terça-feira, 29 de outubro de 2013

COMUNIDADES DE PESCADORES FALAM DO ABANDONO NA REGIÃO POR PARTE DO PODER PÚBLICO NA APREENSÃO SOFRIDA COM SEUS INSTRUMENTOS DE PESCA.


O REPÓRTER "SOUSA NETO" DURANTE A AÇÃO CIVIL PÚBLICA NA COMUNIDADE DE PORTO DE AREIA, REGISTROU A REVOLTA DA COMUNIDADE PESQUEIRA POR FALTA DE APOIO COM A CLASSE EM VIM SOFRENDO NOS ÚLTIMOS MESES APREENSÃO COM SEUS INSTRUMENTOS E SOBREVIVÊNCIA DE PESCA POR PARTE DOS ÓRGÃOS FISCALIZADORES DO ESTADO DO PIAUÍ.

POR SER UMA REGIÃO PRODUTORA DE VARIAÇÕES DE PESCADOS DO MAR, A CIDADE DE TUTÓIA, HÁ QUASE 5 ANOS, FOI ABANDONADA POR FALTA DE REPRESENTAÇÃO COM A CLASSE. SEGUNDO DESABAFO DE PESCADORES COMO MOSTRA O VÍDEO FOI PROCURADO O PREFEITO DA CIDADE PARA SABER QUAL DEFESA FARIA A FAVOR DA CLASSE E NÃO OBTIVERAM APOIO DO PREFEITO QUANDO FOI PROCURADO SOBRE APREENSÃO SEUS INSTRUMENTOS DE PESCA. 

DIA 26.10.2013, A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO, ESTEVE NA COMUNIDADE SEM SUCESSO POR TER DEIXADO A CLASSE MUITO MAIS REVOLTADA COM A SITUAÇÃO. NA COBERTURA FEITA PELO REPÓRTER "SOUSA NETO E ALGUNS BLOGUEIROS DA REGIÃO, É PRECISO SER REALIZADO OUTRAS AÇÕES CIVIS PÚBLICAS PARA TENTAR RESOLVER A GRAVE SITUAÇÃO DOS PESCADORES.

DIVERSOS REPRESENTANTES ESTIVERAM PRESENTES COMO:  PRESIDENTE DO SINDICATO DOS PESCADORES ARTESANAIS E CRIADORES DE PEIXE DE TUTÓIA, COLÔNIA DE PESCADORES, ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DO MUNICÍPIO DE TUTÓIA-MA.

 DIANTE DAS REVOLTAS FICOU O IMPASSE. 

MESMO CONSCIENTES DO ABANDONO A FAVOR DE SUAS DEFESAS AINDA EXISTE ALGO POSSAM DISTRAÍREM NA RICA CULTURA REALIZADA TODOS OS ANOS PELA COLÔNIA DE PESCADORES Z-17

A CORRIDA DE REGATAS DE CANOAS, ONDE SÃO QUATRO CATEGORIAS E TODOS SÃO PREMIADOS DINHEIRO E CESTAS BÁSICAS, ALÉM DE CAMISETAS E BONÉS QUE FICAM DE RECORDAÇÃO DA RICA CULTURA DA PESCA ARTESANAL.

E NESTE DIA 27, DOMINGO MULTIDÕES FORAM ATRAÍDAS PELOS PESCADORES DA REGIÃO.  ONDE VÁRIAS CATEGORIAS DE CANOAS PARTICIPARAM PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES. REGATA 2013, REALIZAÇÃO DA COLÔNIA DE PESCADORES Z-17 TUTÓIA-MA.
veja o video:


Nenhum comentário:

Postar um comentário