domingo, 20 de março de 2022

84 ANOS DE TUTÓIA NÃO PODERIAMOS ESQUECER DO MONSENHOR

 

Um comentário sobre “Monsenhor Hélio Maranhão partiu deixando uma história rica de ação sacerdotal, militância política e controvérsias


  1. 84 ANOS DE TUTÓIA, NÃO PODERIAMOS ESQUECER DA RELEVANTE CONTRIBUIÇÃO DO MONS. PADRE HÉLIO, NA CONSTRUÇÃO DE EMANCIPAÇÃO DESSA CIDADE. O legado do Mons. Hélio Maranhão é grandioso. Quando ele chegou em Tutoia, no inicio da ditadura militar, ele não foi bem vindo, falavam os conservadores, os coronéis da politicagem da época, ele porém, foi corajoso, nunca se deixou abater. Acredito que um dos seus maiores feitos dentre tantos, foi a fundação do Ginásio Almeida Galhardo, com anexos em Barro Duro e Paulino Neves, do qual vários estudantes tutoienses na década de 70 devam recordar onde foi formado a primeira turma de professores para o ensino fundamental, Implantado na época.
    Hélio Maranhão nasceu na cidade de Barra do Corda em 27 de maio de 1930 e subiu à casa do Pai em 09 de novembro de 2.015. Profetizava dizendo: " Eu sei com quem vou, Eu sei para onde vou e Eu sei para o que vou". O imortal Hélio Maranhão ingressou na Academia Barracordense de Letras - ABL, onde foi orador oficial em 13.12.1997, na Academia Maranhense de Letras - AML, onde era Membro efetivo, em 08.04.1999 e na Academia de Ciências, Artes e Letras de Tutóia - ACALT, onde foi seu primeiro Presidente em 25.11.2001.
    Hélio Maranhão, Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma; Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras de São João Del Rei, MG, fez cursos de atualização, aperfeiçoamento e de habilitação em História, Psicologia e Sociologia, realizados respectivamente no Rio Grande do Sul, na Colômbia, na Itália, e na Bélgica. Foi professor no Seminário Arquidiocesano e assistente da Cadeira de Filosofia e Teologia nas Faculdades de Enfermagem, Serviço Social e Ciências Médicas, da Sociedade Maranhense de Cultura Superior. Fundou escolas e hospitais. Ocupou cargos como: Diretor do Departamento de Assuntos Estudantis - DAE - UFMA, Secretário de Educação do Município de Tutóia, Presidente da Comissão Estadual de Terras, fundador e 1º Presidente do Instituto de Terra de Colonização do Maranhão - ITERMA, Pró-Reitor em exercício da Pró-Reitoria de Extensão de Assuntos Estudantis da Universidade Federal, Técnico de Planejamento e Formação de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, Chanceler da Cúria Diocesana de Brejo, Capelão do Serviço de Assistência Religiosa da Polícia Militar do Maranhão e Criador das CEBs em Tutóia (Ma). Poeta e Escritor talentoso e Orador Sacro de saber imensurável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário