segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PT foi o grande derrotado nas eleições municipais


Partido de Lula e Dilma Rousseff perdeu mais da metade das prefeituras que possuía e começará 2017 sem protagonismo.


Os recentes escândalos de corrupção protagonizados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) saíram caro nesta última eleição municipal. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela que o partido de Lula e Dilma Rousseff perdeu mais da metade das prefeituras que possuía ao redor do país.
Para se ter uma ideia mais exata do encolhimento do partido, até o último pleito, o PT possuía 630 prefeituras. Em 2017, esse número despencará para 256. E o que é pior: o partido só conseguiu garantir a prefeitura de uma capital – a de Rio Branco (AC).
Por outro lado, o PSDB, partido de oposição mais declarada ao PT, terminou a última eleição com saldo positivo. Em 2012, o partido elegeu 686 prefeitos. Agora esse número subiu para 793. O PMDB, partido do presidente Michel Temer, conseguiu eleger 1028 prefeitos. Número que garante, mais uma vez, que o partido seja o com mais prefeituras no país.
A queda brusca do PT no último pleito, de certo modo, apenas confirma o que já era esperado. Nos últimos anos, apesar das diversas tentativas, o PT não conseguiu se livrar da imagem de partido corrupto, capaz de tudo para permanecer no poder. A missão de salvar o PT agora, novamente, está nas mãos de Lula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário