domingo, 27 de abril de 2014

Repórter do Fantástico passa 24 horas em presídio de segurança máxima

Fantástico






Lizzie Nassar ficou trancada no presídio de Catanduvas, no Paraná. Lá estão bandidos perigosos, como Fernandinho Beira-Mar.





No dia 8 de abril, uma terça-feira, na redação do Fantástico, a repórter Lizzie Nassar se despediu da equipe. Ela passou 24 horas trancada em um presídio de segurança máxima.
Foram cinco meses de negociações. Existem quatro desses presídios no Brasil. A repórter ficou no mais antigo, criado em 2006, o de Catanduvas, no interior do Paraná. Lá estão bandidos perigosos como Fernandinho Beira-Mar, que foi o maior traficante do Brasil. Um lugar de onde jamais foi registrada uma fuga.
Na estrada para o presídio de Catanduvas, a repórter teve o carro interceptado por uma equipe de policiais federais. Foi de surpresa. Os policiais a pegaram e levaram algemada e trancada no carro da polícia.
A repórter passou por todos os procedimentos pelos quais os demais presos passam. Cada um fica em uma cela de seis metros quadrados, isolado. O período de encarceramento, a forma de alimentação e a forma de deslocamento são o padrão para todos os presos que estão na penitenciária federal.
A comunicação entre os detentos não é permitida. E todas as visitas e conversas são monitoradas pelos agentes que trabalham no local. Mesmo assim, Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, tentou se comunicar com a repórter do Fantástico durante a noite.
O único período em que deixam o isolamento é durante o banho de sol diário. A repórter encarou as 24 horas de cárcere, sozinha, muitas delas no escuro, no silêncio e com medo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário