terça-feira, 11 de julho de 2017

Memória de uma comunidade - Seriema - Tutóia


Minha Seriema. Afirma nativo da região


HISTÓRIA DO POVOADO SERIEMA

O povoado Seriema situa-se a 23 km de Tutóia, esta localizado no noroeste do município, no litoral do Maranhão A 300 KM da capital do Maranhão "SÃO LUÍS", sentido Barreirinhas, na região nordeste do Brasil e apresenta um clima tropical durante todo o ano, ficando definidas somente duas estações do ano, inverno e verão. Nas proximidades, têm-se algumas ilhas como: Ilha dos Ramos, Ilha do Carnutuba e Ilha do Canindé que são utilizadas por moradores do povoado tanto na agricultura quanto na pesca. A mesma região tem um rio extenso onde se chama igarapé Grande nome dado pelos moradores da Região que neste mesmo Igarapé podemos encontrar dunas e pequenas lagoas que no inverno se tornam atração para os banhistas da região que apreciam as dunas que já fazem parte dos pequenos lençóis maranhenses.
De acordo com as entrevistas realizadas com os antigos moradores, o povoado Seriema que tem como adjetivo "SERIEMENSE", foi fundado por João Francisco da Paz, aproximadamente no ano de 1923. A origem do nome é devido a grande quantidade de uma ave SERIEMA que era muito abundante e hoje extinta por essas regiões.
A povoação de SERIEMA, iniciou-se com uma casinha bem simples de paredes e palhas de buriti, próximo à beira do rio, hoje conhecido como RIO SERIEMA, construída pelo fundador que era pescador e morava no povoado com sua família.
Passaram-se alguns anos e outras pessoas começaram a chegar instalando-se próximo à beira mar, formando assim, as primeiras famílias denominadas de “Bode”.
Na época o Padre Helio ainda tentou mudar o nome do povoado para "SANTA CRUZ", mas não caiu no gosto da população que insistia com o primeiro nome de origem "SERIEMA". A região era muito rica em pescado, a fartura era tão imensa que o peixe e o camarão pescado, às vezes estragava, pois a população ainda era pequena. Outra economia que predominava na época e ainda hoje predomina é a agricultura. O povoado também era muito rico tanto na fauna quanto na flora, a quantidade de aves de varias espécies era imensa. Mas, com o passar dos anos, algumas especie desapareceram principalmente o pássaro "SERIEMA" que deu origem ao povoado devido o desmatamento desordenado, consequência causada pela população que não parava de crescer.
Com o aumento da povoação, veio à primeira benfeitoria que foi a escola fundada em 1962 com o nome de Marly Sarney, pelo Sr. Braulino José da Silva comerciante e morador também fundada pelo prefeito de Tutóia da época José Veras, ambos falecidos. A escola funcionava em uma única sala ao lado da casa do Sr. Braulino e a primeira professora foi sua filha MARIA ESTER da silva, ainda viva. Depois veio a Segunda escola com o Nome de Escola Municipal Darcy Vargas,a terceira, Unidade integrada Darcy Vargas sempre no mesmo local e foi construído na Rua Principal com apenas duas salas de aula. No inicio do Século XXI, no ano de 2004 foi construído uma outra escola que tinha uma ótima estrutura com nove salas de aula escola essa que hoje não é suficiente para receber todos os alunos do povoado, pois a mesma já é pequena e precisa-se de uma outra escola ainda maior. Atualmente, “Colégio Darcy Vargas” e atende toda a população com 4 turnos. possui estrutura física de alvenaria, funcionando em 04 turnos: (manhã, intermediário, tarde, noite). 
Seriema hoje já tem professores formados com grau superior e pós-graduados atendendo assim toda a necessidade educacional da população que cresceu aceleradamente. 
Atualmente a população de aproximadamente 5.000 habitantes, composta por aproximadamente 1.000 casas. No povoado existe um posto de saúde que atende a população local e dos povoados vizinhos, associação de moradores e pescadores, familiares que pagam a colônia e associação, a principal fonte de renda dos moradores de seriema é a pesca artesanal que é predominante na região, além disso os moradores vive da agricultura familiar e da criação de gados. Na área do esporte e lazer Seriema, tem a maior e principal VAQUEJADA DO MUNICIPIO DE TUTÓIA, hoje, um dos maiores atrativos que se tem são encontros de som , uma concentração de som que atrai muitos jovens para seu deleito e diversão. No esporte, seriema tem um dos maiores campeonatos da região O CAMPEONATO SERIEMENSE que vai de Agosto a Dezembro, atraindo adeptos de todas região circunvizinha. SERIEMA tem um povo apaixonado pelo esporte, mas pouco visto pelos representantes.
Hoje, Seriema se desenvolve muito em vários aspectos, mas como todas as cidadezinhas do interior, ela precisa muito de desenvolvimento, seu povo se orgulha da sua história e se considera um povo muito hospitaleiro.
Um pequeno povoado no interior do Maranhão na parte litorânea que precisa ser mais visto pelos representantes, pois não é de hoje que Seriema apresenta um potencial turístico muito grande, com belas praias com muitas dunas, ilhas, e um senário paradisíaco.
Fonte: relatos de moradores locais, baseado na própria história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário