quinta-feira, 3 de maio de 2018

Associação "Trade Turística" é criado por empresários do município de Tutóia

EMPRESÁRIOS DE TUTÓIA (MA) CRIAM ASSOCIAÇÃO DO TRADE TURÍSTICO

Tutóia – No último dia 25, empresários do turismo do município de Tutóia realizaram uma assembleia geral para criação de uma associação do setor turístico. A assembleia aconteceu na escola Almeida Galhardo, centro de Tutóia, e reuniu cerca de 30 empresários, poder público, representado pela Secretaria de Turismo local, e contou com apoio do Sebrae, que disponibilizou consultoria técnica durante todo o processo de criação da associação.
A entidade, denominada Associação do Trade Turístico de Tutóia, nasceu da iniciativa dos empresários locais que há anos vinham buscando alternativas para suprir uma carência por falta de governança turística no município. Para tanto, buscou-se no Sebrae, através da Unidade Regional Lençóis/Munim, a parceria para capacitar os empresários e orientá-los sobre os processos de criação e funcionamento de uma entidade coletiva. Foram realizados durante a semana, uma palestra sobre o tema e, em seguida, um curso de três dias que subsidiou a criação da Associação, curso este, ministrado pelo consultor do Sebrae, Valdemar Cabral.
Feito isso, a assembleia geral formada por empresários dos diversos setores, como hospedagem, restaurantes, agências, profissionais autônomos, entre outros, aprovou o regimento interno e estatuto da entidade, e elegeu seus conselhos administrativo e fiscal. Como primeiro presidente, foi indicado e eleito o empresário e turismólogo, Patrick Araújo.
Segundo Araújo, “a ideia é alavancar o turismo local, pois o município tem um potencial turístico, mas percebe-se que há carência institucional, ausência de governança e nesse sentido, a associação vem para somar forças e buscar maior articulação com os outros setores para viabilizarmos ações que fortaleçam nosso turismo”, disse.
A mesma opinião é compartilhada pelos demais presentes, que acreditam em um novo momento para o turismo de Tutóia, no qual os empresários articulados e com uma entidade representativa de classe, possam, juntamente com o poder público, somar forças e viabilizar ações que desenvolvam o turismo local.
Com informações de Nathan Oliveira, da Associação do Trade Turístico de Tutóia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário