domingo, 27 de março de 2022

MOMENTOS MARCANTE "NUCA-NÚCLEO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES TUTÓIA

 

Tutóia, tem memória 84 anos


NUCA realiza visita a Comunidade Quilombola Renascentista de Itaperinha e Tutoia Velha

Membros do Núcleo de Cidadania d@s Adolescentes de Tutoia (NUCA) realizaram, ontem sábado(26), uma visita as comunidades de Itaperinha e Tutoia Velha.
Em Itaperinha, a visita teve como objetivo apresentar a história e a cultura afro-brasileiras e despertar o senso crítico dos adolescentes sobre os problemas socioculturais afrodescendentes, para que eles aprendam a lidar com as diferenças étnico-raciais no seu dia a dia, respeitando-as.
Em Tutoia Velha, os adolescentes foram recebidos pelo senhor Manoel Almeida Santos, popular MANDUCA, um grande contador de histórias que o mesmo ouvia de seu avô e bisavô, sobre a construção da igreja daquela comunidade. A igreja de Tutoia Velha é considerada entre as dez igrejas mais antigas do maranhão.
Todo lugar é repleto de vínculos afetivos e de relações históricas, econômicas, sociais e naturais; nenhum lugar é considerado neutro. Estudar e conhecer o lugar onde mora significa compreender as relações que ali acontecem. Portanto, estudar o lugar onde moramos é algo desafiador e instigante, despertando nos adolescentes o desejo de a investigar o lugar onde moram, os tornando agentes no processo da construção do conhecimento.

Fonte: NUCA TUTOIA
EU E MEU MUNICÍPIO CRESCENDO JUNTOS









Nenhum comentário:

Postar um comentário