quarta-feira, 10 de abril de 2013

POLÍTICOS POR VIRTUDES OU OPORTUNISMOS

Muitos de nós gostaríamos que os políticos fossem anjos. Se assim fosse, estariam imunizados de todas as situações e oportunidades que não promovem o bem comum e a prática da bondade. Mas os políticos, assim como cada um de nós, não são anjos e, sim, humanos, também não perfeitos. A política não é um espaço para a ação de anjos. Mas espaço de disputa dos mais diferentes interesses é legítima, desde que os mesmo estejam sempre bem explicitados, para que todos saibam o que move os candidatos quando se propõem a representar os interesses da população.
             As contradições no exercício do poder estão sempre presentes nos movimentos que operam a política. Os políticos posicionam - se a partir das conjunturas e dos contextos de cada momento, das articulações e negociações que são possíveis para aprovar os projetos que estão em pauta, das forças sociais que estão mobilizadas em cada momento histórico. É natural que joguem com seus interesses pessoais, mas é inaceitável, numa democracia, que esses interesses se sobreponham aos aos interesses coletivos.

              As agremiações partidárias ( partidos ), expressam e materializam os projetos de sociedade que estão em disputa nas cidades de nosso país. Esses projetos se traduzem em propostas concretas de como governar, como construir as políticas públicas, como distribuir a renda, como construir oportunidades de desenvolvimento das nossas cidades e da própria nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário