sexta-feira, 24 de março de 2023

UMA CANÇÃO E DOIS POETAS MEMÓRIA ATÉ HOJE DIVIDE OPINIÕES - AQUARELA DE MINHA TERRA

 

AQUARELA DE TUTÓIA


ORIGINAL: "AQUARELA DE MINHA TERRA"

Foto: Esquerda( Nonato Freitas e na direita, Monsenhor Hélio Maranhão). 



Minha terra pequenina, nem parece uma cidade
Mais parece uma menina, sem requinte e sem vaidade
Assim mesmo tão modesta, é tão lindo o por do sol
Nunca ví tanta seresta, canta o mar, canta a floresta
Canta o vento nos coqueiros, sabiá nos cajueiros
Nos canteiros o rouxinol

Minha terra pequenina, entre o verde manguezal
Sob a luz da lamparina e o azul celestial
Cidadezinha praeira, das cacimbas de beber
Dos quintais e capoeiras, das salinas e caieiras
Dos frondosos coqueirais, tantas coisas naturais
Impossível descrever

Minha terra pequenina, sai da margem da maré
Ganha a margem da salina, vai beirando o igarapé
Deixa a margem da favela, vai se embora pro sertão
Lá se vai uma donzela, confeitando de aquarela
Este mapa juvenil, deste gigante brasil
Nos confins do maranhão

Minha terra pequenina, taba dos teremembés
Bem juntinho da colina, e o mar lhe beijando os pés
Cidadezinha esquecida, distante da capital
Mairim dos indios, mimosa, foi depois vila viçosa
Hoje é bonita jóia, cidade NOVA TUTOIA
Princesa do litoral.

Autor: NONATO FREITAS (Escritor, Músico, Poeta etc. falecido em julho/1989) - participação do Monsenhor HÉLIO MARANHÃO, faleceu em 09 de novembro de 2015,  é autor por inclusão da última estrofe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário