quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

13 Municípios participam da Organização para discutir governança na região metropolitana de São Luis





Governo do Estado
Nesta quarta-feira (8), o Governo do Estado iniciou uma nova etapa da organização da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL) com a realização de encontro para discutir a governança metropolitana, envolvendo todos os 13 municípios que compõem a região.
A instituição da Região Metropolitana da Grande São Luís está em conformidade com o Estatuto das Metrópoles e será composta, além de São Luís, por São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Axixá, Santa Rita, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Morros e Icatu, que juntas detém quase 40% do PIB do Maranhão.

“A organização da região Metropolitana de São Luís é um antigo sonho, que vamos lutar para viabilizar agora, com a união dos prefeitos. É uma ação que vai unir esforços do Governo do Estado com os municípios e destes entre si, diminuindo conflitos”, afirmou o governador Flávio Dino.
Para Fernanda Gonçalo, a participação da cidade é mais do que relevante.
” Acredito que Bacabeira está no centro das intenções do governo do estado, por esta razão desempenhamos um papel importante dentro da região metropolitana. Não somente figuramos no cenário estadual, Bacabeira é grande e agora se tornará protagonista nessa parceria importante”, enfatizou a prefeita Fernanda Gonçalo.

Já o prefeito Hilton Gonçalo ver uma grande oportunidade de avanço para as cidades da região:
“As cidades do Munim juntas na região metropolitana, podem construir consórcios importantes na área da saúde, segurança pública, agricultura etc.. essa parceria deve fazer as cidades próximas crescerem ainda mais e com isso garantirá melhoria de vida aos nossos cidadãos”, garantiu o prefeito Hilton Gonçalo.

O prefeito de Santa Rita aproveitou a oportunidade para encaminhar ao governador a proposta de utilização do VLT como trem de passageiros, com linha entre São Luís / Bacabeira / Santa Rita.

“Vejo que os custos com transporte e hospedagem para os estudantes universitários de Santa Rita e Bacabeira são altos, acrédito que devemos facilitar a mobilidade, e a volta do trem de passageiros, que eu já tenho como proposta desde 2008, venha ser uma solução viável para esse problema , além de estimular o turismo, com uma parada próxima a MA402, facilitando o deslocamento à região dos lençóis.” Enfatizou o prefeito Hilton Gonçalo .
Como forma organizacional, a Região Metropolitana será composta de um Colegiado Metropolitano; da realização de Conferência e Conselho Participativo Metropolitanos; da Agência Executiva Metropolitana; e do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano. O objetivo é identificar os projetos estratégicos e as funções públicas de interesse comum existentes que afetam a municipalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário