domingo, 30 de junho de 2019

IX Edição Lixo Marinho em Paulino Neves


Natureza agradece

Na IX Edição coordenado pela ambientalista Marcela Ferreira, no projeto Lixo Marinho, participaram 248 voluntários na limpeza realizada em uma das praias turísticas do litoral Paulino Neves, onde é identificado dezenas resíduos como latas, sacolas, garrafas plásticas, vidros, boias etc... O projeto durante sua IX Edição tem crescendo o número de voluntários com o apoio e parcerias da iniciativa privada, instituições, estudantes, empresários, comerciantes, órgão do estado, mídia (imprensa). E esse ano um dos apoiadores do projeto esteve presente como: o presidente do Iterma-Ma,  que também já foi prefeito  do município (Raimundo Lídio).

Marcela Ferreira, ex. Secretária de Meio Ambiente é uma das pioneiras e coordenadora onde o evento já foi documentário de reportagens pela TV Mirante.

O projeto tem sido um despertar no Maranhãopara o Brasil e o mundo na luta em defesa da vida natureza dos seres marítimos e humano.

Apoiadores:

. Omega Energia
. Ministério do Meio Ambiente
. Pedro Lucas Fernandes
. Raimundo Lídio
. Clínica Rio Novo
. Associação dos Criadores e Defensores da Natureza
. Cortez Engenharia

Presentes Voluntários

. Desbravadores da Igreja do Sétimo dia
. Raimundo Lídio ex. prefeito
. C E Alfredo Dualibe
. Anexo Simplício representado pelo professor Rick
. Anexo São Francisco representado pelo professor Josimar
. Associação dos Criadores e Defensores da Natureza representado pelo professor João Lucimar.
. Escola do Centro do Eusêbio dos Reis, representado pelo professor Fernando.

. Famíliares: Sr. Gilberto Santos, Kelse, Didi, Keila Rocha.

Vereadores: Pedro Valdecir, José Lopes,
 ex. vereador Luizinho, Irmão Marcone. ex. secretária de Educação Estácia

                     Fotos da IX EdiçãoAmbientalista Marcela Ferreira e Ex. Prefeito Raimundo Lídio(presidente do Iterma-Ma)














Mistério do Sono. Coincidentemente aconteceu.


Não sei o que significa mas sonhei com uma senhora que no tempo da minha adolescência visitava sua casa e o sono me despertou que até mesmo os mortos ressurgem em nossas lembranças. Já falecida há 15 anos a senhora Maria Zoi, como era conhecida no bairro Barra, onde também se tornou popular por sua grandeza de rezadeira em recém nascidos quando se apresentava com problemas de saúde sempre procurada por casais com a fé e a crença da cura.
No sonho eu andava em uma das ruas com um carro de mão quando tentava passar entre uma rua e uma cerca de madeira e de repente apareceu uma senhora que dizia passe por aqui que irei abrir o espaço para você passar e quando eu me aproximei dela comecei a olhar no seu rosto ela perguntou: Você é o Toinho? Eu, comecei a chorar e baixei a cabeça de forma emocionado.
O sono me transformou em um sonho de uma ente querida que já se foi. E nesse domingo (30), às 06:00 horas dessa manhã ao ligar a TV de minha casa passava o programa da Igreja Católica, sendo apresentado pelo padre Marcelo Rossi. O mesmo fazia a missa dos ente queridos.
Grande coincidência entre o sonho e a missa. Realidade. Oh vida misteriosa e segredo de vida que somente o tempo nos dará todas essas respostas. Antonio Amaral

Imagens desta manhã missa Padre Marcelo Rossi

Flexibilidade do armamento causa desgaste e saída de senador

PSB pede desfiliação de senador

Kajuru deu declarações de apoio ao decreto que flexibiliza o porte e a posse de armas de fogo no país, proposta pelo governo de Jair Bolsonaro
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, sugeriu ao senador Jorge Kajuru (GO) que se desfilie do partido em função do apoio declarado ao decreto que flexibiliza o porte e a posse de armas de fogo no país, proposto pelo chefe do Executivo federal, Jair Bolsonaro (PSL).

Contrário à proposta do governo, PSB ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) em abril com Ação Direta de Inconstitucionalidade para suspender os efeitos do documento presidencial.

Kajuru disse nas últimas semanas que Siqueira teria lhe dado “independência”, fato desmentido pelo cacique socialista. “Jamais mantivemos conversa dessa natureza, razão pela qual fiquei extremamente surpreso com a afirmação em questão”, justificou em carta.

Siqueira subiu o tom contra o senador. “A prática da fidelidade a seus princípios programáticos é uma tradição, faz parte de nossa cultura, razão pela qual tem havido zelo extremo com a observância de nosso ideário ao longo de nossa história”, disparou.

O presidente da sigla descartou qualquer tipo de apoio ao projeto de Bolsonaro. “O PSB carrega entre seus símbolos a pomba da paz, de Pablo Picasso, porque é uma instituição pacifista desde seu nascedouro, e que, consequentemente, descrê por completo que armar a população civil possa produzir qualquer tipo de solução, mesmo para os fins de segurança”, garantiu.

Silvia Tereza

sábado, 29 de junho de 2019

Festas Juninas em honra a três Santos. Santo Antonio São João e São Pedro


As festas juninas são comemoradas durante todo o mês, de 1 a 30 de junho, em honra a três santos: Antônio, João e Pedro.
Há quem defenda a ideia de que devem ter início no dia 12 (véspera de Santo Antônio) e terminar no dia 29 (véspera de São Pedro).
Elas também são conhecidas como festas de São João, afinal esse é o mês desse que é o “santo festeiro” da comemoração. É possível que o nome decorra do mês, enquanto outros justificam que São João é o motivador dessa nomenclatura. Vale lembrar que no princípio a festa era conhecida como Festa Joanina.
Santos Juninos
Santo Antônio, São João Batista e São Pedro

Origem das Festas Juninas

Apesar de hoje estar embasado num forte teor cristão, a origem das festas juninas é pagã. O mês de junho é final da primavera e começo do verão no hemisfério norte e o dia 24 é o solstício de verão no hemisfério norte, quando os povos promoviam festas para pedir fartura nas colheitas.
Como não conseguia extinguir essa tradição, a Igreja Católica introduziu nelas o caráter religioso. Fez isso aproveitando os dias dos santos mais populares que são comemorados no mês de junho. Primeiro com São João e São Pedro, e mais tarde, especialmente em Portugal, com Santo Antônio.
Tudo começa com Santo Antônio, seguindo-se o dia de São João e terminando com São Pedro.

Santo Antônio: 13 de junho

Santo Antônio, popularmente chamado de santo casamenteiro, é comemorado no dia 13 de junho, dia da sua morte. Na véspera, dia dos namorados, as moças que querem casar fazem simpatias e orações ao santo.

São João: 24 de junho

São João, o “santo festeiro”, é comemorado no dia 24 de junho, dia do seu nascimento. Além de ter batizado Jesus, São João era seu primo e o primeiro a reconhecer Jesus como o Messias.

São Pedro: 29 de junho

São Pedro é comemorado no dia 29 de junho, data da sua morte. Pescador, foi discípulo e o primeiro Papa da Igreja. Também é conhecido como o dia de São Pedro e São Paulo por essa ser a data da morte dos dois santos.

Festa Junina no Brasil

Pratos típicos das festas juninas
Comidas típicas das festas juninas
O Brasil tem uma tradição forte em festas juninas. Elas fazem parte do folclore brasileiro e compreendem aspectos de culinária, como a pipoca, canjica, bolo de fubá, milho, arroz-doce, vinho-quente ou quentão, a dança em forma de quadrilha, brincadeiras como pescaria, saltar a fogueira, subir no pau de sebo, e muitas outras tradições, tal como as simpatias.
Como São Pedro é padroeiro dos pescadores, as cidades costeiras do Brasil quase sempre têm uma capela em sua homenagem, o que contribui para a popularização da festa.
Igualmente, a devoção a São João e a Santo Antônio é popular devido aos portugueses. Afinal, "João" foi o nome de vários reis de Portugal que faziam construir uma capela para honrar seu padroeiro.
Santo Antônio, como natural de Lisboa, sempre teve apreço entre os portugueses que trouxeram esta devoção para o Brasil. Além dos templos levantados sob sua invocação é raro encontrar uma igreja que não tenha uma imagem sua.
Conheça as melhores brincadeiras para animar o arraiá! Confira também as melhores receitas típicas de festas juninas para se deliciar junto com seus amigos nas comemorações de junho.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Retorno do Ensino de Educação Moral e Cívica


Volta da disciplina está no "radar" do presidente Bolson

 Agência Brasil 

O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, disse hoje (28), que o governo deve promover a volta de educação moral e cívica aos currículos escolares, em discussão no Ministério da Educação. Para ele, o ministério tem sido “um local de combate”, mas que a volta da disciplina está no "radar" do presidente Jair Bolsonaro.
“Vocês sabem que o ministério [da Educação] tem sido um lugar de combate direto. Não se desmancha tudo que existe lá da noite pro dia. Tem que ser um trabalho bem organizado. Mas é determinação e a diretriz do presidente que matérias dessa natureza retornem”.
Mourão deu uma palestra na Associação Comercial do Paraná, na manhã de hoje (28), e respondeu perguntas da plateia.
Presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, durante Sessão Solene de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Presidente em exercício, Hamilton Mourão, fez palestra na Associação Comercial do Paraná  - Romério Cunha/VPR
Ele contou que estudou nos Estados Unidos durante sua adolescência e havia, segundo ele, uma disciplina semelhante à educação moral e cívica, acrescentando que não se trata de algo relacionado a um campo ideológico específico. “Vi uma matéria chamada civics, que era exatamente ensinar a Constituição, formação da nacionalidade, todas as coisas que eram ensinadas em educação moral e cívica. Isso não é uma coisa da direita nem da esquerda, isso é educação”.

Eixos

Mourão disse ainda que o governo de Jair Bolsonaro trabalha com três eixos. O primeiro é o econômico, a cargo do ministro da Economia, Paulo Guedes. O segundo é o da segurança pública, sob o comando do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. E o terceiro é a agenda de costumes. “É um projeto caro ao presidente, e isso está sendo conduzido por ele, pessoalmente”.
O presidente em exercício, reconheceu, no entanto, que a pauta dos costumes é delicada, e que é preciso cuidado para não tirar o governo do rumo que pretende seguir. “O presidente já se deu conta disso, ele não abandona o compromisso que ele tem com as pessoas que o elegeram, mas ele sabe que determinados movimentos não podem ser feitos pela conjuntura que se vive hoje no mundo como um todo”.
Para Mourão, Bolsonaro tem tido "foco" e tem cumprido os objetivos propostos para sua viagem ao Japão, na cúpula do G20, bloco das 20 maiores economias do mundo. “Estou acompanhando essa viagem dele ao Japão, ele tem batido todos os objetivos que nós nos propusemos nesse período. As coisas vão ficar cada vez no rumo que todos nós esperamos”.

São João 2019 em Tutóia - Confira

Programação cultural para o Arraial de Tutóia 2019


Prefeitura Municipal de Tutóia-Ma



PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS

SÁBADO (29/06/2019)

20h00min – Bumba Boi Chameguinho
20h:40min – Boi Coração de Estudante
21h20min – Quadrilha Pedikana
22h00min – Dança Portuguesa Realeza de Lisboa
22h40min – Boi Buriti
____________________________

DOMINGO (30/06/2019)

19h30min – Nação Palmares (Capoeira)
20h10min – Dança dos Idosos
20h50min – Bumba Boi Araçá
21h30min – Caroço Tradição – Tutóia Velha
22h10min – Boi Brilho do Sol
22h50min – Boi Pérolas dos Lençóis – Barreirinhas
____________________________

SEGUNDA-FEIRA (01/07/2019)

19h30min – Boi Brasileirinho
20h10min – Boi “Brilho da Noite” da Justa
20h50min – Boi Brilho da Noite - Jardim
21h30min – Tribo Aldeia Mística
22h10min – Boi Brilho do Estudante
22h50min – Dança Pajé
____________________________

TERÇA-FEIRA (02/07/2019)

19h30min – Boi Pingo de Ouro
20h10min – Boi Brilho do Porto
20h50min – Boi Pérola Negra – Jardim
21h30min – Brilho no Olhar – Bezerro
22h10min – Dança Portuguesa Brilho de Portugal
22h50min – Carimbó Caliente
____________________________

QUARTA-FEIRA (03/07/2019)

19h30min – Boi Encanto de Tutóia Velha
20h10min – Carimbó Caiçara
20h50min – Gavião Guaricaya
21h30min – Caroço Raízes
22h10min – Ritual Amazônico
22h50min – Boi Axote
____________________________
QUINTA-FEIRA (04/07/2019)

19h30min - Grupo Teatro IAWER
20h10min – Boi Deltas das Américas
20h50min – Caroço Sol e Sereno
21h30min – Precioso
22h10min – Boi Brilho dos Lençóis - Paulino Neves
22h50min – Mucunã

Via Neto Pimenetel

Médicos têm até hoje para se apresentar nos municípios


Reforço beneficiará mais de 6 milhões de pessoas

 Agência Brasil
Encerra hoje (28) o prazo para que os profissionais do Programa Mais Médicos se apresentem nos municípios para os quais foram selecionados, dando início às atividades nas unidades de saúde de mais de mil locais brasileiros e em dez Distritos Sanitários Especiais Indígenas.
Ao todo serão 1.975 profissionais selecionados durante o 18º ciclo do programa. Segundo o Ministério da Saúde, o reforço beneficiará mais de 6 milhões de pessoas que vivem nas áreas mais vulneráveis do Brasil.
Algumas delas com histórica dificuldade de acesso, caso de localidades ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas.
Nesta primeira fase do 18º ciclo do programa, a seleção priorizou a participação de profissionais “formados e habilitados com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM)”, preferencialmente “com perfil de atendimento para a Atenção Primária”.
Para tanto, o Ministério da Saúde estabeleceu “critérios de classificação, como títulos de Especialista e/ou Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade”.
Para acessar a lista dos municípios contemplados pelo programa Mais Médicos, clique aqui.

PF e Ministério Público Eleitoral investigam candidaturas fantasmas no Brasil

Assessor do ministro do Turismo é preso e acende alerta no PSL do Maranhão

O Ministério Público Eleitoral (MPE) investiga uma possível fraude na composição da lista de candidatos às eleições proporcionais de 2018 no Maranhão
Um assessor especial do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foi preso na manhã da última  quinta-feira (27) na investigação da Polícia Federal sobre supostas candidaturas de laranjas do PSL em Minas Gerais. Mateus Von Rondon foi detido em Brasília. Além dele, foi preso em Ipatinga um dos coordenadores da campanha de Álvaro Antônio à Câmara dos Deputados em 2018, Roberto Silva Soares, conhecido como Robertinho.
Desde fevereiro, a PF e o Ministério Público Eleitoral investigam o uso de candidatas para desvio de recursos do fundo eleitoral. Promotores veem indícios de fraude em caso de mulheres que receberam volume considerável de dinheiro, mas tiveram poucos votos. A suspeita é que elas não fizeram campanha e combinaram a devolução de recursos ao partido.
A PF deflagrou a operação em Aimorés e Ipatinga, na Região do Vale do Rio Doce, e em Brasília. Chamada de Sufrágio Ostentação, a ação cumpre mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. Os suspeitos são investigados pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, emprego ilícito do fundo eleitoral e associação criminosa.
A operação da Polícia Federal ligou o sinal vermelho no diretório estadual do PSL no Maranhão, comandado pelo vereador de São Luís, Chico Carvalho. O Ministério Público Eleitoral (MPE) investiga uma possível fraude na composição da lista de candidatos às eleições proporcionais de 2018 no Maranhão que, para cumprir o percentual de 30% de candidatas mulheres exigido por Lei, colocou candidatas laranjas.

Encontro Flávio Dino e José Sarney repercute no Maranhão

Maranhão 

O deputado estadual Roberto Costa (MDB) repercutiu, na tribuna da Assembleia Legislativa, o encontro histórico entre o governador Flávio Dino (PCdoB) e o ex-presidente da República, José Sarney (MDB), que aconteceu na última quarta-feira (25), em Brasília. Roberto Costa destacou o encontro como histórico e de grandeza política. 
“O governador Flávio Dino demonstrou toda sua grandeza política e de compromisso com o Maranhão e com o Brasil”, declarou, ao destacar que os dois líderes decidiram dialogar num momento de crise no país.
“Este encontro é histórico não apenas para o Maranhão, mas para o Brasil, e uma demonstração de amadurecimento político que o país precisa para que possamos debelar todas essas crises que estão instaladas hoje”, completou.
Costa acrescentou, ainda, que vê um recado claro a partir desse encontro. “O recado que saiu desse encontro é que as questões políticas que nós estamos travando aqui na Assembleia, dentro do Estado do Maranhão, não podem ser maiores do que o interesse da nossa população”, concluiu.
Os deputados Marco Aurélio (PC do B), Neto Evangelista (DEM), Fabio Macedo (PDT), Duarte Júnior (PC do B), Edivaldo Holanda (PTC), Zito Rolim (PDT), Daniella Tema (DEM), Thaiza Hortegal (PP) e o presidente Othelino Neto (PC do B) pediram apartes e destacaram o encontro entre o governador e o ex-presidente
Via Luis Cardoso

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Bebê desaparecido em cidade do Maranhão possa ter sido vendido

Reviravolta! Bebê desaparecido no Maranhão teria sido vendido pelos pais e parentes

A Polícia Civil de Urbano Santos efetuou ontem(26) a prisão temporária do pai, tia e do avô do bebê de dois meses Jonathan Alves dos Santos, desaparecido de sua casa há cinco dias na cidade de Belágua. Existem contra eles a suspeita de venda da criança ou doação para terceiros.
Nas tomadas de depoimentos, houve contradição e acusações entre eles. A mãe, uma das suspeitas, disse que teve a sensação de que colocaram alguma substância para que ela dormisse e não olhasse o momento em que a criança foi levada.
O pai da criança, Tadeu Nascimento dos Santos, alega que também não observou a presença de nada estranho, mas acordou sem o bebê no quarto. O avô paterno, Raimundo Alves dos Santos, incentivava os pais do pequeno Jonathan e doar o filho.  A irmã de Tadeu, Marilene Nascimento dos Santos, também figura como suspeita no rapto.
Presos na Delegacia de Chapadinha para evitar reação da população de Belágua, os familiares do bebê serão interrogados hoje para saber se houve doação ou venda da criança e, neste sentido, haverá acareação.

Fonte. Luis Cardoso

Projeto de Lei é aprovado para punir abuso de autoridades

Senado 

Texto foi modificado e permite punir procuradores e juízes

Agência Brasil

O Plenário do Senado aprovou na noite de ontem (26) o relatório do senador Rodrigo Pacheco (DEM- MG) sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC 27/2017) conhecido como Dez Medidas de Combate à Corrupção. O ponto mais polêmico – e que tomou mais de duas horas de debates entre os senadores – foi a inclusão de artigos que tratam do abuso de autoridade por parte de juízes e membros do Ministério Público.
O projeto-base foi votado nominalmente e aprovado por 48 votos a 24. Destaques e emendas tentaram reduzir o efeito do trecho sobre abuso de autoridade, mas foram derrubados. O projeto volta agora para a Câmara dos Deputados, uma vez que sofreu alterações de mérito.
Vários senadores se manifestaram contrários à inclusão feita pelo relator. Álvaro Dias (Podemos-PR), Marcos Do Val (Cidadania-ES) e Major Olímpio (PSL-SP) foram alguns críticos ao relatório de Pacheco. “Temos 90% do projeto que traz medidas de combate à corrupção. Mas ele também traz esses artigos 8º e 9º, que estão impropriamente no projeto, trazendo criminalização de condutas de juízes e promotores”, afirmou Olímpio, líder do seu partido na Casa.
A maioria dos partidos, no entanto, foi favorável ao texto de Rodrigo Pacheco. “Essa legislação não amedronta o bom juiz, o bom promotor e o bom procurador. Essa lei vai amedrontar o mau juiz. Quem vai investigar se ele cometeu abuso de autoridade será o Ministério Público, o Conselho Nacional de Justiça”, disse Humberto Costa (PT-PE). Além do PT, Democratas, PSDB, MDB, PDT e PSD votaram a favor do relatório.

Caixa 2

Em linhas gerais, segundo o relator, o cerne do projeto está mantido com a criação do crime de caixa 2, de compra de votos e o aumento de pena para o crime de corrupção, tornando a prática hedionda em alguns casos. Atualmente considerada crime eleitoral e não penal, com penalidade inferior à aplicada a outros crimes e passível de prescrição no prazo de um mandato, a prática de caixa 2 em campanha eleitoral poderá ser tipificada como crime.

Endurecimento de penas

O relatório aprovado hoje também aumenta a pena mínima para os crimes contra a administração pública. Nesses casos, ela dobra e passa de dois para quatro anos de prisão, incluindo corrupção e peculato. Além de criar dois novos crimes no Código Eleitoral sobre compra de votos e caixa 2 em campanha, o texto também torna crime hediondo aquele cometido contra a administração quando o valor envolvido for maior que 10 mil salários mínimos.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Advogado Tutoiense reúne com vice presidente Hamilton Mourão

Reunião Institucional

Audiência. Advogado Geraldo Forte, em companhia do cacique Álvaro Tukaro, participou  da audiência no gabinete Institucional com o vice presidente da República Hamilton Mourão, no último dia 24 de Junho de 2019, às 15:00 horas em Brasília-DF, para discutir os caminhos do Desenvolvimento da Região maranhense e Amazonas, para os próximos anos. 

Segundo o advogado informou a redação do Blog, que durante os últimos anos tem viajado o Brasil, em defesa da Instituição Indígena de algumas região do País e na oportunidade voltou a discutir com o vice presidente Mourão, o processo engavetado dos trabalhadores marítimos de Tutóia (portuários), que se somam em torno de mil trabalhadores que há mais de 20 anos aguardam suas indenizações e muitos já faleceram mas existem ainda seus familiares na esperança da conquista do direito portuário.