segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Atualizando. Cultura. Biografia Elza do Caroço


Memória








Dona Elza Sousa Mendes nascida em Tutóia Velha no dia 15 de novembro de
 1935,filha de seu Bernardo Agostinho Mendes e dona Dilmira Sousa Mendes.
Dona Elza que ficou conhecida como a “Rainha” do caroço, apesar de sua saúde debilitada, mais se mostrava bastante humorada e alegre, como ela mesma mencionava Minha vida não tem tristeza, é só alegria”.
Ela, com sua total disponibilidade, falava que a “brincadeira do caroço”, “trazia muita alegria, e não vivia sem o caroço, pois desde menina dançava caroço”.
Ela fazia demonstrações, da dança do caroço cantando, com ato de exibição e com seu jeitinho bem animado. É claro que teve influencia de sua tia memorável Dona Rosa Crescência, Dona Maria Grande e Dona Joaquina que também contribuíram e contribuem como fonte viva para nossa sociedade.
Talvez Dona Elza tenha sido escolhida como rainha do caroço, por ser desinibida e com sua voz afinada, e daí com influência política foi tomando proporções de suas habilidades culturais.
Foi a partir daí que a Brincadeira do Caroço passou a ser chamada de grupo, não mais brincadeira espontaneamente, como era antes dançada nos terreiros de suas casas e em frente as igrejas.
Como mencionou Dona Maria Grande, “íamos para roça, quando chegávamos, minha comadre vinha me convidar, Comadre vamos brincar caroço!” Daí todo seu cansaço ficava para traz, e iam brincar caroço com suas caixas, em frente a suas casas. Que também dona Elza desde menina dançava.
Dona Elza ganhou fama através do caroço, ajudando e contribuindo com a divulgação de nosso município de Tutóia. Chegou a cantar para celebridades, como por exemplo, para a atriz Regina Duarte em uma visita à cidade, na gestão do prefeito Sr. Antonio José Neves. Também participou do programa Brasil Legal da apresentadora Regina Cazé da Rede Globo. Animou muitos arraiás de nossa cidade. Ultimamente animava os arraiás de nossa Capital São Luis, e esteve por várias vezes na Afiliada da Rede Globo no Maranhão,TV Mirante.
Dona Elza falava de sua musicalidade, que era ritmadas e não tinha uma regra a ser seguida. Suas musicas são temáticas e muito contagiantes, como ela mesma falava, uma das que gostava de cantar é: há Helena, Helena meu grande amor Helena...Maçarico da lagoaque é mais uma de suas composições. Algumas de suas musicas mais pedidas são: “Eu moro na areia branca minha canoa é o mar, Eu moro em Tutóia cidade da beira mar” eMaribondo sinhá.
Hoje já encontramos vários grupos de caroço que foram criados através dela. A partir de agora esses grupos têm a missão de dar continuidade à cultura da dança do caroço no município de Tutóia. Dança essa tão amada e apreciada por Dona Elza que dedicou sua vida a dança do caroço.
No dia 19 de novembro de 2013 a cultura Tutoiense perdeu sua ilustre filha a rainha do caroço dona Elza Sousa Mendes aos 78 anos.


Altamir Sousa Soares
Licenciado em Historia da UFMA Universidade Federal do Maranhão
Texto lido na I Feira do Comércio de Tutóia em 06/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário