segunda-feira, 7 de outubro de 2013

VIOLÊNCIA PROBLEMA SOCIAL !



O fenômeno da violência emergiu como um problema para os indivíduos e as sociedades desde o último século. A violência  concretiza-se através da opressão dos grupos, do abuso de poder e da tirania. Exitem várias maneiras de exprimir a opressão, como guerras, conflitos étnicos e perseguições religiosas. Quando o ente estatal e seus membros se corrompem, também os cidadãos se rebelam, a violência se instala e o código moral se desintegra. 

Segundo o filósofo Hobbes, é a total ausência do pacto social, que seria um acordo político e social de todos os humanos para uma boa vivência cotidiana. Esse é um fenômeno fortemente demarcado na história e, somado a um Estado autoritário, contribuiu para a crescente e descontrolada violência que atinge o Brasil, desde os tempos mais antigos.

Diversos fatores colaboraram para o aumento da violência, como o desenvolvimento dos grandes centros, contribuindo para o crescimento descontrolado da população; A segurança pública precária; O regime prisional deficitário, considerando que o regime ressocializador não cumpre sua função; Assim como diversas desproporcionalidades na legislação penal, a qual em determinados momentos beneficia o réu, e em outros impõe sanções desproporcionais frente às condutas praticadas pelo infrator.

Fonte do texto

:  Mundo Jovem, um jornal de ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário