Biden desiste da reeleição e declara apoio a Kamala Harris para 2024
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou no domingo (21) em suas redes sociais que não buscará a reeleição em 2024. Apesar da desistência, ele garantiu que cumprirá o restante de seu mandato. Biden prometeu fornecer mais detalhes em um pronunciamento à população previsto para esta semana.
Pouco após a divulgação da notícia, Biden declarou apoio à candidatura da vice-presidente Kamala Harris para a Presidência. “Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei”, afirmou Biden. “Hoje, quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”, concluiu.
A desistência de Biden marca a primeira vez em décadas que um presidente dos EUA opta por não concorrer à reeleição. O último caso foi o de Lyndon Johnson, que decidiu não buscar um segundo mandato completo em 1968. A decisão de Biden ocorre em um contexto de campanha política acirrada, que inclui até uma tentativa de assassinato contra o ex-presidente Donald Trump.
Internamente, Biden vinha enfrentando pressão crescente entre os democratas do Congresso, preocupados com o impacto negativo de uma eventual derrota na eleição de 5 de novembro nas disputas eleitorais do partido.
Fontes próximas ao governo revelaram que Biden e Harris conversaram sobre a decisão neste domingo (21), embora não esteja claro o momento exato da conversa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário