sábado, 29 de outubro de 2016

Memória de uma pequena história de Tutoia

História

As primeiras tentativas de exploração da costa do nordeste maranhense, encravada ali no delta parnaibano, procederam às colonização desde os idos de 1571, quando Nicolau Resende e seus companheiros promoveram as primeiras jornadas exploratórias à aludida costa. Esta informação se insere na narrativa de Gabriel Soares de Sousa, escritor da época, e citado por F. A. Pereira da Costa[7], que alude ao "Rio do Meio" como sendo o braço do Parnaíba que deságua entre as ilhas dos Poldros e das Canárias, formando atual "Barra do Meio", e, referindo-se, assim, à "Baía do Ano Bom", como sendo a "Barra de Tutoia".

Origens prováveis do nome Tutoia

A Respeito deste tema, temos que considerar as múltiplas versões existentes, por sinal, controversas, pitorescas, lendárias e poéticas.
A primeira delas, sustentada pelo historiador Ludwig Schwennhagen, indica que Tutoia é uma corruptela de "Troia, a célebre cidade grega da Ásia Menor, tornada famosa pela beleza de Helena, que provocou a guerra cantada em versos por Homero, mais de 1.000 anos A.C." Inclusive, o citado cronista afirma que foram os fenícios os autores desta denominação, quando surgiram por essas bandas, no século XII A.C., para virem buscar salitre que serviria ao embalsamento de suas múmias (?). Conjetura ainda ele que, estes legendários navegantes fundaram ali, na costa maranhense, a fim de dominar a foz do rio Parnaíba, uma colônia com o nome de "Turtoia", pelo que explica que "Tur" era a rica cidade e metrópole da grande navegação e Troia, era a histórica vencida cujo nome trouxe a grinalda imortal da glória. E continua Ludwig: "O costume de cortar o r é muito antigo e usado também no tempo moderno, na língua portuguesa. É provável que os tupis pronunciassem Turtroia ou Turtoia, ainda no tempo da chegada dos portugueses, os quais cortaram o r".
Outra versão, encontrada na monografia "Tutoia e Seu Folclore" aponta o termo como procedente do meio indígena, onde, na linguagem Tremembé,onde era situado o povo tremembé, Tutoia quer dizer "lençol de areia", "grande extensão de dunas", que caracteriza efetivamente a topografia da costa litorânea de Tutoia. Hipótese esta bem mais aceitável do que a primeira. Circula por entre as opiniões populares, uma outra versão, pela qual o nome Tutoia provém do tupi guarani e significa "água boa". Porém, a que é mais aceita pela maioria, encontra mais respaldo, é mais lógica e justificada, admite que "Tutoia" é uma corruptela de "Totoi" que, em linguagem indígena quer dizer: "que beleza!", "que encanto!".[8]

Nenhum comentário:

Postar um comentário