesquisas e curiosidades nesse município.

Informações: Kenard Kruel

Nenhum comentário:

Postar um comentário