domingo, 19 de maio de 2013

TERCEIRA "CONFERÊNCIA" MUNICIPAL DAS CIDADES EM TUTÓIA 2013

           Se realizou no Auditório da Secretaria de Educação, às 08:30 horas, do dia 18 de Maio de 2013, a terceira "CONFERÊNCIA, das cidades em Tutóia, com o objetivo de elaborar e encaminhar à Presidência da República, propostas de criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU), como instrumento institucional de caráter financeiro. Tem a finalidade de dar suporte às ações e formas de cooperação entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, para atender aos objetivos da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, composto por rubricas específicas para as áreas de habitação de interesse social, saneamento ambiental, transporte, e programas urbanos estratégicos.

    Como Monitora e exposição a Sra. Adriana e Maria Antonia, apresentaram através do data show, o Regimento da terceira "CONFERÊNCIA" das cidades, foi então que após 20 minutos de apresentação e exposição com as Monitoras, o Sr. Emanuel da Emater, se manifestou dizendo que estava algo de errado, que esse Regimento, teriam que ter repassados várias cópias para todos os participantes e ele discordava da exposição sem ter nas mãos o que estava sendo lido.

    Estava ainda presente a Sra. Secretária de Educação, "Deyse Baquil" e ouviu a reivindicação do Sr. Emanuel da Emater, foi então que a Sra. Secretária de Educação, demonstrou alto grau de ESTRES, e fez uso de sua fala usando o microfone dizendo: Se você Emanuel da Emater, veio pra bagunçar, que se retire da "CONFERÊNCIA". Veja o quanto foi totalmente infeliz a primeira dama e secretária de educação, por ter apresentado esse comportamento. Mas a situação foi contornada pelas Monitoras da "CONFERÊNCIA".

    Antes fez o uso da fala o Sr. Prefeito Municipal de Tutóia, Diringa Baquil, após ter assistido a apresentação da dança dos idosos, fez algumas promessas e equivocadas afirmações: primeiro disse que essas criancinhas mereciam uma casinha, depois relatou sobre o seu governo, quando citou o assunto da água, dizendo que a CAEMA, iria concluir o serviço de conclusão de abastecimento na cidade de Tutóia, mas outra vez foi completamente infeliz sem explicar o que foi feito com 5 milhões, já recebido através de convênio com a FUNASA DO MARANHÃO. E que já estava tudo pronto pra receber a água, com as caixas construídas principalmente o tratamento de água no povoado BOM GOSTO.


    Outra incerteza em suas fala foi a citação do sistema de esgoto quando disse que o que o município recebia de recursos não daria pra realizar esses serviços. E hoje essa grande "CONFERÊNCIA" Tutóia, estava de parabéns por receber essa oportunidade. Comentou e deixou certas dúvidas das centenas de casas construídas e entregues há várias pessoas, não se sabe se foi recursos pessoal, estadual, federal ou alguma ongs. 


    Então ficou em seus magníficos discursos a proeza, a sinceridade, a legalidade, eficiência que tudo está certo, com os recursos muito bem aplicados.


             

    Fica minha preocupação aos participantes da "CONFERÊNCIA" que após a formação do Conselho Municípal da cidade de Tutóia, se de fato irá haver um empenho de cada um a cumprir o seu papel, com que não aconteça a exemplo de outros Conselhos já criados neste Município.


 Tutóia ( Ma ), 18 de Maio de 2013.


             Eu, Antonio Carvalho do Amaral, na qualidade de participante e no exercício da Cidadania, exerci o meu papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário