sábado, 29 de outubro de 2016

Mais de 600 policias militares garantiram a escolta das urnas eletrônicas às seções eleitorais de São Luís

Urnas são distribuídas em São Luís com escolta policial

Urnas eletrônicas escoltadas em São Luís
Urnas eletrônicas escoltadas em São Luís
Mais de 600 policias militares garantiram a escolta das urnas eletrônicas às seções eleitorais de São Luís neste sábado (29). Os agentes se dividiram em 16 equipes que acompanharam a distribuição das 1.968 urnas aos 260 locais de votação para o segundo turno na capital. O transporte dos equipamentos começou às 7h30 e partiu do Fórum Eleitoral, na Fonte do Bispo, Madre Deus.
Nas zonas eleitorais, as urnas foram recepcionadas por homens do Corpo de Bombeiros, responsáveis pela segurança dos equipamentos juntamente com o Exército Brasileiro. O esquema de segurança atuará até a conclusão do pleito eleitoral no domingo (30), como explicou o capitão Josiel dos Santos, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPAM1).
“Haverá presença de policiais nos locais de votação para fazer a segurança das urnas e garantir a normalidade das eleições”, declarou. Para o juiz da 10ª zona eleitoral e diretor do Fórum Eleitoral de São Luís, José Ribamar de Oliveira Costa Júnior, o policiamento também é importante para assegurar a lisura do processo eleitoral.
“Todo este sistema de segurança pública, formando por Polícia Militar, Bombeiros e Exército, que hoje está atuando no transporte e vigilância das urnas, também atuará no dia da eleição. A Polícia Civil se soma a esse contingente, na apuração de crimes que por ventura se verifiquem, não só eleitorais, mas qualquer crime comum”, ressaltou.
De acordo com o juiz eleitoral, procedimentos de vistoria, carga e lacre das urnas foram realizados ao longo da semana. As urnas deverão ser ligadas às 7h de domingo por mesários e presidentes de mesa. A votação será iniciada às 8h e terminará às 17h. Nesse segundo turno, 659,7 mil pessoas estão aptas para votar em São Luís.
Reforço policial
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), haverá reforço de policiais no segundo turno, com presença de todo o efetivo da Polícia Militar na capital. São 9,6 mil homens, que se somam a grupamentos do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro, totalizando mais de 11 mil agentes alocados para a segurança das eleições.
Em parceria com os órgãos reguladores, equipes da Polícia Civil atuarão na investigação e registro de ocorrências. O policiamento irá executar ações preventivas e coercitivas, apurar denúncias de compra de votos e outros crimes, como pistolagem e agiotagem.
Na lista de locais a serem monitorados, além das seções eleitorais, estão os terminais de integração, paradas de ônibus, pontos estratégicos de ruas e avenidas com grande fluxo de pessoas e veículos. As forças policiais atuam em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e Ministério Público (MP-MA).
Minard

Nenhum comentário:

Postar um comentário