quarta-feira, 26 de abril de 2017

Sessão da Câmara Municipal - Política em Tutóia


Câmara em Foco - Política em Tutóia

CÂMARA DOS VEREADORES DE TUTÓIA: Veja o resumo da sessão da última segunda-feira 24/04

Presidente da Associação Municipal dos Agentes de Saúde Duciane Araújo, em espaço cedido para defesa pela Não aprovação da mudança no artigo 10 da Lei municipal dos ACS

Com projeto aprovado, outros voltando para comissão e diversos assuntos discutidos, veja o que aconteceu na sessão realizada na última segunda-feira 24/04.

O Projeto de Lei de autoria do vereador Paulo Rogério, que institui a Lei do Silêncio no município, foi aprovado por unanimidade com emenda do vereador Nilson, garantindo o uso de som automotivo em locais que não atrapalhem o sossego dos cidadãos, por exemplo, um tanto quanto distante de residências. O projeto inclui, além de som automotivo, veículos de propaganda com volume em locais inadequados e descargas Kadron. O projeto seguiu para sanção do executivo.

   
   
   

As emendas substitutivas 1 e 2 sobre o projeto do Turismo, que visa a criação do Conselho e do fundo municipal para o setor, após apresentação de questões jurídicas pelo assessor da Casa, e leitura do parecer pelo relator, o presidente Raimundinho de Seriema, encaminhou o projeto para a comissão, para que sejam elucidadas todas as questões jurídicas relacionadas as emendas.

Presidente da Câmara, Raimundinho de Seriema

Fábio, Assessor Jurídico da Câmara

 O vereador Raimundo Sintraf, apresentou um levantamento após visitas em secretárias do Governo, nas áreas da educação, saúde e infraestrutura. Conforme apresentado pelo vereador, muitas escolas tiveram reparos realizados para garantir o inicio do ano letivo, o centro cirúrgico deverá ser reaberto até fim do mês de maio, o mesmo encontra-se interditado pela vigilância sanitária desde a gestão anterior. Sintraf frisou que o Hospital foi construído a mais de 30 anos atrás, para uma demanda populacional de poucos mais de 20 mil habitantes, e que hoje, com mais de 60 mil habitantes, o hospital tem tornado-se pequeno para quantidade de demandas. Na infraestrutura, destacou o recapeamento da estrada vicinal que liga Barro Duro a São Benedito. Sobre os excedentes do último concurso, o vereador falou que em conversa com o Prefeito, o mesmo disse que terá uma chamada nos próximos dias. Finalizou, dizendo que tem observado uma vontade no governo em acertar.

Raimundo Sintraf

O Vereador Paulo Rogério, relatou algumas situações, como a necessidade de ventiladores em sala de aula, hospital, que precisam ser colocados. Parabenizou a final do campeonato feminino de futebol realizado no bairro Paxicá. Elogiou a iniciativa do executivo em criar o programa Bolsa Atleta, para os jogadores da seleção de Beach Soccer, projeto este, que deverá ser colocado em discussão nas próximas sessões. Paulo Rogério, destacou também, a importância da reformulação do plano diretor do município. 

Paulo Rogério

O Vereador Nilson, falou que este é o papel do vereador, de cobrar do executivo a realização de ações voltadas para a população. Frisando que solicitou da Transparência do Governo todas as licitações já realizadas.

Nilson Santos

Após sessão encerrada, foi cedido espaço na tribuna para a presidente da Associação Municipal dos Agentes de Saúde, Duciane Araújo, que fez defesa pela NÃO aprovação da modificação no artigo 10 da Lei Municipal dos Agentes de Saúde, de 7 de dezembro de 2007, que provocaria prejuízos aos direitos da categoria. Duciane falou da importância do Trabalho do ACS (Agente Comunitário de Saúde) não somente para o município, mas para todo o país, pois graças aos dados coletados nas visitas domiciliares, o sistema de saúde das três esferas são alimentados. Finalizou dizendo que o Agente de Saúde é um profissional e merece ser respeitado, assim, como todos os servidores públicos. 




Imagens: Daniel Monteiro
Edição: Neto Pimentel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário