terça-feira, 22 de março de 2022

MEMÓRIA 84 ANOS TUTÓIA E SUAS CONTROVÉRSIAS

 

PREFEITOS DE TUTOIA: Euclides Gomes Neves, terá sido o primeiro?

Euclides Neves na praça Getúlio Vargas, Tutoia-MA
Foto: autor desconhecido 

Euclides Gomes Neves nasceu em 1882. Era pai de Jaime Neves, comerciante em Fortaleza, Nemésio Neves, corretor de navio em Tutóia, Jaquim Neves, telegrafista do Nacional, em São Luís. Era primo de Nestor Véras, membro do Tribunal de Apelação do Maranhão. E do comerciante José Neves Costa.

Casou-se com Clodilte Brandão Neves, que exerceu a presidência do Conselho do Diretório Ademarista (PST).

Em 1900, por Decreto de 12 de dezembro, do governador do Estado, ele foi nomeado terceiro suplente de juiz de Direito da Comarca de Tutóia. Raimundo Belisário dos Reis foi nomeado segundo suplente.

Em 1902, a 6 de junho, ele foi nomeado segundo suplente de juiz de Direto da Comarca de Tutóia. Raimundo Belisário dos Reis foi nomeado primeiro suplente e Joaquim Ramos de Carvalho foi nomeado terceiro.

Em 1904, a 17 de março, ele foi nomeado segundo suplente de juiz de Direto da Comarca de Tutóia.

Em 1911, pelo Decreto de 29 de novembro, do governador do Estado, ele foi nomeado primeiro suplente do juiz substituto federal, em Tutóia, com prazo de 4 anos. Arthur Almeida Athayde era o segundo, Sabino Francisco da Conceição era o terceiro. O ajudante do procurador era João de Souza Matos.

Em outubro de 1918, ele pediu exoneração do cargo de delegado de polícia de Tutóia.

Em que período ele foi nomeado Delegado?

Neste mesmo ano, em novembro, ele foi eleito mesário. Antônio Miranda, administrador da mesa de rendas, inconformado, insultou, com palavras obscenas, o coronel Paulino Gomes Neves, em plena sessão, presidida pelo juiz, que foi, igualmente, insultado. O coronel Paulino Gomes Neves tudo ouviu, calado, e calado ficou. Euclides foi nomeado por influência do Coronel Paulino Neves. 

O jornal Pacotilha (MA), edição de 4 de janeiro de 1919, 1a página, informou:

“Tutóia - 2. Tomou posse, ontem, a Câmara do triênio de 1919 a 1921, composta dos cidadãos Anízio Neves, eleito presidente, Lucas Cardoso Véras, eleito vice-presidente, Sabino Conceição, Demétrio Cerveira e Francisco Rodrigues. Prestaram compromisso os srs. Euclides Gomes Neves, intendente, e Antônio Carvalho, sub-intendente”.

O jornal Diário de S Luís (MA), edição de 16 de junho de 1921, página 2, noticiou:

“Pelos municípios - Tutóia, 15 - Realizou-se, ontem à noite, em casa do sr. Lucas Cardoso Véras uma manifestação de regozijo pela escolha do Dr. Urbano Santos para vice-presidente da República, no futuro quatriênio.

Essa manifestação foi promovida pelos srs. Benjamin Castelo Branco, Procópio Souza, Lucas Cardoso Véras, Manoel Carlos Godinho, A. Neves, Dr. Fausto Silva, sendo todos aplaudidos.

Em casa do prefeito municipal, sr. Euclides G. Neves, houve um animado baile, ao qual compareceu toda a elite tutoiense”.

Ao tomar posse, a primeira ação do prefeito Euclides Gomes Neves foi construir a sede da Prefeitura de Tutóia. Feita com paredes de palhas, um vento forte, como é a ventania em Tutóia, a deitou por terra. Enquanto construia um novo prédio, desta vez com estrutura adequada, despachava em casas de particulares. Não terminou a construção, que ficou a cargo do prefeito Celso Gomes da Fonseca (? de outubro de 1930 a 1o de junho de 1945).

O Jornal (MA), edição de 5 de setembro de 1921, página 4, apresentou o resultado da eleição, com  Pedro Soares e de Esperidião Rocha, respectivamente, prefeito e vice-prefeito de Tutóia, e os vereadores Euclides Gomes Neves, Demétrio Cerveira, Celso dos Santos Véras, Teôtonio Reis, Deolindo Lopes, João Matos, Deocleciano Pereira, Francisco Matos, Adalberto Cardoso, Estevam Teixeira e Herculano Furtado.

O Jornal (MA), edição de 21 de dezembro de 1921, 1a página, informou o reconhecimento dos poderes dos votos de Pedro Soares e de Esperidião Rocha, respectivamente, prefeito e vice-prefeito de Tutóia, e dos vereadores Teôtonio Reis, Celso dos Santos Véras, Euclides Gomes Neves, Demétrio Cerveira e Deolindo Lopes.

O Jornal (MA), edição de 3 de janeiro de 1922, página 4, noticiou:

“Tutóia, 1 - Reuniram-se, hoje, os novos vereadores, na Câmara Municipal, tomando posse Euclides Neves, eleito presidente, Teôtonio Reis, vice presidente, Demétrio Cerveira, Celso Véras e Deolindo Lopes. 

Também tomaram posse o prefeito Pedro Soares e o Esperidião Santos Rocha. 

Correspondente”.

A 20 de fevereiro de 1922, Euclides Gomes Neves foi nomeado primeiro suplente de juiz federal em Tutóia, cargo em que se encontra até 1927. O segundo suplente foi Francisco Neves de Almeida.

Na tarde (14 horas) do dia 27 de agosto de 1925, no Paço do Congresso do Estado, em São Luís, Euclides Gomes Neves participou da reunião dos representantes maranhenses que iriam escolher os três delegados a tomar parte, na Convenção Nacional, na capital federal, para fixar os candidatos à presidência e à vice presidência no próximo quatriênio.

Faleceu em São Luís, a 15 de abril de 1942, anos 60 anos de idade. O velório se deu na Rua Osvaldo Cruz, 398, na residência de Jovita Neves da Costa, viúva do comerciante José Neves Costa, primo do falecido.

José Veras era irmão de Celso Veras e de Nemésio Neves. 

Edwirges Fonseca Veras era mãe de Antonia Maria Veras Neves. Antonia Neves era filha de José Veras.

Antonia casou-se com Arnaldo Neves, que foi prático de navios em Tutóia, com quem teve vários filhos, entre eles, os empresários Ednaldo Neves e Arnaldo Neves. Arnaldo Neves é empresário, inclusive, prestou vários serviços em construção de estradas em Tutóia em vários governos, incluindo mandatos dos prefeitos Egídio Júnior (2001-2004), Diringa (2013-2016) e Romildo (2017-2020). Ednaldo Neves foi Secretário de Comunicação e Articulação Política e ainda Subsecretário de Infraestrutura no governo do governador Flávio Dino (2015-2018). Os irmãos Arnaldo e Ednaldo Neves atuam nos dias atuais no ramo de hotelaria na praia da Barra e Arpoador na cidade de Tutóia e também na cidade de Paulino Neves. Arnaldo Neves (Arnaldinho) atua ainda na locação de máquinas pesadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário